Com IA agêntica, Opera Neon quer combater a ineficiência da web e aumentar produtividade

Por 30 anos, os navegadores funcionam como janelas passivas para a internet, deixando para os usuários o verdadeiro trabalho de navegar entre inúmeras abas e aplicativos. A Opera, pioneira da web, enfrenta essa ineficiência com uma nova visão para a navegação: o software proativo e agente, que realiza tarefas pela pessoa. Essa visão está se concretiza cada vez mais com o Opera Neon, o primeiro navegador agente da empresa, que será lançado ao público ainda este ano.

Qualquer internauta atualmente alterna entre sites mais de mil vezes por dia, enquanto consumidores gastam horas em tarefas com várias etapas, como reservar um voo ou gerenciar finanças. A Opera acredita que a navegação com agentes representa a evolução mais significativa na interação humano-computador desde o smartphone – uma solução para a crise de eficiência que pode automatizar até 30% das horas de trabalho, com a geração de bilhões em valor.

“Passamos três décadas otimizando a navegação e a busca por informações, e isso funciona bem. Mas o que as pessoas realmente precisam agora é de ajuda para concluir tarefas,” disse Krystian Kolondra, EVP da Opera. “O navegador ainda não evoluiu de um visualizador de páginas para um executor de tarefas, e estamos corrigindo isso. Esta é uma história sobre a ineficiência fundamental de como os humanos interagem com a web, e o Opera Neon é nosso primeiro passo para resolver esse problema crucial e encontrar uma forma melhor”, completou.

Diferente de um software tradicional, que espera os cliques, um navegador agente entende o objetivo do usuário e então trabalha de forma autônoma para realizá-lo. Essa transição de uma ferramenta reativa para um parceiro proativo só é possível graças aos avanços em IA, que permitem ao Opera Neon compreender a estrutura das páginas da web, raciocinar sobre processos com múltiplas etapas e executar ações com confiabilidade.

Considere este exemplo do mundo da gestão de projetos de TI:

“Você diz ao seu navegador: ‘Verifique nosso quadro no Trello para ver se ainda há bugs P1 abertos para o lançamento do app mobile. Cruze os dados com o canal #engenharia do Slack para atualizações recentes, colete os feedbacks mais recentes dos usuários no portal de suporte e atualize o documento de prontidão de lançamento no Google Docs com o status atual e a avaliação de riscos.’”

Veja o que um navegador agente como o Opera Neon faria:

  • Navegaria para autenticar-se no Trello, Slack, portal de suporte e Google Docs.
  • Sintetizaria e analisaria dados estruturados, conversas da equipe e feedback de usuários para identificar riscos e dependências.
  • Agiria atualizando o documento de lançamento com um resumo completo, transformando uma hora de trabalho manual em um único comando.

Essa jornada em direção a um software agente é uma progressão natural para a Opera, que começou a integrar inteligência artificial ao seu navegador principal em 2023. Após lançar recursos como a IA do navegador, Aria, usada por milhões de pessoas, a empresa apresentou o Neon em uma versão limitada em maio de 2025 como o primeiro navegador capaz de executar tarefas complexas.

O Opera Neon será lançado publicamente ainda este ano. Para experimentar o futuro da navegação, inscreva-se na lista de espera em operaneon.com.

Criação e hospedagem de aplicativos web

O Opera Neon também permite que qualquer pessoa crie aplicações web completas, com interface interativa, a partir de simples instruções textuais. O navegador gera e hospeda automaticamente os aplicativos, que podem ser acessados e compartilhados via link. Exemplos incluem um app para aprendizado de idiomas, uma página explicativa sobre conceitos científicos complexos e até mini games inspirados em franquias de jogos populares.

Navegação autônoma e assistida

Além disso, o software navega por sites em nome do usuário, resume conteúdos, filtra informações relevantes e agiliza tarefas repetitivas, permitindo que o usuário se concentre no que realmente importa.

Com esses recursos, o Opera Neon inaugura uma nova etapa na evolução da web. Se o Web 1.0 era apenas leitura e o Web 2.0 trouxe a participação dos usuários, a Opera acredita que a Web 4.0 (Web4o) será marcada pela colaboração ativa entre pessoas e agentes de IA, que não apenas auxiliam, mas criam, interagem e transformam a experiência online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *