A Compass UOL, parceira da Amazon Web Services (AWS) e especialista em serviços de transformação digital, acaba de contratar 14 graduados no Brasil do programa AWS re/Start. O AWS re/Start é um programa global de treinamento gratuito que prepara indivíduos para carreiras em tecnologia de nuvem e os conecta a empregadores em potencial. O objetivo é criar um pipeline global diversificado de talentos de nível iniciante e intermediário, com foco em empregabilidade, e formar pessoas para trabalhar em diferentes organizações colaboradoras locais.
Com especial atenção para inclusão, o principal objetivo do treinamento é conectar pessoas de grupos sub-representados, minorias, indivíduos deslocados, desempregados ou em transição de carreira com oportunidades de trabalho de nível de entrada em clientes e empresas parceiras do ecossistema de negócios da AWS e do universo da tecnologia em geral. Por meio de cursos e laboratórios práticos, usando cenários do mundo real, os alunos adquirem as habilidades técnicas necessárias para ingressar em funções de nuvem de nível médio. O AWS re/Start também oferece aos alunos treinamento de habilidades profissionais, como orientação para currículos e entrevistas, a fim de prepará-los para reuniões com empregadores e entrevistas de emprego.
Os 14 graduados no AWS re/Start começaram sua jornada profissional em outubro de 2023 dentro do Compass Academy, programa de formação de talentos em tecnologias. Não é necessário um histórico em tecnologia para se inscrever. O programa é gratuito e focado em ajudar pessoas desempregadas ou subempregadas a iniciar uma nova carreira. O curso da AWS prevê a oferta de trilhas de formação em diversas áreas, como desenvolvimento em cloud, engenharia de dados, machine learning, cibersegurança e DevSecOps, entre outras. A iniciativa funciona em modelo remoto e com mentoria constante de profissionais da Compass UOL para os graduados do AWS re/Start munidos da certificação AWS Cloud Practitioner.
Para 2024 estão previstas 50 novas oportunidades na Compass UOL no mesmo formato. “O programa oferecido pela Compass UOL, somado ao treinamento robusto de mais de 450 horas do AWS re/Start, é uma oportunidade estratégica em termos de carreira”, afirma Luciano Guareschi, CEO da Compass UOL no Brasil. Ao final do programa há possibilidade de efetivação na Compass UOL, e a pessoa beneficiada também se torna mais preparada e com mais chances para encontrar seu lugar no mercado de trabalho de cloud e tecnologia”, complementa o executivo.
Aos 51 anos, Rosenildes Melo Couto, estava desempregada e conseguiu começar sua transição de carreira para o universo da tecnologia graças à oportunidade do programa de bolsas da Compass UOL e ao treinamento do Programa AWS re/Start. “O curso da AWS foi um divisor de águas. Hoje tenho mais conhecimento técnico, mais confiança em mim e mais chances de ser aprovada para uma vaga em cloud e tecnologia”, conta Rose, tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Unifatecie e concluinte do AWS re/Start pela organização colaboradora Campinho Digital.
Para Fabio Filho, líder de Treinamento & Certificação da AWS no Brasil, unir os programas Compass Academy e AWS re/Start representa um ganho para o ecossistema de negócios da AWS. “Há geração real de oportunidades de trabalho a novos talentos em cloud e tecnologia e a ampliação da capacidade técnica de nosso parceiro para atender nossos clientes, tornando esse ciclo bastante virtuoso para o ecossistema como um todo. A AWS investe em treinamento gratuito em habilidades de computação em nuvem com a meta de qualificar 29 milhões de pessoas até 2025 em todo o mundo e até o momento, já treinamos mais de 21 milhões de indivíduos”.
Tejas Vashi, líder global do Programa AWS re/Start, lembra que a demanda por computação em nuvem no Brasil e no mundo segue maior que o número de trabalhadores com experiência e treinamento técnico disponíveis no mercado. “Isso deixa as empresas com dificuldades para encontrar e contratar os talentos necessários para executar os serviços de cloud. O AWS re/Start ajuda a remover barreiras para que indivíduos de todas as origens e condições socioeconômicas possam adquirir habilidades para lançar carreiras de sucesso na nuvem. Estamos empenhados em auxiliar os clientes e parceiros da AWS a contratar a partir de um pipeline confiável de talentos em início de carreira”, complementa Vashi.
Mais informações
Para se candidatar a oportunidades do programa de bolsas em DevSecOps no modelo Compass UOL-AWS re/Start é necessário ser concluinte do programa da AWS, possuir a certificação AWS Cloud Practitioner, estar regularmente matriculado em curso técnico ou superior na área de tecnologia e ter 18 anos ou mais.
Os encaminhamentos para as vagas disponíveis na Compass UOL são feitos diretamente pelas organizações colaboradoras do programa AWS re/Start, de acordo com a demanda informada pela empresa. A próxima rodada do programa será conhecida no primeiro trimestre de 2024.
Clique aqui para saber mais sobre o programa AWS re/Start e conhecer o calendário de turmas e processo de matrícula.
Clique aqui para conhecer melhor a Compass UOL. Informações sobre o Programa Compass Academy podem ser encontradas neste link.