Pac-Man ganha versão com inteligência artificial em comemoração aos 40 anos de existência

E quem não conheçe o joguinho Pac-Man? Acho que muita gente, né?! Em comemoração aos 40 anos de existência do jogo lançado em 22/05/1980, a empresa Nvidia em parceria com a Bandai Namco, recriou o jogo original com apenas quatro computadores treinados com uma inteligência artificial chamada GameGAN.

É incrível saber o que a tecnologia pode realizar, como neste caso, em que graças a esta tecnologia foi possível recriar o game do zero assistindo a 50 mil partidas, sem acesso à engine original e criando uma própria.

Mas, o que é a GameGAN? Primeiro modelo de rede neural a imitar o mecanismo de jogos de computador, aproveitando redes generativas adversárias, as GANs. É composto por duas redes neurais concorrentes, um gerador e um discriminado. Os modelos baseados nas GAN aprendem a criar novos conteúdos suficientemente convincentes para serem aprovados pelo original.

“Esta é a primeira pesquisa a emular um mecanismo de jogo usando redes neurais baseadas em GAN”, disse Seung-Wook Kim, pesquisador da NVIDIA e principal autor do projeto. “Queríamos ver se a IA poderia aprender as regras de um ambiente apenas olhando para o roteiro de um agente que se movia no jogo. E fez”, explicou.

Resumidamente, a GameGan traz uma inteligência artificial excepcional, que tem o objetivo de tornar o processo criativo dos desenvolvedores de jogos muito mais rápido, considerando a criação de layouts para novos games de forma automática.

Via JovemNerd.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *