Em um cenário no qual a conexão virtual é cada vez mais comum na vida e na rotina das pessoas, as ameaças digitais acompanham esse movimento e crescem de forma rápida e diversa. Refletindo essa realidade, o estudo Panorama de Ameaças2 da Kaspersky aponta o Brasil como o País que registra mais ataques cibernéticos na América Latina. Atento a esse cenário, a exigência do consumidor brasileiro tem aumentado na busca por produtos eletrônicos que, seguindo este movimento, estão cada vez mais avançados em segurança. No que diz respeito aos notebooks, um produto muito utilizado na rotina diária de trabalho e estudo, já existem opções no mercado que oferecem os recursos mais avançados de segurança e proteção robusta para dados pessoais e informações confidenciais.
Um fator que pode contribuir para o aumento dessas ameaças digitais é a flexibilidade de se conectar de onde quiser. Apesar de ser uma facilidade que traz conforto para qualquer pessoa, se conectar de parques, cafeterias e aeroportos, por exemplo, pode contribuir para a exposição de informações pessoais e dados confidenciais, uma vez que esses estabelecimentos públicos costumam ter redes mais vulneráveis para ataques cibernéticos. Para esses casos, um equipamento com recursos de segurança reforçada pode ser a chave para um acesso sem grandes preocupações.
Os notebooks com recursos avançados de segurança não apenas protegem informações sensíveis, mas também uma experiência de uso mais tranquila e confiável. Recursos de segurança como autenticação multifatorial, criptografia de dados e sistemas de proteção contra ataques já são bastante utilizados normalmente, mas existem ferramentas capazes de oferecer múltiplas camadas de segurança e que são diretamente aplicadas ao notebook, garantindo proteção de dados para além dos métodos convencionais.
As empresas de tecnologia estão respondendo a essa demanda com o crescente lançamento de produtos voltados à segurança e o Samsung Knox é um exemplo disso. O recurso foi desenvolvido pela Samsung para oferecer proteção de dentro para fora dos dispositivos e, inclusive, pode ser encontrado nos notebooks da empresa, como na mais recente linha premium Galaxy Book4. O recurso oferece uma tripla camada de proteção por meio de um chip de segurança discreto, que assegura os Galaxy Book contra invasões desde o momento em que são ligados.
Sem dúvidas, atualmente, investir em um notebook com mais recursos de segurança é, também, garantir a tranquilidade para se conectar de onde quiser com o máximo de conforto. Pesquisar e entender os recursos de segurança que cada fabricante oferece é a melhor forma de se ter uma aquisição que não traga preocupações, seja em notebooks ou em qualquer outro dispositivo eletrônico capaz de armazenar dados e informações sensíveis.
1 Matheus Benatti é gerente sênior da área de notebooks da Samsung Brasil.
2 Disponível em Link. Acesso em setembro de 2024.