Estudantes da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos, no Estado de São Paulo, são finalistas do Solve For Tomorrow1, programa global de cidadania corporativa da Samsung que está com as votações abertas até esta sexta-feira (29) de novembro, para definir os projetos vencedores pelo Júri Popular. Em sua 11ª edição no Brasil, a iniciativa tem coordenação geral realizada pelo Cenpec e é conhecida por estimular educadores e alunos da rede pública de ensino a desenvolverem projetos com base na metodologia STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), para solucionar problemas e demandas da sociedade real.
O projeto ‘InfoLadies – Sustentabilidade e Nanotecnologia’ foi desenvolvido por cinco alunas do 3º ano do ensino médio, a fim de oferecer ao mercado uma opção de tinta que conduz uma corrente elétrica para montar placas solares de baixo custo, utilizando a plataforma de programação Arduino2. A ideia é uma continuação do projeto ISOR’Color, inicialmente desenvolvido para o Solve For Tomorrow Brasil em 2022, em que foi criada uma tinta usando óleos essenciais e isopor.
Segundo Bárbara Daniela Guedes Rodrigues, professora de química e orientadora dos finalistas, o grupo tem dois protótipos: o primeiro deles é uma placa criada em uma impressora 3D e o segundo é uma placa de vidro, na qual são aplicadas fitas de LED para serem interligadas às tintas condutivas, otimizando a geração de energia elétrica. “É uma forma de reaproveitar materiais, como é o caso do isopor. Além disso, essa placa de baixo custo pode beneficiar a população de baixa renda substituindo a energia elétrica”, explica.
“O projeto de São Carlos é um estímulo aos participantes do Solve For Tomorrow, pois mostra que é possível dar continuidade a protótipos já iniciados. Essa proposta surgiu em uma edição anterior do programa e agora retorna como finalista em uma versão mais avançada, oferecendo a possibilidade de gerar energia ao mesmo tempo em que propõe uma solução à questão de não decomposição e do descarte incorreto de materiais como o isopor”, afirma Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina.
“Ficamos muito felizes de conhecer, nesta 11ª edição, um projeto que dá continuidade a uma proposta que participou do programa no ano anterior”, destaca Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. “Além de propor uma solução criativa para um desafio real, o projeto InfoLadies é um ótimo exemplo de como as disciplinas e os conhecimentos trabalhados na escola se conectam. Incentivar esse olhar transdisciplinar é um dos princípios do Solve for Tomorrow Brasil”.
Com um protótipo de média fidelidade que já é capaz de ligar uma calculadora, o grupo acredita ser possível desenvolver uma conexão que gera uma corrente ainda maior, e as mentorias ajudam nesse processo. “A gente aprende muito, conhece outros projetos e isso acaba incentivando mais alunos e professores a participarem do programa. Eu sempre trago esse insight para outros professores, de que é possível desenvolver o protótipo no decorrer das mentorias. Além disso, são projetos que podem ser apresentados em outras feiras e premiações acadêmicas. É importante continuá-los”, afirma.
A educadora fala também sobre a importância de mostrar projetos como este para a sociedade, que pode se beneficiar diretamente dos projetos que os alunos desenvolvem. “São ideias que podem atravessar os muros das escolas e devemos mostrar esse potencial. Temos alunos que hoje estão nas universidades e, com certeza, chegaram lá com uma outra perspectiva depois de participar do Solve For Tomorrow, sabendo como aplicar seu conhecimento. Estamos eufóricos por mais essa oportunidade no programa e, principalmente, seguimos motivados e ambiciosos para pensar fora da caixa e fazer coisas novas sempre”.
Para conhecer todos os finalistas da 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil clique aqui, e acesse a Samsung Newsroom Brasil para acompanhar as novidades da Samsung.
1 Certificado de Autorização SPA/MF N° 03.032870/2024.
2 Consulte mais informações sobre o Arduino em: Link.