L’Oréal incorpora QR Code Padrão GS1 em 7 bilhões de embalagens

A parceria entre a L’Oréal e a GS1 França dá início a um processo audacioso de uso da tecnologia para democratizar a informação sobre seus produtos. A ideia é que o consumidor possa, por meio do QR Code Padrão GS1, aprimorar a experiência digital com as mais de 30 marcas da L’Oréal envolvidas na ação batizada de Programa Beautytech. A partir de agora, 7 bilhões de embalagens desenvolvidas anualmente pela L’Oréal receberão o código bidimensional com padrão global GS1. A leitura do código por meio de um smartphone leva ao consumidor tudo o que ele precisa saber sobre cada item, instruções de uso, benefícios e procedência.

De acordo com o diretor do programa Beautytech na L’Oréal França, Stephane Lannuzel, um dos ganhos diretos desta operação está na satisfação do consumidor na experiência de compras. Afinal, ao acessar um QR Code da marca, é possível acessar tutoriais de uso de produtos ou promoções exclusivas, por exemplo. Outro benefício vem para as marcas, que têm a possibilidade de criar ações de marketing mais assertivas e direcionadas. Para as empresas que compõem a cadeia de abastecimento, o código bidimensional representa muito maisagilidade nos processos automatizados e agilidade logística.

“Com os padrões da GS1, podemos fazer a ligação entre este produto físico e o mundo digital. Somos capazes de adaptar o conteúdo que oferecemos aos nossos consumidores e, dependendo da época do ano, realizar operações específicas para o Dia dos Namorados, Dia das Mães ou Natal”, exemplifica o executivo.

Outro ganho é a interação com o cliente em tempo real. “Alcançamos feedbacks dos consumidores de maneira simples e temos um engajamento muito forte, muitas interações e uma melhor conversão”, reforça Stephane Lannuzel. Ele acrescenta ainda que, quando os consumidores escaneiam o QR Code Padrão GS1, são remetidos aos sites da marca e passam muito mais tempo absorvendo aquele conteúdo, o que se traduz em melhor conversão no e-commerce da empresa.

E apesar da grandiosidade do projeto, a escolha pelos padrões da GS1, segundo Lannuzel, facilitou as operações. “É claro que essa ação requer organização, mobilização de equipes e uma verdadeira vontade da alta direção, que impulsiona esse programa de forma significativa. Dado esse passo, o QR Code Padrão GS1 é muito simples e claro. Então é só uma questão de definir bem quais experiências queremos implementar”, analisa o executivo.

O projeto da L’Oréal se estende ao Brasil

A ideia é que a aplicação do QR Code Padrão GS1 se estenda aos 70 países nos quais a L’Oréal está presente e o Brasil é um dos principais deles. “O processo teve início na matriz da L’Oréal, na França, e está sendo gradualmente estendido a outros países e marcas do grupo com o objetivo principal de oferecer embalagens mais informativas aos consumidores”, lembra o executivo de negócios da área de Desenvolvimento Setorial da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, Gustavo César Tarallo, reforçando os benefícios do QR Code Padrão GS1.

No Brasil, a aplicação do QR Code Padrão GS1 teve início em novembro de 2023, impulsionada também pela RDC 773/2023, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autorizou a inclusão do QR Code para acesso do consumidor à composição em português do produto quando esta não estiver contida na embalagem.

Tarallo reforça que a implantação do QR Code Padrão GS1 nos negócios em todo o mundo anuncia uma forte tendência. “É possível prever uma maior capacidade de obtenção de informações dos consumidores por meio dos canais digitais, o que pode impulsionar análises de dados e estratégias de marketing mais eficazes e por fim o mesmo código sendo utilizado pelos softwares e leitores dos pontos de vendas dos varejos”, diz.

Assista ao vídeo do anúncio em Paris no link abaixo:

Link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *