Com um número expressivo de alunos formados e em atividade, o Compass Academy tem desempenhado um papel fundamental na capacitação de estudantes de cursos de computação.
A transformação digital é uma realidade em constante evolução, e a Compass, uma empresa global especializada nesse campo, está liderando uma revolução na formação de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) em todo o Brasil por meio do seu inovador programa, o Compass Academy. Com um número expressivo de alunos formados e em atividade, o Compass Academy tem desempenhado um papel fundamental na capacitação de estudantes de cursos de computação para programar em plataformas na nuvem e desenvolver ferramentas de Inteligência Artificial (IA), preparando-os para as demandas crescentes do mercado.
Compass Academy: uma transformação descentralizada
O programa Compass Academy tem alcançado um grande alcance geográfico, abrangendo diversos estados nas várias regiões brasileiras. A distribuição dos alunos formados e em atividade é a seguinte:
- Sudeste: 36,9%
- Sul: 30,7%
- Nordeste: 19,2%
- Centro-Oeste: 8,0%
- Norte: 5,2%
Essa descentralização é um reflexo do compromisso da Compass em oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de carreira, não apenas nos grandes centros urbanos do país, mas também em regiões que muitas vezes são atendidas em termos de oportunidades de formação em tecnologia.
Resultados impactantes: Emprego e carreira
Desde o seu lançamento em 2013, o Compass Academy formou aproximadamente 2 mil alunos, e atualmente, conta com outros 800 alunos em atividade. Um dos resultados mais impressionantes do programa é que cerca de 45% dos graduados (900 estudantes) foram contratados pela própria Compass. Além disso, o programa tem contribuído significativamente para a inserção desses alunos no mercado de trabalho, inclusive em outras empresas do setor.
“O Compass Academy tem sido fundamental na modernização e no avanço da formação em tecnologia no Brasil nos últimos dez anos”, enfatiza Luciano Guareschi, presidente da Compass no Brasil. “Estamos comprometidos em incentivar a transformação digital e continuaremos a oferecer oportunidades de emprego e carreira para estudantes em todo o país.”
Uma parceria entre formação acadêmica e atuação profissional
Cada edição do Compass Academy é composta por turmas com um tamanho adequado, variando entre 15 e 30 alunos, e possui uma duração média de três a cinco meses. Durante esse período, os participantes são imersos em um currículo abrangente, que vai desde o alinhamento cultural com a empresa até metodologias ágeis, desenvolvimento seguro, versionamento de código, Generative AI, AI safety e trilhas específicas de programação, tais como front-end com React, back-end com Java/Spring Boot, mobile com Flutter e engenharia de dados, entre outras.
Os alunos do programa recebem orientação direta de profissionais da Compass, que atuam como Scrum Masters e instrutores. Eles fornecem avaliações regulares, tanto em termos técnicos quanto comportamentais, oferecendo feedback constante para promover o desenvolvimento contínuo dos participantes. As trilhas de aprendizado em ambiente AWS proporcionam aos alunos a oportunidade de praticar em cloud, obter acreditações e se preparar para a certificação AWS Cloud Practitioner, com o voucher totalmente custeado.
“Ao final do programa, o Studio da Compass seleciona os alunos que receberão convites para ingressar na empresa como funcionários, consolidando assim uma parceria de sucesso entre a formação acadêmica e a atuação profissional”, afirma Guare.