O número de empresas usando o mesmo plástico para benefícios e gastos corporativos cresceu dez vezes entre janeiro e dezembro de 2023, segundo levantamento realizado pela Flash, plataforma de gestão da jornada de trabalho, com mais de 29 mil clientes ativos.
A tendência ganha força com a retomada das reuniões presenciais, dos almoços de negócios e das viagens corporativas e resolve o gap de profissionais que não possuem cartões corporativos — embora 88% das empresas utilizem a modalidade, por dificuldades de gestão e questões de compliance, esses cartões costumam ficar concentrados nas mãos de poucos funcionários.
Com a tecnologia de dupla funcionalidade, aqueles que não possuem cartão de crédito corporativo podem usar o mesmo plástico do vale-alimentação para pagar deslocamentos, encontros com clientes e diárias de hotel, por exemplo. Além de desonerar os trabalhadores, eliminando o pesadelo dos reembolsos corporativos, a solução resolve fraudes na prestação de contas e elimina o risco de um eventual adiantamento ser reconhecido como salário.
“Nem todos os profissionais precisam de um cartão corporativo no seu dia a dia de trabalho. Porém, há muitas situações pontuais em que é necessário realizar gastos pela empresa. Nestes casos, basta os gestores ativarem a função de cartão corporativo no cartão de benefícios que o empregado já possui. Isso significa menos processos burocráticos para a companhia e também para o colaborador”, explica Aldo Caterina, diretor-geral da unidade de negócios de gestão de despesas da Flash.
Como o cartão funciona no modo pré-pago e é integrado ao SaaS de gestão de despesas, todos os dados, tanto de benefícios quanto de gastos corporativos, ficam disponíveis no app da Flash. Além de trazer mais transparência e reduzir os riscos de fraude, isso elimina a prestação de contas em papel, o vai-e-vem de planilhas e os envios via malote, automatizando um processo crítico para companhias, sobretudo as que têm filiais espalhadas pelo Brasil.
“Fizemos uma pesquisa recentemente que mostrou que 76% das empresas no país consideram complexo gerir as despesas internas. Os principais motivos são ‘dados imprecisos’ (39%), ‘falta de conscientização dos departamentos sobre seus gastos’ (37%), ‘ausência de números estratégicos’ (33%) e ‘informações dispersas’ (30%). Um cartão inteligente resolve todas essas questões”, pontua o executivo.
Tendência entre PMEs
Em 2023, as pequenas e médias empresas representaram cerca de 86% do volume de empresas que utilizaram o cartão de dupla função. Mesmo com a prevalência entre PMEs, 14% das organizações que utilizam o cartão já são de grande porte (com mais de 1.000 funcionários).
Na visão de Caterina, a expansão da tecnologia será rápida. Isso porque, as organizações colocam o cartão de benefícios na mão de 100% de seus funcionários, mas apenas um quinto delas ativam hoje a função de cartão corporativo.
“Nossa expectativa é que cerca de 10 mil empresas de todos os portes passem a utilizar o plástico de dupla função até o final de 2024”, diz.
Os setores que mais utilizam o cartão de dupla função hoje são os de serviços e comércio, com 30% da base. Além disso, 70% das empresas estão localizadas nas regiões Sudeste e Sul, enquanto os outros 30% estão no Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
Raio-X do cartão de dupla função
Pioneira no mercado, a solução integra em um único sistema os benefícios corporativos, como alimentação, refeição, e multibenefícios opcionais como mobilidade, educação, saúde, cultura, home office, com as despesas corporativas dos funcionários — além de oferecer integração com uma plataforma completa de gestão de despesas corporativas. Veja como funciona:
- Se o funcionário tem o cartão de benefícios e está se deslocando, almoçando ou viajando a trabalho, a empresa pode habilitar a função corporativa permitindo que ele pague as despesas com o plástico que já está na carteira;
- O dinheiro na modalidade pré-paga é da empresa: isso significa que, ao habilitar a modalidade, os gestores podem fazer recarga e retirada de saldos corporativos automaticamente direto na plataforma;
- Diferentemente dos cartões dos bancos tradicionais, o cartão de dupla função é integrado ao SaaS da Flash, com leitura digital de notas, preenchimento automático, informações em tempo real e integração direta com o ERP da empresa (sistema integrado de gestão empresarial);
- Os usuários lançam os comprovantes e visualizam os gastos imediatamente, sem precisar esperar a fatura chegar para visualizar o que foi utilizado.
- Se o trabalhador gastar R$ 50 em um almoço durante viagem a trabalho, por exemplo, mas lançar uma nota de R$ 70, o sistema detecta a inconsistência. No cartão inteligente, a política da empresa não é aplicada no momento do reembolso, mas na hora em que a transação ocorre.
Sobre a Flash
Flash, plataforma de gestão da jornada de trabalho, com soluções para a gestão de benefícios, despesas corporativas e foco em pessoas, foi criada em 2018 como uma companhia de benefícios. Após cinco anos de atuação no mercado de Recursos Humanos, a companhia se posiciona atualmente como uma gestora financeira para as áreas de gestão do trabalho, de pessoas e de despesas. A Flash conta com mais de 4 milhões de estabelecimentos parceiros, 29 mil empresas clientes e mais de 1 milhão de usuários em todo o país. Mais informações: Link.