{reprograma} e Amazon Web Services lançam iniciativa para capacitar gratuitamente 4 mil mulheres cisgênero, trans e/ou travestis em tecnologia

A {reprograma}, iniciativa de impacto social dedicada a reduzir a desigualdade de gênero e raça no setor de tecnologia, e a Amazon Web Services (AWS) irão oferecer trilhas de capacitação em nuvem e inteligência artificial generativa para 4 mil alunas e ex-alunas da organização, e abrirão 40 novas vagas na “Imersão JavaScript com foco em Back-end e Nuvem AWS”. Os cursos são voltados especificamente para mulheres negras e/ou trans e travestis.

O objetivo da Imersão é oferecer educação continuada para mulheres que já possuem conhecimento básico em JavaScript e desejam adquirir competências em nuvem e aprofundar suas habilidades em desenvolvimento back-end. O curso intensivo é composto de conteúdo prático e irá abordar temas como orientação a objetos, desenvolvimento de APIs, gestão de erros em APIs, banco de dados, inteligência artificial, entre outros. Além das aulas regulares, o programa inclui encontros sobre carreira e palestras quinzenais sobre diversidade, equidade e inclusão.

A formação gratuita é voltada para mulheres cisgênero, trans e/ou travestis que estejam em busca de aprimoramento profissional na área de tecnologia e será conduzida online, aos sábados, das 9h às 17h, com orientações educacionais obrigatórias durante a semana, no período da noite. O processo seletivo irá avaliar o conhecimento básico em JavaScript, além de critérios como colaboração e empatia, flexibilidade e disposição para aprender. Após a conclusão, as 20 alunas com melhor performance receberão vouchers com 100% de desconto para fazer o exame de certificação AWS Cloud Practitioner, primeiro nível de certificação da AWS. O curso será de 06 de julho a 11 de outubro, e as inscrições podem ser feitas até o dia 13 de maio aqui.

A colaboração também vai proporcionar outras duas oportunidades de capacitação para as demais alunas e ex-alunas da {reprograma} com conhecimento básico de tecnologia. O curso “Fundamentos de Nuvem” apresentará os conceitos básicos, modelos de implantação, infraestrutura, armazenamento, bases de dados, redes e informações gerais de segurança e conformidade da computação em nuvem. E uma trilha, por meio de uma plataforma assíncrona que será disponibilizada para as alunas com o conteúdo: “Entenda a inteligência artificial generativa com a AWS” irá trazer as bases das ciências de machine learning e de inteligência artificial generativa, mostrando o funcionamento e principais casos de uso das ferramentas de IA generativa da AWS.

Fernanda Faria, cofundadora e co-Diretora executiva interina da {reprograma}, destaca que o curso é uma oportunidade para mulheres que desejam consolidar sua carreira na área de tecnologia. “Assim como em qualquer profissão, é essencial buscar aprendizado contínuo para alcançar um desenvolvimento profissional duradouro. Nosso objetivo é fortalecer o conhecimento das mulheres em tecnologia, expandir suas habilidades e proporcionar novas oportunidades.”

“Um desafio crítico na formação de talentos em tecnologia e aumentar a representatividade de mulheres e pessoas negras no setor”, afirma Andréa Leal, gerente de programas massivos da AWS na América Latina. “Ao construir essa colaboração com a {reprograma}, uma organização reconhecida por levar formação de excelência focada em mulheres negras, trans e travestis, a AWS faz um investimento direcionado para trazer mais diversidade para a nossa indústria”.

Serviço:

Curso Imersão JavaScript com Foco em Back-end
Período de inscrição: 15 de abril a 13 de maio de 2024

  • Pré-requisitos: Todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino, portanto, mulheres cisgênero, trans ou travestis, acima de 18 anos, com conhecimento básico em JavaScript, especificamente em back-end
  • Formato: 100% online
  • Investimento: Gratuito
  • Quantidade de vagas: 40

Inscrições neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *