Alguns torcedores presentes nos jogos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025™ puderam notar, em frente a suas cadeiras nos estádios, uma novidade: um dispositivo personalizado da Lenovo, com dados da partida, possibilidade de assistir a replays e informações exclusivas do local.
Isso foi resultado de uma parceria entre a Lenovo e a Motorola Mobility, empresa do grupo Lenovo, que se uniram ao torneio de clubes históricos realizado nos Estados Unidos, fornecendo hardware essencial, serviços e soluções inteligentes para a FIFA e todas as 32 equipes classificadas.
Personalidades como o campeão da Copa do Mundo da FIFA™ Ronaldo; o dono do Inter Miami CF, David Beckham; e o presidente da FIFA, Gianni Infantino, já experimentaram a novidade, testada em Miami e Nova Jersey. A tecnologia estará disponível em mais locais durante a Copa do Mundo da FIFA 26™.
Além da integração dessa tecnologia, tanto a Lenovo quanto a FIFA aproveitaram a oportunidade para fortalecer seu relacionamento antes da maior Copa do Mundo da FIFA™ da história, que acontecerá no próximo ano.
“Essa é uma história de colaboração que vai além de tecnologia”, disse Daryl Cromer, VP e Diretor de Tecnologia do Centro Global de Inovação da Lenovo, Intelligent Devices Group. “Tive a oportunidade de trabalhar com a FIFA e colegas da Lenovo Research e de outras áreas da empresa, com foco em aprimorar a experiência dos torcedores VVIP.”
Com cerca de 100 e 200 VVIPs presentes em cada jogo e uma lista dinâmica de convidados, o desafio da FIFA era oferecer crachás digitais que pudessem ser personalizados de forma rápida e fácil no dia da partida.
A Lenovo Research desenvolveu um mecanismo de suporte personalizado que permite que o dispositivo – um smartphone Motorola edge – gire, seja extensível e adaptável às diferentes configurações de assentos. Com 16 estádios na Copa do Mundo da FIFA 26, cada um com arranjos únicos, a flexibilidade dos suportes é fundamental.
Isso permitiu que a equipe de atendimento da FIFA atualizasse em tempo real a alocação de assentos e guiasse rapidamente os torcedores até seus lugares.

Outro desafio era carregar com eficiência e segurança as centenas de dispositivos necessários. Dessa forma, a equipe da Lenovo Research criou uma caixa de carregamento sob medida para armazenar os aparelhos, recarregá-los, mantê-los seguros à noite e enviá-los rapidamente quando necessário. Isso trouxe grande eficiência, já que o time de atendimento pode simplesmente colocar os dispositivos na caixa, fechar a tampa, trancar e deixá-los carregando entre os jogos.
Na expansão do projeto, uma experiência ainda mais imersiva e personalizada foi criada com software exclusivo desenvolvido pelo Solutions & Services Group da Lenovo e apresentada nos tablets Lenovo Tab K11.
Assim, os torcedores VVIP puderam acessar em tempo real dados e análises da partida, além de assistir replays controláveis de momentos decisivos, tudo na palma da mão. Um dos lances mais revistos foi o possível pênalti por mão na semifinal entre Chelsea e Fluminense. Enquanto o árbitro revisava a jogada, os torcedores também a assistiam em seus tablets.
Recursos adicionais estão sendo considerados para a Copa do Mundo da FIFA 26.


Para entregar uma solução flexível e eficaz, a equipe da Lenovo esteve presente tanto na montagem quanto na desmontagem do projeto. Isso permitiu responder rapidamente às solicitações da FIFA, adaptando e ampliando os requisitos e acrescentando novos recursos ao protótipo durante o torneio.
A experiência foi muito bem recebida pela FIFA, que vê na tecnologia uma solução elegante para alguns dos desafios da hospitalidade premium.
“As inovações tecnológicas implementadas inicialmente na bem-sucedida Copa do Mundo de Clubes da FIFA deste ano oferecem uma visão das oportunidades que existem entre a FIFA e a Lenovo para os próximos anos e grandes torneios”, afirmou Tito Suárez Díaz, Head de Produtos e Engajamento de Negócios de Tecnologia da FIFA. “Estamos muito satisfeitos com os resultados e ansiosos para introduzir novas inovações em parceria com a Lenovo em 2026 e 2027, quando milhões de torcedores se reunirão para as maiores edições da Copa do Mundo da FIFA e da Copa do Mundo Feminina da FIFA.”
O sucesso dos testes significa que os tablets imersivos e os assentos digitais serão implementados em todos os estádios da Copa do Mundo da FIFA 26, envolvendo milhares de dispositivos.
Além de ampliar esse projeto, a Lenovo e a FIFA estão discutindo formas de melhorar ainda mais a experiência para a Copa do Mundo da FIFA 26.