Material sustentável feito de conchas do mar descartadas

A cada ano, 7 milhões de toneladas de conchas são descartadas pela indústria pesqueira e pela aqüicultura.

Uma parte desses resíduos é reutilizada para fazer fertilizante, mas a grande maioria vai para aterro ou fica abandonada ao longo das margens do litoral, acarretando mau cheiro.

No entanto, essas cascas são materiais com alto potencial, que consistem em mais de 90% de carbonato de cálcio, semelhante ao que contém o carbonato de cálcio no calcário e visto como um biomaterial valioso.

A Newtab-22, studio de design com base em Seoul, coleta conchas do mar descartadas das indústrias de frutos do mar e, em seguida, as conchas são processadas, moídas e misturadas com minerais, areia e ligantes naturais seguindo uma receita que foi desenvolvida por mais de um ano com centenas de testes. Em última análise, essas misturas podem maximizar o benefício dos materiais, bem como texturas e dureza.

O material desenvolvido denominado ‘Sea Stone’ propõe o uso de conchas do mar descartadas para criar um elemento ambiental e economicamente sustentável, em vez de contribuir para o problema mundial de lixo. Sea Stone é um material sustentável que, na realidade, é composto por ingredientes e aglutinantes naturais não tóxicos. Possui textura sólida, dureza e estética como uma pedra. Sea Stone é um material para ser usado na vida real, pois foram desenvolvidos ladrilhos decorativos de pequeno porte e produtos de interior como: espelhos, decorações de parede, entre outros.

O método de fabricação atual é realizado manualmente para evitar o uso de calor, eletricidade e tratamentos químicos e garantir que o processo seja o mais sustentável e acessível possível.

Parabéns a Newtab-22, que mais projetos como este possam se espalhar pelo nosso planeta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.