Sustentabilidade – Veja algumas maneiras fáceis de tornar-se ecologicamente correto

É fato que estamos passando por um dos momentos mais preocupantes em termos de meio ambiente, onde o poder dos países mais ricos e consequentemente mais “sujos”, estão fazendo com que o planeta entre em um acelerado processo de colapso ambiental.

Gramado

Então, quando pensamos em salvar o planeta ficamos perdidos e nos perguntamos: por onde começar? Existem tantos problemas e na maioria são tão grandes! Mas, por mais difícil que seja, e mesmo que o fundamental seria urgentemente uma grande mudança governamental, saiba que todos nós podemos contribuir individualmente para ser parte da solução deste problema.

Através da conscientização de que precisamos levantar a bandeira da sustentabilidade, podemos iniciar este processo de maneira mais simples do que imaginamos…já é um começo! 😉

O consumismo inteligente não é restrito as pessoas que lutam pelo meio ambiente! Simples ações que qualquer pessoa pode começar a fazer, resultará em excelentes resultados, como nos exemplos: Veja desenvolveu um tênis da moda, que é feito de garrafas de plástico recicladas, algodão orgânico ou borracha da Amazônia brasileira. A marca de cuidados pessoais  By Humankind oferece barras de shampoo em caixas de papel, além de refil para desodorante…não é o máximo?! Sempre me pergunto o motivo pelo qual as marcas não fazem refil para tudo?! Jogamos no lixo, mesmo que reciclável, embalagens perfeitas e que poderiam ser utilizadas por muitos anos!

Ainda sugerindo uma maneira fácil de se tornar ecologicamente correto, criações como a garrafa de Origami que já fiz matéria há pouco tempo, é reutilizável e muito prática, além de poder dobrá-la e ser transportada no bolso!  Este é um ponto muito importante para os designers, assim como para as marcas, pois produtos inovadores e ecológicos são um incentivo fácil para os consumidores se tornarem ecológicos. 

Embora adotar um novo estilo de vida sustentável possa parecer assustador no início, existem práticas muito simples para o início de uma vida mais verde. 

Uma das maneiras mais fáceis de impulsionar seu estilo de vida de baixo impacto é por meio da tecnologia. Existem vários aplicativos de sustentabilidade que o ajudarão a construir hábitos mais verdes, incluindo o envolvimento na economia compartilhada, usar marcas éticas e começar sua jornada de desperdício zero.

Exemplos de alguns aplicativos:

Green Tips (disponível gratuitamente para Android)

Captura de Tela 2020-08-11 às 17.33.20

É um aplicativo informacional, com muitas dicas sobre práticas sustentáveis e mudanças de hábitos para você praticar em sua vida e entrar em sintonia com a natureza. O App possui mais de 150 práticas importantes, como: maneiras de reduzir a emissão de carbono, como separar o lixo, como economizar água, como diminuir os gastos domésticos de energia. O conteúdo, ainda, pode ser compartilhado, no Facebook ou Twitter, com os seus amigos.

Manual de etiqueta – Planeta sustentável (disponível gratuitamente para iOS)

Captura de Tela 2020-08-11 às 17.34.41

Este App foi desenvolvido pela editora Abril, e possui muitas informações sobre como é possível reduzir os impactos ambientais diários visando a preservação do meio ambiente. No Manual existem várias dicas de reciclagem de materiais, consumo e economia de água, comportamento voltado à sustentabilidade social e utilização responsável de energia.

My Fun City (disponível gratuitamente para Android e iOS) Não está disponível para o Brasil.

Aplicativo para que você possa qualificar a sua cidade e compartilhar os pontos fortes do local em que mora. Este aplicativo foi elaborado para avaliar a gestão pública e o nível de cidadania de onde você se encontra, na medida em que são feitos check-ins a partir de qualquer aparelho mobile. E ainda, em 2013 o aplicativo foi eleito pela ONU, no WSA-Mobile, como a melhor plataforma de cidadania no meio digital!

Diante dos poucos exemplos que eu trouxe neste post, podemos observar que precisamos de poucas atitudes para tornarmos pessoas sustentáveis, mas com certeza estas atitudes farão muita diferença para a vida do nosso planeta. Pensem que o pouco é muito diante de não fazermos nada! 😉

Via The Next Web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *