Os condutores das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro agora estão recebendo alertas sobre inundações nas rotas assistidas pelo aplicativo Waze (Android, iOS). Essa funcionalidade é resultado de uma parceria entre o aplicativo e o governo do Estado de São Paulo, através da Coordenação Estadual de Defesa Civil, e no Rio de Janeiro, através do Centro de Operações Rio (COR).
Com essa nova ferramenta, o objetivo do Waze é ajudar a minimizar os impactos das inundações na população, prevenindo e reduzindo os danos causados pelos desastres, conforme afirmou Douglas Tokuno, chefe de parcerias para a América Latina e EMEA do Waze.
Em São Paulo, o Centro de Gestão de Emergência da Defesa Civil é responsável por enviar alertas para a central de emergência do aplicativo, que distribui mensagens sobre as áreas com maior incidência de chuva. As notificações de alerta sobre eventos climáticos continuarão a ser enviadas pela Defesa Civil Estadual através de SMS e das redes sociais do órgão (@defesacivilsp).
No Rio de Janeiro, o COR envia automaticamente e-mails de emergência ao Waze quando ocorrências de alagamentos são cadastradas no sistema. O alerta dado aos motoristas contém a localização exata da enchente e o nível de gravidade. O COR destacou que os avisos continuam disponíveis para a população através de seu aplicativo (Android, iOS), site e redes sociais (@OperacoesRio). Os residentes podem se cadastrar para receber previsões de chuva gratuitas através do envio de uma mensagem com o CEP da residência para o número 40199.
Via Mobile Time.