Diário do clima: Monitorando a luta contra as mudanças climáticas nos municípios brasileiros

Como os municípios do Brasil estão se adaptando às mudanças climáticas? Que medidas estão sendo tomadas? Como os recursos estão sendo investidos nesse desafio? Para trazer maior transparência às políticas públicas relacionadas ao clima e meio ambiente, a Open Knowledge Brasil (OKBR) apresenta o Diário do Clima, uma plataforma inovadora que rastreia informações cruciais em diários oficiais de mais de 100 municípios brasileiros, incluindo 25 na região da Amazônia Legal.

Uma fonte de informações vitais

Em muitos municípios, especialmente em relação ao meio ambiente, os portais de transparência e dados abertos ainda são escassos. Os diários oficiais, portanto, se tornam a principal fonte de informações. No entanto, buscar dados nessas fontes individualmente é um desafio considerável devido a várias barreiras de acesso. O Diário do Clima surge como uma solução para essa questão, permitindo a descoberta de histórias e eventos relevantes, como editais, infrações ambientais e novas regulamentações.

Lançamento e objetivos

O lançamento oficial do Diário do Clima ocorre durante o Coda Amazônia 2023, uma edição regional da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais. Nesse evento, que reúne profissionais de várias áreas, a plataforma será apresentada como um instrumento essencial para entender o uso de dados na comunicação, os desafios da cobertura jornalística relacionada à justiça climática e muito mais.

Explorando políticas públicas e mudanças climáticas

Um workshop de lançamento intitulado “Investigando as políticas públicas municipais para mudanças climáticas com o Diário do Clima” proporcionará uma visão aprofundada das capacidades da plataforma. Esse workshop, mediado por especialistas da Open Knowledge Brasil e da InfoAmazonia, busca explorar como os municípios estão abordando as questões climáticas em suas políticas públicas.

Uma ferramenta poderosa

O Diário do Clima é uma ferramenta destinada a jornalistas, pesquisadores, organizações da sociedade civil e o poder público. Sua função é identificar decisões municipais que afetam as políticas ambientais do país. Por meio de filtros que capturam informações relacionadas à agenda climática, a ferramenta rastreia atos governamentais e normativas divulgadas nos diários oficiais. Isso é possível graças ao uso de tecnologias de raspagem e processamento de documentos.

Inovação em ação: Alertas personalizados

Uma característica inovadora da plataforma é a capacidade de alertar os usuários sempre que um novo anúncio relacionado ao clima for publicado nos diários oficiais. Isso permite que os interessados acompanhem de perto as atualizações em suas áreas de interesse, mantendo-se informados sobre os desenvolvimentos relevantes.

Construído a partir da experiência

O Diário do Clima é uma evolução da interface tecnológica do Querido Diário, uma plataforma desenvolvida pela Open Knowledge Brasil para trazer transparência às informações contidas nos diários oficiais de municípios brasileiros. Ao se basear nesse arcabouço, a nova plataforma amplifica a missão de acesso a dados públicos, beneficiando um público cada vez maior.

Colaboração e engajamento

A criação do Diário do Clima foi um esforço conjunto de seis organizações nativas digitais que se destacam na cobertura jornalística, análise de dados e transparência: Open Knowledge BrasilAgência EnvolverdeColabora – Jornalismo SustentávelEco NordesteInfoAmazonia e O Eco. Essa colaboração resultou em uma ferramenta acessível, eficaz e com um objetivo nobre: acompanhar e impulsionar as ações climáticas em todo o país.

O apoio da Google News Initiative

A plataforma Diário do Clima foi um dos oito projetos brasileiros selecionados pela Google News Initiative na América Latina, recebendo apoio financeiro da entidade. Além disso, as organizações responsáveis pelo projeto também investiram recursos próprios no seu desenvolvimento. O acesso à plataforma é gratuito, com recursos adicionais disponíveis por meio de planos pagos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *