Google Assistente lança nova opção de voz no Brasil 

Uma novidade interessante para a Google Assistente é a nova opção de voz que acabou de chegar ao Brasil, que agora conta com duas vozes diferentes para agradar aos mais variados gostos! Veja os detalhes no release de imprensa encaminhado pelo Google hoje:

‘OK Google, mudar a voz do Assistente’. A partir de agora, quem der este comando para seu smartphone, tablet ou dispositivo inteligente* terá uma segunda opção para a voz brasileira do Google Assistente. Para evitar o reforço de rótulos ou estereótipos que costumam ser associados a assistentes virtuais, as opções de vozes serão classificadas em cores (vermelho ou laranja), no lugar de gênero. Quem baixar o Google Assistente hoje poderá inclusive receber a nova voz como padrão – para os novos usuários, as duas opções serão distribuídas aleatoriamente na proporção de 50% cada. 

A novidade traz mais diversidade e inclusão na forma de se comunicar com o Assistente, permitindo escolher uma voz com a qual a pessoa mais se identifique. “O objetivo do Assistente é ser uma ferramenta personalizada, e isso significa permitir que as pessoas possam escolher a voz mais adequada para elas. Por isso, é importante poder oferecer uma nova voz para conversar e ajudá-las a realizar as suas tarefas no dia a dia”, diz Maia Mau, Head de Marketing do Google Assistente na América Latina. 

*Para dispositivos inteligentes, o comando encaminhará para as configurações no app Google Home, onde você poderá fazer as alterações. 

WaveNet – a inteligência por trás da nova voz 

Desenvolvida pela DeepMind, empresa de inteligência artificial da Alphabet, a WaveNet é a tecnologia que está por trás da nova voz do Google Assistente no Brasil. Trata-se de uma rede neural geradora de ondas sonoras, capaz de criar falas mais realistas. O resultado são interações mais naturais, com respostas que seguem ritmos e entonações mais parecidos com os de uma conversa entre pessoas. 

Para se ter uma ideia do potencial da tecnologia, a WaveNet consegue criar uma voz do zero a partir do aprendizado de máquina, utilizando como base, em média, 16 mil modelos de falas para cada segundo de conversa gerada. 

Essa inteligência também permite realizar transições contínuas entre palavras e frases, ao contrário da técnica anterior, que fazia uma ‘costura’ entre diversos sons gravados por um único dublador. O resultado eram frases mais robóticas e difíceis de serem ajustadas (saiba mais sobre as diferenças entre as tecnologias neste artigo – em inglês). 

Teste o novo Assistente com as ativações abaixo: 

“OK Google, mudar a voz do Assistente.” 

“OK Google, quem é você?” 

“OK Google, quem criou a sua voz?” 

“OK Google, descreva sua personalidade.” 

“OK Google, o que você pode fazer?” 

Mais informações no Blog Google Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.