Oracle lança o Java 25

A Oracle anunciou hoje a disponibilidade do Java 25, a versão mais recente da linguagem de programação e plataforma de desenvolvimento número um do mundo. O Java 25 (Oracle JDK 25) ajudará as organizações a impulsionar o crescimento dos negócios, oferecendo milhares de melhorias que aumentam a produtividade dos desenvolvedores e melhoram o desempenho, a estabilidade e a segurança da plataforma. Além disso, a Oracle fornecerá suporte de longo prazo para o Java 25 por pelo menos oito anos. Descubra mais sobre a tecnologia JDK 25 na transmissão ao vivo do Java 25 às 8h00 (horário central) na terça-feira, 16 de setembro.

“À medida que o Java embarca em sua quarta década de existência, ele continua a fornecer recursos para ajudar a garantir que as aplicações, incluindo aquelas alimentadas e integradas com recursos de IA, sejam altamente eficientes e escaláveis em todas as plataformas de hardware”, disse Arnal Dayaratna, vice-presidente de pesquisa de desenvolvimento de software da IDC. “A administração da tecnologia Java da Oracle continua a liderar a evolução da linguagem de programação e da plataforma Java, especialmente em relação à IA e à segurança, e a cadência consistente de lançamentos de seis meses do Java foi projetada para acelerar ainda mais a inovação. Como resultado, o Java está bem posicionado para fornecer um fluxo contínuo de recursos modernos que abordam o desenvolvimento de aplicações de última geração com tecnologia de IA.”

 .“O Java fez parte de um marco significativo este ano com seu 30º aniversário, e a plataforma e a linguagem continuam a evoluir para ajudar os desenvolvedores a criar de forma rápida e fácil aplicações com recursos inovadores de IA e segurança”, disse Georges Saab, vice-presidente sênior da Oracle Java Platform e presidente do conselho administrativo do OpenJDK. “O Java 25 destaca o investimento contínuo da Oracle em recursos e capacidades que impulsionam soluções de IA e simplificam a linguagem, tornando o Java mais fácil de aprender para novos desenvolvedores e equipes de TI.”

A Oracle planeja oferecer suporte de longo prazo para o Java 25 por pelo menos oito anos, o que dá às organizações a flexibilidade de manter as aplicações em produção por mais tempo com manutenção mínima e, eventualmente, migrar em seus próprios termos. O Oracle JDK 25 está planejado para receber atualizações trimestrais de segurança e desempenho até setembro de 2028, de acordo com os Termos e Condições Sem Taxas da Oracle (NFTC), e as atualizações do JDK 25 lançadas após essa data serão oferecidas sob a Licença Java SE OTN (OTN), planejada até pelo menos setembro de 2033.

Principais propostas de melhoria do JDK (JEPs)

Recursos de linguagem do Oracle JDK 25

  • JEP 507: Tipos primitivos em padrões, instanceof e switch (terceira prévia): Ajuda os desenvolvedores a aumentar a produtividade da programação em Java, tornando-o mais uniforme e expressivo. Por exemplo, os desenvolvedores podem melhorar a correspondência de padrões removendo restrições pertencentes a tipos primitivos encontrados ao usar correspondência de padrões, instanceof e switch. Também permite padrões de tipos primitivos em todos os contextos de padrões e estende instanceof e switch para trabalhar com todos os tipos primitivos. O suporte a tipos primitivos beneficiará especialmente os desenvolvedores que criam aplicações que integram inferências de IA.
  • JEP 511: Declarações de importação de módulo: Ajuda os desenvolvedores a acelerar a produtividade, permitindo que eles importem facilmente todos os pacotes exportados por um módulo, sem exigir que o código de importação esteja no próprio módulo. Isso simplifica a reutilização de bibliotecas modulares para todos os desenvolvedores e ajuda iniciantes a usar bibliotecas de terceiros e classes Java fundamentais sem precisar aprender onde elas estão localizadas em uma hierarquia de pacotes. Além disso, os desenvolvedores podem evitar o ruído de múltiplas declarações de importação de tipo on-demand ao usar diversas partes da API exportadas por um módulo, o que é benéfico para aplicações simples que unem inferências de IA e fluxos de trabalho de bibliotecas populares.
  • JEP 512: Arquivos de origem compactos e métodos principais de instância: Ajuda a tornar a linguagem Java mais acessível para iniciantes e administradores de sistemas e TI, oferecendo uma introdução suave à programação Java. Os alunos podem escrever seus primeiros programas de forma concisa, sem precisar entender recursos de linguagem projetados para programas grandes, e podem desenvolver seu código com facilidade à medida que suas habilidades se expandem. Além disso, administradores de sistemas e de TI que podem não ser especialistas em Java podem reduzir o processo de escrever pequenos programas, como scripts e utilitários de linha de comando.
  • JEP 513: Corpos de construtores flexíveis: Permite que os desenvolvedores melhorem a segurança e a confiabilidade do código, possibilitando a validação de entrada e cálculos seguros antes de invocar explicitamente um construtor. Isso melhora a segurança do código ao permitir expressões de construtor mais naturais e habilitar a inicialização de campos antes que eles fiquem visíveis para outro código de classe, como métodos chamados de um construtor de superclasse. Também melhora a confiabilidade ao preservar a proteção que impede que construtores de subclasses interfiram na instanciação de superclasses.

Bibliotecas do Oracle JDK 25

  • JEP 505: Concorrência estruturada (quinta prévia): Ajuda os desenvolvedores a melhorar a manutenibilidade, confiabilidade e observabilidade do código multithread simplificando a programação simultânea. Ao tratar grupos de tarefas relacionadas executadas em diferentes threads como uma só unidade de trabalho, a simultaneidade estruturada ajuda a reduzir riscos comuns decorrentes de cancelamento e desligamento, como vazamentos de threads e atrasos no cancelamento. Isso é especialmente benéfico para o desenvolvimento de IA, que geralmente envolve a execução de várias tarefas em paralelo.
  • JEP 506: Valores com escopo: Ajude os desenvolvedores a aumentar a facilidade de uso, a compreensibilidade, o desempenho e a robustez de seus projetos, permitindo o compartilhamento de dados imutáveis dentro e entre threads. Isso beneficia particularmente aplicações que usam plataformas de IA, web frames e microsserviços. Além disso, valores com escopo são mais fáceis de raciocinar do que variáveis locais de thread e têm menores custos de espaço e tempo, especialmente quando usados junto com threads virtuais e simultaneidade estruturada.
  • JEP 502: Valores estáveis (visualização): Ajude os desenvolvedores a aumentar a flexibilidade introduzindo uma API para valores estáveis, que são objetos que contêm dados imutáveis. Como valores estáveis são tratados como constantes pela Java Virtual Machine, eles permitem as mesmas otimizações de desempenho que declarar um campo final, ao mesmo tempo que oferecem maior flexibilidade no tempo de sua inicialização.
  • JEP 508: API de vetores (10a incubadora): Ajuda os desenvolvedores a melhorar a produtividade por meio de uma API que expressa cálculos vetoriais que são compilados de forma confiável em tempo de execução para instruções de vetores ideais em arquiteturas de CPU suportadas. Como resultado, os desenvolvedores podem obter desempenho superior aos cálculos escalares equivalentes, que são frequentemente usados em cenários de inferência e computação de IA.

Bibliotecas de segurança do Oracle JDK 25

  • JEP 470: Codificações PEM de objetos criptográficos (prévia): Ajude os desenvolvedores a aumentar a produtividade por meio de uma nova API para codificação de objetos. A API codifica objetos que representam chaves criptográficas, certificados e listas de revogação de certificados no formato de transporte de email amplamente utilizado e com privacidade aprimorada, e decodifica esse formato de volta em objetos. Isso torna mais fácil para os desenvolvedores integrarem aplicações Java com sistemas e dispositivos de autenticação de segurança, como o Yubikeys.
  • JEP 510: API de função de derivação de chave: Ajuda os desenvolvedores a se prepararem para ambientes emergentes de computação quântica, oferecendo uma API para funções de derivação de chave, que são algoritmos criptográficos para derivar chaves adicionais de uma chave secreta e outros dados. Isso fornece um bloco de criação necessário para o suporte à criptografia de chave pública híbrida, o que ajuda a possibilitar uma transição suave para a criptografia segura quântica.

Atualizações de desempenho do Oracle JDK 25

  • JEP 519: Cabeçalhos de objetos compactos: Ajude os desenvolvedores a aumentar a produtividade reduzindo o tamanho dos cabeçalhos de objetos para 64 bits em arquiteturas de 64 bits. Isso melhora a densidade de implementação e aumenta a localidade dos dados, ao mesmo tempo em que reduz o tamanho dos objetos e o consumo de memória em cargas de trabalho realistas.
  • JEP 514: Ergonomia de linha de comando antecipada: Ajuda os desenvolvedores a acelerar a produtividade facilitando a criação de caches antecipados sem perda de expressividade. Isso acelera a inicialização de aplicações Java simplificando os comandos necessários para casos de uso comuns.
  • JEP 515: Criação de perfil de método antecipado: Ajuda os desenvolvedores a aumentar a produtividade acelerando o desempenho da aplicação. O tempo de aquecimento é melhorado ao deslocar a coleta de perfis de execução do método inicial de execuções de produção para execuções de treinamento, transmitindo os perfis por meio do cache de antecedência. Isso permite que o compilador JIT gere código nativo imediatamente após a inicialização da aplicação, em vez de esperar que os perfis sejam coletados. Também elimina a necessidade de qualquer alteração no código de aplicações, bibliotecas ou estruturas e remove quaisquer restrições na execução aaplicação.

Atualizações de monitoramento do Oracle JDK 25

  • JEP 509: Criação de perfil de tempo de CPU JFR (experimental): Ajuda os desenvolvedores a melhorar a produtividade e a eficiência de seus programas aprimorando o JDK Flight Recorder (JFR) para capturar informações mais precisas sobre criação de perfil de tempo de CPU no Linux e ajudando a identificar elementos do programa a serem otimizados.
  • JEP 518: Amostragem cooperativa do JFR: Ajuda os desenvolvedores a aumentar a confiabilidade do código, melhorando a estabilidade do JFR quando ele faz amostragem assíncrona de pilhas de threads Java. Isso permite que o JFR minimize o viés de ponto seguro em amostradores de eventos, evitando heurísticas arriscadas para gerar rastreamentos de pilha fora dos pontos seguros. Também permite a criação de solicitações de amostra em resposta a um evento de hardware ou dentro de um manipulador de sinal e reduz a quantidade de trabalho que o thread do amostrador deve executar.
  • JEP 520: Temporização e rastreamento do método JFR: Ajuda os desenvolvedores a acelerar a produtividade, permitindo que eles identifiquem gargalos de desempenho da aplicação, otimizem o código e encontrem as causas raiz dos bugs. Isso é alcançado estendendo o JFR com recursos para temporização e rastreamento de métodos por meio de instrumentação de bytecode.

Os recursos da versão Java 25 são resultado da colaboração contínua entre a Oracle e outros membros da comunidade global de desenvolvedores Java por meio do OpenJDK e do Java Community Process (JCP). Para mais detalhes sobre os recursos do Java 25, leia o blog técnico do Java 25. Além disso, as inovações do Java em toda a comunidade global serão apresentadas no JavaOne 2026 em Redwood Shores, CA, de 17 a 19 de março de 2026. Leia mais sobre o JavaOne 2026 aqui e inscreva-se para receber atualizações aqui.

“Desde sua criação há 30 anos, o Java continua sendo uma linguagem confiável e segura para a criação de aplicações corporativas de larga escala”, disse Adam Resnick, gerente de pesquisa de desenvolvimento de software moderno e tendências para desenvolvedores da IDC. “Conforme destacado na conferência JavaOne deste ano, o Java está pronto para expandir seu alcance entre desenvolvedores iniciantes e estudantes de programação. Novos recursos que simplificam a complexidade e oferecem feedback imediato estão facilitando a criação de programas para iniciantes. A evolução contínua do Java reflete um equilíbrio cuidadoso, ampliando sua acessibilidade a desenvolvedores menos experientes e preservando a robustez necessária para soluções de nível empresarial.”

Apoiando a comunidade Java global com a inovação na nuvem

O Java oferece maior inovação, desempenho, eficiência e economia de custos quando implementado na Oracle Cloud Infrastructure (OCI), que é a primeira nuvem de hiperescala a oferecer suporte ao Oracle JDK 25. Ao fornecer o Oracle Java SE e recursos avançados, como o Java SE Subscription Enterprise Performance Pack, sem custo adicional na OCI, o Java 25 ajuda os desenvolvedores a criar e implementar aplicações que rodam mais rápido, melhor e com custo-desempenho otimizado.

Oracle Java SE Universal Subscription oferece aos clientes o melhor suporte da categoria. Inclui o Java SE Subscription Enterprise Performance Pack, suporte de triagem para todo o portfólio Java, o Java Management Service e a flexibilidade para atualizar no ritmo dos negócios dos clientes. Isso ajuda as equipes de TI a gerenciar a complexidade, reduzir os riscos de segurança e conter custos. 

Além dos benefícios do Java na OCI e do Oracle Java Universal SE Subscription, o Java 25 oferece desempenho aprimorado de aplicações e uma ampla gama de recursos de IA e segurança, incluindo suporte a criptografia pós-quântica (PQC), para ajudar a melhorar o desempenho, a estabilidade e a segurança das implementações da plataforma Java SE e do JDK.

Líderes da comunidade Java global dão as boas-vindas ao Oracle JDK 25

“Quando o Java passou a ter um lançamento a cada seis meses, parecia impossível que novos recursos interessantes pudessem ser divididos em partes pequenas o suficiente para serem entregues dessa forma — e parecia possível que alguns lançamentos nem tivessem muita coisa neles”, disse Trisha Gee, chefe de advocacy da Gradle, Inc. “Como estávamos enganados! Cada nova versão do Java tem recursos interessantes e úteis, e tem sido uma lição maravilhosa sobre como dividir grandes entregas em partes pequenas e independentes. Por exemplo, os vários recursos de correspondência de padrões são independentes e podem ser entregues independentemente, mas todos se somam para formar um conjunto fantástico de novos recursos para Java e uma nova maneira para os desenvolvedores Java pensarem sobre como resolver seus problemas. Java continua crescendo e se fortalecendo.”

“O JEP 512 introduz ‘arquivos de origem compactos e métodos principais de instância’, que simplifica drasticamente o Java para iniciantes, permitindo que eles escrevam programas sem o código padrão tradicional public static void main(String[] args)”, disse Rémi Forax, professor adjunto da Université Gustave Eiffel. “Os alunos agora podem começar com programas simples e expandir gradualmente sua compreensão para conceitos mais avançados à medida que crescem, criando um caminho de aprendizado tranquilo, desde conceitos básicos de programação até a programação totalmente orientada a objetos.”

“Minhas partes favoritas do Java 25 são arquivos de origem compactos, métodos principais de instância e declarações de importação de módulo, pois esses recursos criam uma rampa de acesso de baixa cerimônia para Java para programadores iniciantes”, disse Cay Horstmann, professor emérito da San José State University. “Elas também beneficiam programadores experientes, expandindo o alcance do Java para pequenas tarefas cotidianas. Acho muito gratificante reescrever scripts brittle shell ou Python em Java — uma linguagem de nível industrial, fortemente tipada e com ótimo suporte de ferramentas.”

“Quando o ritmo de lançamento de recursos de seis meses foi anunciado com o Java 9, eu era um dos maiores céticos e até disse isso publicamente. A Oracle conseguiria? “Eu tinha minhas dúvidas, pois estávamos acostumados a um novo lançamento a cada três anos”, disse o Dr. Heinz M. Kabutz, autor do boletim informativo The Java Specialists. “Mas de fato a Oracle conseguiu, e com entusiasmo. Sob a liderança da Oracle e com uma enorme comunidade impulsionando, o Java está ultrapassando outras linguagens. Registros, arquivos de origem compactos e importações de módulos tornam o acesso ao Java muito mais fácil, e threads virtuais, API de memória estrangeira, API de vetores e ZGC tornam o Java adequado para a construção de sistemas escaláveis tecnicamente avançados.

“A maior força do Java é sua comunidade. Na JUG Oberpfalz, estamos reiniciando nossas palestras “(Re)Comece com Java” em 2025, e os desenvolvedores sempre ficam impressionados com o quanto a linguagem evoluiu”, disse Richard Fichtner, CEO da XDEV Software GmbH. “O Java moderno é mais produtivo, seguro e inovador do que nunca — prova do que a comunidade e a colaboração podem alcançar.”

Para saber mais sobre o Java e seu ecossistema global, acesse:

  • java: o portal oficial para aprender Java
  • java: notícias e opiniões dos membros da equipe Java da Oracle
  • Java YouTube: o canal oficial do Java no YouTube para aprender Java com vídeos

Recursos adicionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *