Em 2025, a Gupy, plataforma de IA número 1 para aquisição e gestão de pessoas na América Latina, completa 10 anos de fundação reafirmando seu compromisso com a representatividade feminina e a equidade de gênero.
A empresa foi a primeira HR Tech da América Latina fundada por mulheres, e, desde então, trabalha para transformar a forma como as companhias contratam e desenvolvem pessoas com o propósito de impulsionar o potencial humano e contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva. “Nossa visão sempre foi traduzir nossos valores e crenças em ações concretas, indo além das nossas soluções. Queremos trabalhar de dentro para fora, estabelecendo um exemplo positivo que impacte todo o ecossistema e o mercado”, explica Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy.
O Manifesto de Contratações Diversas e Inclusivas da Gupy foi uma destas iniciativas que reforçaram o papel fundamental da empresa na criação e desenvolvimento de ambientes de trabalho mais inclusivos e diversos. Ao firmar seus compromissos de diversidade para o mercado, a HRTech não só impulsionou seus próprios resultados, como criou ferramentas para que outras empresas passassem a contratar e desenvolver seus talentos em prol da inclusão de grupos minorizados.
Atualmente, a equipe da Gupy é formada por 60% de mulheres e 57% de lideranças femininas , dado muito acima da média nacional, que é de apenas 17%, de acordo com pesquisa do Insper. Olhando para o recorte do time de Tech, os números são ainda mais impressionantes: a equipe é formada por 45% de mulheres, e 44% das lideranças da área são femininas.
O impacto gerado nas empresas clientes também foi significativo. Dentro da sua solução de Recrutamento & Seleção, a Gupy oferece um módulo de diversidade, idealizado para impulsionar a diversidade corporativa e promover a inclusão com redução de vieses nos processos seletivos, A ferramenta já ajudou outras organizações a aumentarem em 67,7% as contratações de grupos como mulheres, pessoas pretas, pessoas com deficiência, grupos LGBTQIAPN+.
A atuação da Gupy em prol da representatividade feminina também se estende para fora da empresa. Mariana Dias, ao lado da também cofundadora da Gupy Bruna Guimarães, fundaram a Máfia do Moscatel, uma das maiores comunidades de mulheres fundadoras de startups do país com o objetivo de compartilhar experiências e aprendizados para ajudá-las a crescer. A iniciativa se tornou um espaço de fortalecimento mútuo e inspiração, ampliando o protagonismo feminino no ecossistema de negócios e tecnologia.
“A nossa experiência ao longo desta década mostra que promover a equidade de gênero é não apenas uma questão de justiça social, mas também uma estratégia de crescimento e inovação. Ao incentivar redes de apoio e a presença feminina em posições de liderança, ajudamos a construir um mercado de trabalho mais diverso, inclusivo e transformador”, comenta Mariana.
Mais informações sobre o compromisso da Gupy com diversidade e inclusão podem ser encontradas em www.gupy.io/manifesto-de-diversidade.
