Maior bairro do mundo impresso em tecnologia 3D

Quem está familiarizado com a cena da infraestrutura impressa em 3D deve conhecer a Icon, uma empresa de tecnologias de construção que viu a conclusão de alguns projetos impressionantes, como uma vila inteira de casas no México sendo construída com apenas uma impressora.

O Icon trouxe sua mais nova colaboração com a empresa de construção residencial Lennar Group planejando um bairro completo de casas impressas em 3D em Austin, Texas. Além disso, o escritório de arquitetura Bjarke Ingels Group (BIG) irá co-projetar cerca de 100 casas planejadas para construção, e sem dúvidas este será o maior bairro de impressos até hoje.

De acordo com a Icon, faltam cerca de cinco milhões de novas casas nos Estados Unidos. Esse problema poderia ser amenizado com a velocidade e a tecnologia com que a empresa fabrica e constrói essas casas, reitera Ballard.

“O ícone existe como uma resposta à crise imobiliária global e para colocar nossa tecnologia a serviço do mundo”, afirmou o cofundador e CEO da empresa, Jason Ballard, em comunicado à imprensa. “A impressão 3D em escala de construção não só oferece casas de alta qualidade com mais rapidez e economia, mas frotas de impressoras podem mudar a maneira como comunidades inteiras são construídas para melhor.”

As casas neste novo bairro usarão o mesmo material de construção exclusivo de muitos de seus projetos anteriores, que é o ‘Lavacrete’ – concreto, mas nivelado.

O sistema Vulcan da Icon estará de volta, o sistema robótico ostentando sua capacidade de imprimir estruturas de até 3.000 pés quadrados a uma velocidade de 10 polegadas por segundo. Além disso, ele também será capaz de criar paredes curvas com maior facilidade, permitindo “liberdade de forma”.

A Lavacrete também tornará as casas, que atendem ao Código Internacional de Construção (IBC), mais resistentes do que a alvenaria de concreto convencional, afirma a Icon. Eles estarão mais seguros, mais resistentes e capazes de resistir aos testes de desastres naturais e condições meteorológicas extremas, caso ocorram com os residentes. Menos resíduos também são gerados durante o processo de construção…o meio ambiente agradece!

A obra terá início em 2022, e com certeza podemos afirmar que o projeto será concluído em um ano, considerando a velocidade em que o Vulcan é capaz de operar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.