A Opera, empresa norueguesa inovadora em navegadores, registrou um aumento expressivo de 63% no número de novos usuários mensais do Opera para iOS na Europa de fevereiro a março de 2024. Essa ascensão acompanha a implementação da Lei de Mercados Digitais (DMA) e indica uma mudança no comportamento do usuário para explorar navegadores alternativos em ambientes regulamentados.
O número de novos usuários mensais do navegador para iOS na Europa foi amplificado substancialmente em 63% de fevereiro a março de 2024: A França registrou o ganho mais significativo, de 146%, seguida pela Alemanha, com 57%, seguida pela Espanha, com 50%, Polônia, com 45%, e Itália, com 20%. Juntamente com as tendências europeias, o Brasil apresentou um crescimento substancial no uso do Opera. Em 2023, o Opera testemunhou um aumento de 280% em novos usuários ativos, o que consolidou sua posição como o segundo navegador para desktop mais utilizado no país. Em especial, o Opera para Android surgiu como o navegador mais baixado na Google PlayStore no Brasil.
“Como um browser desafiador, o Opera sempre teve que trabalhar duro para se destacar em um mercado desigual”, disse Jørgen Arnsen, EVP Mobile da Opera. “Agora que a regulamentação da DMA está trabalhando para equilibrar o mercado, estamos entusiasmados em ver que ficou mais fácil para os usuários expressarem sua escolha de navegador e que essa decisão seja respeitada.”
Esses avanços ressaltam o apelo do Opera para os usuários europeus e brasileiros, o que reflete um interesse crescente em experiências de navegação com foco na privacidade. À medida que o cenário digital evolui, a Opera continua dedicada a oferecer experiências seguras, rápidas e personalizáveis na Web. Com recursos como bloqueadores de anúncios e rastreadores integrados, uma VPN gratuita e a inovadora IA de navegador, Aria, o navegador Opera continua a liderar a inovação da web.