Hoje eu encontrei uma interessante notícia sobre a empresa LG, que estaria trabalhando em painéis OLED híbridos que serão usados em dispositivos futuros da Apple. Esses painéis contarão com um substrato de vidro rígido e uma camada de encapsulamento de filme fino flexível, sendo que esse design permitiria a obtenção de uma camada de vidro ultrafina de apenas 0,2 mm, que é mais de duas vezes mais fina do que os substratos de vidro típicos de 0,5 mm.
De acordo com o relatório do The Elec, esses painéis rígidos-flexíveis híbridos serão lançados juntamente com a tecnologia OLED de 8ª geração da LG, o que significa que os modelos OLED do iPad Pro que serão lançados no próximo ano ainda utilizarão os atuais painéis OLED de 6ª geração fabricados pela Samsung e LG.
As novas fábricas de 8ª geração serão capazes de produzir 15.000 folhas de 2.200 x 2.500 mm por mês, obtendo maiores economias de escala, já que as atuais linhas de produção de 6ª geração estão produzindo folhas muito menores, de 1.500 x 1.850 mm, usadas principalmente para celulares e telas de tablet.
Segundo informações da mídia coreana, a LG tem testado a tecnologia de deposição de tela OLED Gen 8.5 há algum tempo para uso futuro em MacBooks e iPads da Apple. Como mencionado, esses substratos Gen 8.5 são maiores que os atuais Gen 6, portanto, os painéis maiores do MacBook podem ser cortados deles enquanto se obtém economias de escala.
A data provisória de lançamento do primeiro MacBook OLED é em 2025, então é mais provável que a tecnologia OLED híbrida rígida-flexível na qual a LG está trabalhando agora seja para eles, e não para iPads, que podem ou não obtê-lo em uma data posterior.
A Apple também está procurando fornecedores de painéis OLED dual-stack que tenham maior longevidade e brilho. Esses recursos serão muito úteis em laptops e tablets profissionais. No entanto, apenas a LG é capaz até agora de produzir telas dual-stack maiores, principalmente para fins automotivos. Ela, juntamente com a Samsung, fornecerá as telas para os primeiros iPads OLED, que serão feitos inicialmente nas linhas Gen 6.
Para as próximas gerações do iPad Pro, a LG aparentemente tem outros truques de exibição nas mangas, entretanto não está claro se a tecnologia OLED híbrida rígida-flexível será utilizada nesses dispositivos.
Em resumo, a LG está trabalhando em painéis OLED híbridos que oferecem maior durabilidade, brilho e eficiência energética. Esses painéis estão programados para serem lançados juntamente com a tecnologia OLED de 8ª geração da LG. Embora a Apple planeje lançar seu primeiro iPad Pro OLED, ele usará os atuais painéis OLED de 6ª geração. É provável que os próximos lançamentos da LG sejam utilizados em laptops e tablets profissionais, em vez de iPads.
Via Phone Arena.