Apple finalizou o segundo trimestre de 2023 com lucro operacional global nunca visto, representando 85% de todo o lucro gerado pelo mercado de celulares.
A pesquisa mais recente da Counterpoint Research revelou que a gigante tecnológica Apple encerrou o segundo trimestre de 2023 com um lucro operacional global nunca visto, representando surpreendentes 85% de todo o lucro gerado pelo mercado de celulares. Além disso, a empresa registrou uma receita recorde, correspondente a 45% do total arrecadado pelo setor no último período.
O cenário de mercado em declínio
Os dados impressionantes da Apple são ainda mais notáveis quando consideramos o contexto em que foram alcançados. De acordo com a Counterpoint Research, o setor de celulares enfrentou uma queda de 8% na receita em comparação com o ano anterior e uma retração de 15% em relação ao trimestre anterior. Especificamente, a receita do setor ficou “significativamente abaixo” dos US$90 bilhões no segundo trimestre de 2023, marcando o menor valor desde 2020, no auge da pandemia da COVID-19.
O domínio da Apple
Apesar do mercado desafiador, a Apple se destaca. A empresa lidera o segmento de lucro operacional com uma vantagem de 73% em relação à sua principal concorrente, a Samsung, que possui uma fatia de pouco menos de 20%. Quando se trata da participação na receita global, a Apple supera a rival sul-coreana por uma margem menor, porém confortável, de 28%.
Jeff Fieldhack, diretor de pesquisa da Counterpoint, ressaltou que, embora os envios da Apple tenham caído 3% no último ano, enquanto o mercado como um todo recuou 9% no mesmo período, a empresa conseguiu aumentar suas participações no lucro operacional e na receita global em 3% e 4%, respectivamente. Vale destacar que os modelos Pro da Apple, como o iPhone 14 Pro e o 14 Pro Max, foram os mais fortes durante o último período.
Razões por trás dos números tímidos
Segundo Fieldhack, esses números modestos podem ser atribuídos principalmente à sazonalidade do mercado. O segundo trimestre não costuma receber grandes lançamentos e está “equidistante do pico de demanda do iPhone e do lançamento de novos iPhones”. Contudo, o diretor de pesquisa prevê que o setor premium se tornará cada vez mais importante com o tempo, provocando uma recuperação mais substancial para o mercado na segunda metade do ano.
A Apple continua a ser uma grande força no competitivo mercado de celulares, apesar das adversidades enfrentadas pelo setor. Os ótimos resultados no segundo trimestre de 2023 demonstram a resiliência da empresa e capacidade em inovar e atrair consumidores fiéis. Com o cenário em constante evolução, a Apple certamente enfrentará desafios no futuro, mas lutará para manter sua posição de liderança no mercado.
Via MacMagazine