Nos últimos 25 anos, apesar de muitas mudanças tecnológicas, o Google continua a reimaginar e expandir o que a Busca do Google pode fazer. O Google aprimorou os principais sistemas de qualidade da informação para ajudá-lo a encontrar o que há de melhor na internet e construímos uma base de conhecimento com bilhões de informações sobre pessoas, lugares, entre outras coisas. Tudo para que você possa obter informações confiáveis num piscar de olhos.
Agora, com a IA generativa, a Busca pode fazer mais do que você imaginou. Com ela, você pode perguntar o que passar pela cabeça ou qualquer coisa que precisa ser feita – desde uma pesquisa e planejamento, até um brainstorming. O Google cuidará do trabalho braçal.
Tudo isso é possível graças a um novo modelo do Gemini personalizado para a Busca do Google. O novo recurso combina os recursos avançados da nossa IA com nossos mais avançados sistemas de pesquisa — incluindo raciocínio em várias etapas, planejamento, multimodalidade e longas janelas de contexto.
Obtendo respostas rápidas com a IA
Às vezes você quer uma resposta rápida, mas não tem tempo para analisar tudo que está por aí. Com os Resumos de IA, a Busca fará o trabalho para você.
Os Resumos de IA já foram usados bilhões de vezes por meio de nosso experimento no Search Labs e as pessoas gostam de poder obter um panorama rápido de um tópico e links para saber mais. Descobrimos que com os Resumos de IA, as pessoas usam mais a Busca e cam mais satisfeitas com os resultados.
A partir de hoje, O Google vai disponibilizar os Resumos de IA para todos nos Estados Unidos, e a experiência estará disponível em mais países em breve. Ou seja, esta semana, milhões de usuários terão acesso aos Resumos de IA e esperamos levá-las a mais de um bilhão de pessoas até o final do ano.
Com os Resumos de IA, as pessoas podem visitar uma diversidade muito maior de sites e obter ajuda com questões mais complexas. E à medida que expandimos esse recurso, continuaremos a nos concentrar no envio de tráfego de valor para editores e criadores. Como sempre, os anúncios continuarão a aparecer em espaços dedicados em toda a página, com rótulos claros para distinguir entre resultados orgânicos e patrocinados.
Fazendo perguntas mais complexas
Com os recursos de raciocínio em várias etapas do Gemini, os resumos ajudarão em questões cada vez mais complexas: ao invés de dividir sua pergunta em diversas consultas, você pode fazer perguntas mais complexas, com todas as nuances e ressalvas que você tiver em mente, tudo de uma vez só.
Por exemplo, talvez você esteja procurando um novo estúdio de ioga ou pilates e queira um que seja popular entre os habitantes locais, convenientemente localizado para seu deslocamento diário e que também ofereça um desconto para novos membros. Em breve, com apenas uma consulta, você poderá perguntar algo como “encontre os melhores estúdios de ioga ou pilates em Boston, mostre detalhes sobre suas ofertas de matrícula e tempo de caminhada a partir de Beacon Hill”.
Planejando com antecedência
Além de encontrar a resposta ou informação certa para uma pergunta complexa, a Busca também poderá planejar com você.
Com os recursos de planejamento do Gemini, diretamente na Busca, você pode obter ajuda para criar planos para tudo o que precisar, começando com refeições e férias. Pesquise por algo como “crie um plano de refeições para um grupo, que seja fácil de preparar e que tenha duração de 3 dias” e você terá um ponto de partida com uma ampla variedade de receitas de toda a web.
Se quiser mudar alguma coisa, você pode facilmente solicitar os ajustes necessários, como trocar a receita por um prato vegetariano no jantar. De forma simples, a Busca irá personalizar seu plano de refeições. E você poderá exportar rapidamente os ingredientes para uma lista de compras no Documentos ou Gmail.
O planejamento de refeições e viagens já está disponível no Search Labs em inglês nos EUA. Ainda este ano, adicionaremos recursos de personalização e mais categorias, como festas e exercícios.
Explorando uma página de resultados organizada por IA
Para as pesquisas que não têm uma resposta específica, encontrar a inspiração certa e considerar todas as suas opções pode dar muito trabalho. Em breve, quando você estiver procurando por ideias, a Busca usará IA generativa para fazer um brainstorming com você e criar uma página de resultados organizada por IA que facilita a exploração.
Ao invés de uma lista de links, você verá insights agrupados em títulos exclusivos gerados por IA, apresentando uma ampla variedade de perspectivas e tipos de conteúdo.
Para consultas em inglês feitas nos EUA, será possível começar a ver esta nova página de resultados da Busca, organizada por IA – começando em breve com restaurantes e receitas, seguida por filmes, músicas, livros, hotéis, compras e muito mais.
Obtendo ajuda da IA com vídeos
Pesquisar é muito mais do que palavras em uma caixa de texto. Frequentemente as perguntas que você tem são sobre as coisas que você vê ao seu redor, incluindo objetos em movimento.
Graças aos avanços na compreensão do vídeo, podemos levar a busca por imagens a um nível totalmente novo, com a capacidade de fazer perguntas também em vídeo. Com esse novo recurso, a Busca pode descobrir uma questão visual complexa e respondê-la para você.
Por exemplo, talvez você tenha comprado um toca-discos em um brechó, mas ele não funciona quando você o liga e a peça de metal com a agulha está flutuando, inesperadamente. Pesquisar com um vídeo economiza tempo e trabalho para encontrar as palavras certas para descrever esse problema, e você terá um resumo de IA com etapas e recursos para solucionar esses problemas.
A busca com vídeo estará disponível em breve para usuários do Search Labs, em inglês, nos EUA e expandiremos para mais regiões ao longo do tempo.
Este é apenas um vislumbre de como o Google está reinventando a forma de pesquisar, combinando o que há de melhor na Busca atual com os recursos do Gemini. Em breve, o Google fará pesquisas, planejamento, brainstorming e muito mais.