Aprenda com os astronautas como viver em isolamento em tempos de quarentena

Cada um de nós está vivendo uma situação que jamais imaginávamos que aconteceria – pandemia mundial! Com a pandemia surgiu a necessidade de distanciamento social, fazendo com que nossa vida, nossa rotina diária mudasse radicalmente e principalmente deixando de estar com as pessoas que amamos.

Então, como não enlouquecer com esta mudança tão radical? Muitas pessoas possuem suporte para enfrentar esta situação, como: família, casa, dinheiro, comida, trabalho e até um aninal de estimação, mas e aqueles que não tem?? Como o isolamento se torna muito mais difícil!

E aí nossos medos e inseguranças muitas vezes podem se transformar em uma grande ansiedade e processos depressivos.

Mas, como podemos aprender com os astronautas a viver em isolamento? A vida destes astronautas é muito parecida com o que estamos vivendo atualmente, pois eles também temem por suas vidas, por seu futuro. E por meses seguidos, não podem sair ou ficar com suas famílias, motivo pelo qual manter a mente o mais saudável possível é muito importante!

Então, vamos acompanhar como os astronautas mantêm suas mentes saudáveis ​​durante as missões, conforme matéria do The Cosmic Companion:

Os astronautas são bem treinados para enfrentar um grande número de adversidades , incluindo confinamento a longo prazo, mas não podemos esquecer que são seres humanos. A NASA considera os problemas de saúde mental dos astronautas uma das questões mais importantes para garantir a integridade da missão.

“Isolamento e confinamento são como estar sozinho em um espaço apertado, e esse sentimento piora com o tempo. Quanto mais tempo uma pessoa passa nesse tipo de ambiente, há um potencial para problemas cada vez maiores ” , explica Bill Paloski , diretor do Programa de Pesquisa Humana (HRP) da NASA.

Isso se tornou ainda mais importante, pois as missões na Estação Espacial Internacional (ISS) podem durar meses.

“As equipes de expedição selecionadas para uma estadia a bordo da estação espacial são cuidadosamente escolhidas, treinadas e apoiadas para garantir que possam trabalhar efetivamente em equipe por seis meses. As tripulações para uma missão em Marte sofrerão ainda mais, pois viajarão mais longe e mais do que qualquer pessoa, sendo mais isoladas e confinadas do que podemos imaginar. Os tipos de problemas que você pode encontrar são um declínio no humor, cognição, moral ou interação interpessoal ”, relatam funcionários da NASA.

Dicas da NASA sobre como viver em isolamento:

  1. Comunicação e trabalho em equipe são fundamentais

A equipe deve trabalhar efetivamente em equipe. Imagine estar confinado a alguém que você odeia.

Quando bloqueado junto com outras pessoas, você pode aplicar a mesma técnica. Tente melhorar suas habilidades de comunicação e inteligência emocional. Lembre-se de que todo mundo está experimentando os mesmos medos, então tente se colocar no lugar de outras pessoas.

2. Atividades regulares

Os astronautas podem sofrer de distúrbios do sono e do ritmo circadiano (é o período de cerca de 24 horas sobre o qual o ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia), que podem contribuir para distúrbios do humor, como depressão, ansiedade e fadiga. Para superar esse problema, eles devem seguir um cronograma rigoroso para dormir, comer e se exercitar. Então, podemos e devemos fazer o mesmo para sobreviver à quarentena…tente manter uma rotina regular, pois fará com que consiga dormir melhor e consequentemente a se sentir melhor.

3. Divirta-se!

Scott Kelly é um astronauta aposentado que passou 520 dias no espaço ao longo de sua carreira na NASA. Para ele, é importante gastar tempo fazendo algo divertido, como ouvir música, cuidar de sua casa, passar tempo com sua família. Isso ajuda a manter sua mente ocupada.

Outra dica: fique conectado com seus familiares. Felizmente, a tecnologia nos permite realizarmos chamada em vídeo, por exemplo. Portanto, você não precisa se isolar da maneira que as pessoas no passado eram forçadas a fazer.

4. Corpo saudável, mente saudável

Os astronautas costumam passar várias horas por dia se exercitando. Isso ajuda a manter seu bem-estar físico e mental. O exercício é uma das melhores maneiras de combater a depressão, pois tem o poder de ativar seu cérebro e fazer seu corpo produzir hormônios que farão você se sentir bem e motivado.

Com a tecnologia, podemos nos exercitar em casa, pois existem vários aplicativos gratuitos para celulares e até vídeos no YouTube. Então não tem desculpas, né?!!

Ninguém sabe mais sobre isolamento do que astronautas . Eles sabem exatamente como você está se sentindo, portanto, tente aplicar as dicas e com certeza você se sentirá muito melhor! E não se esqueça – VAI PASSAR!!!

VAI PASSAR!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *