Samsung prorroga inscrições para a 11ª edição do Solve for Tomorrow Brasil

A Samsung prorrogou as inscrições da 11ª edição do Solve for Tomorrow Brasil. Agora, os interessados em participar do programa global de cidadania corporativa da empresa podem se inscrever até o dia 17 de julho. Com coordenação geral do Cenpec, a iniciativa é voltada a estudantes e professores do ensino médio de escolas públicas de todo o País, sendo conhecida por estimular o desenvolvimento de soluções para demandas locais usando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
 

Os interessados em participar podem obter mais informações e se inscrever pelo site oficial do programa. É necessário que as equipes sejam compostas por 3 a 5 estudantes do ensino médio, sob orientação de um professor orientador que lecione alguma disciplina relacionada às áreas de Ciências da Natureza e/ou Matemática para, ao menos, dois integrantes da equipe inscrita. Os grupos também podem contar com um Professor(a) Parceiro(a) que, obrigatoriamente, lecione para, no mínimo, dois integrantes da equipe participante.
 

Desde a edição anterior, o Solve for Tomorrow permite a inscrição de grupos compostos por alunos de diferentes turmas, sendo obrigatório apenas que estejam todos cursando o mesmo ano na mesma instituição de ensino.
 

“A prorrogação das inscrições para o Solve for Tomorrow é mais uma oportunidade para alunos e professores da rede pública garantirem suas participações. Nosso objetivo é levar essa iniciativa para todas as regiões do País, dando oportunidade para que esses estudantes desenvolvam seu potencial por meio da ciência e da inovação, contribuindo para a criação de soluções inteligentes para as suas comunidades”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.
 

“Participar do Solve for Tomorrow Brasil é uma oportunidade de estimular estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do país a conhecer e se lançar sobre o campo da ciência e da pesquisa”, afirma Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. “Para os educadores e educadoras, é também uma oportunidade de aplicar metodologias ativas – em especial, a aprendizagem baseada em projetos –, conectando teoria e prática, com resultados significativos para a comunidade”.

Sobre o Solve For Tomorrow Brasil

O Solve for Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição de 2023, teve uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.

A edição brasileira do Solve for Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), ONG Todos pela Educação e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

Veja o cronograma da 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil

  • 8 de abril a 17 de julho: Inscrição da ideia do projeto
  • 8 de abril a 17 de julho: Mentoria para os inscritos
  • 19 de agosto: Resultado das 20 equipes semifinalistas
  • 20 de agosto a 4 de outubro: Mentoria para as 20 equipes semifinalistas
  • 16 de outubro: Resultado das 10 equipes finalistas
  • 17 de outubro a 29 de novembro: Mentoria para as 10 equipes finalistas
  • 21 de novembro a 29 de novembro: Votação pelo Júri Popular
  • 29 de novembro: Apresentação dos projetos para a Banca Julgadora
  • 3 de dezembro: Resultado dos vencedores da 11ª edição

Para saber mais sobre o Solve For Tomorrow Brasil e se inscrever na 11ª edição do programa no Brasil, acesse a página oficial do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *