O curso gratuito Fábrica de Negócios, abre novas inscrições para pessoas a partir dos 16 anos que desejam empreender ou impulsionar o próprio negócio. Nesta edição, serão oferecidas 900 vagas distribuídas em 30 turmas presenciais realizadas em diferentes regiões da cidade. As inscrições estarão abertas de 22 de abril a 18 de maio por meio do site adesampa.com.br/cursos. A iniciativa é da Prefeitura de São Paulo, operada pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
As aulas ocorrerão nos espaços: Teias Butantã, Centro, Cachoeirinha, Cidade Tiradentes, Green Sampa, Heliópolis, Interlagos, Jaçanã, Lapa, Parque Novo Mundo, Vila Curuçá e Vergueiro, além de instituições parceiras como a Fundação Julita, CEU Guarapiranga, Cantinho do Artista, Casa da Mulher Paulistana e a Unisa Santo Amaro.
O novo ciclo está dividido em dois blocos de execução: o primeiro, com 15 turmas, tem início previsto para os dias 19 e 20 de maio, com inscrições abertas até 11 de maio; já o segundo, também com 15 turmas, começa em 9 e 10 de junho, e as inscrições seguem até 18 de maio. Ao longo do ano, somando todas as edições, serão disponibilizadas 5.100 vagas.
Estruturado em seis oficinas, com duração de três semanas, o Fábrica de Negócios tem como objetivo fortalecer o ecossistema empreendedor na cidade. A metodologia aborda as etapas de ideação, validação, modelagem de negócio e desenvolvimento do Mínimo Produto Viável (MVP). Também há conteúdos voltados para precificação, marketing digital, vendas e pitch.
Ao final do curso, os participantes que tiverem presença mínima de 75% serão certificados. Após a conclusão, os alunos recebem suporte para estruturar canais de vendas online, desenvolver uma identidade visual e montar uma página de vendas. Além disso, nesta nova rodada de turmas, o Fábrica de Negócios contará com uma parceria com o Instituto Diageo, que oferecerá uma masterclass sobre coquetelaria exclusiva para até 300 mulheres certificadas no curso e que tenham acima de 18 anos. A iniciativa busca impulsionar o empreendedorismo feminino por meio da capacitação em um dos setores que mais crescem no país.
Nos últimos cinco anos, mais de 1900 empreendedores já foram formados pela metodologia do Fábrica de Negócios, que busca proporcionar qualificação empreendedora e contribuir para a geração de emprego e renda no município de São Paulo.