Google testa nova versão de sistema de segurança no Brasil e bloqueia 14 milhões de suspeitas de ataques e fraudes no Android

Desde a ativação da versão aprimorada do Google Play Protect, lançada em junho de 2024, o Google bloqueou mais de 14 milhões de tentativas de instalação de aplicativos considerados suspeitos. A ferramenta, que varre o aparelho em busca de ameaças de segurança e vulnerabilidades, protegeu dispositivos que tentaram instalar ao menos um dos mais de 38 mil aplicativos identificados como potenciais ameaças por meio de sideloading – arquivos de apps baixados de fontes diferentes de lojas oficiais de apps.

Sendo um perigo real às pessoas, os golpes digitais são um desafio para manter os usuários seguros em um ecossistema aberto e de tanta escala como o Android. Por isso, em junho deste ano, o Google anunciou soluções de segurança para os brasileiros, como os recursos de proteção contra roubo do Android e a versão aprimorada do Google Play Protect. Esta versão trouxe uma defesa sofisticada, combinando o poder do aprendizado de máquina com uma equipe especializada em segurança e privacidade.
 

A proteção aprimorada contra fraudes analisa e bloqueia automaticamente a instalação de aplicativos sideloaded (transferidos de fontes que não lojas oficiais, tais como apps de mensagens, navegadores e gerenciadores de arquivos) e que possam usar permissões sensíveis que são frequentemente abusadas por fraudadores para interceptar senhas de uso único via SMS ou notificações, bem como espionar o conteúdo da tela, por exemplo.
 

Entre as categorias de apps bloqueados, os mais comuns se tratam de apps que imitam serviços populares, como mensagens, jogos de apostas e e-commerce, representando alto risco de golpes para as pessoas. “Nossos alvos foram aplicativos potencialmente fraudulentos que solicitam permissões confidenciais, frequentemente explorados para fraude financeira”, explica Regina Chamma, Diretora de Parcerias para Google Play na América Latina. “Os números que observamos demonstram a importância de iniciativas voltadas para a segurança digital em nosso país e como temos trabalhado para aumentar a segurança dos usuários Android e no Google Play no Brasil.”
 

Aos desenvolvedores com apps que podem ser afetados para novas instalações, o Google recomenda que revisem as permissões solicitadas e sigam as práticas recomendadas. Além disso, o site do Google Play Protect oferece orientações sobre os alertas gerados pela ferramenta e inclui ainda um canal para contestação para desenvolvedores que tenham seus apps impactados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *