Defesa Civil vai usar o WhatsApp para alertar população em caso de desastres naturais

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com o WhatsApp e a empresa Robbu, vai começar a utilizar o WhatsApp como canal de notificação da Defesa Civil em caso de desastres naturais, deste modo, os cidadãos vão passar a receber mensagens das autoridades avisando sobre tempestades, deslizamentos, enchentes, entre outros desastres naturais.

Segundo informações prestadas durante uma coletiva de imprensa, este recurso de segurança será implementado em todos os municípios do país nos próximos 60 dias. Após esta implementação o cidadão ainda poderá efetuar o cadastro na plataforma conversando com o chatbot da Defesa Civil e informando seu CEP, para receber alertas de situações de emergência em sua região, dicas de segurança pessoal e outras notícias úteis, como é feito atualmente pelas autoridades utilizando o serviço de SMS das operadoras.

De acordo com o pessoal do Tudo Celular, “vale lembrar que enquanto a disponibilidade no WhatsApp não acontece, os interessados em receber avisos no celular em caso de anormalidades podem enviar o número do CEP gratuitamente para o telefone 40199, pertencente à Defesa Civil, se cadastrando para receber alertas em caso de desastres naturais e fenômenos meteorológicos de alta magnitude.

Uma ótima iniciativa que será muito útil para todos e que eu espero ver funcionando dentro do prazo previsto, principalmente por ser bem das chuvas de verão.

Via Tudo Celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *