[Liderança em AI] ③ Estratégia de AI da Samsung centrada na experiência do cliente

A AI em si não é o Santo Graal da Samsung Electronics. Em vez disso, a AI é uma ferramenta – relativamente nova e poderosa – para fazer melhorias significativas na vida cotidiana das pessoas. Com base em uma longa tradição de liderança tecnológica e inovação aberta, a Samsung utiliza de seus diversos recursos – que vão desde tecnologias operacionais, como AI no dispositivo e na nuvem, até estratégias, incluindo desenvolvimento de modelos de AI próprios e parcerias – para fornecer soluções práticas e elevar a experiência do cliente.

Nesta última parte da série de Liderança em AI da Samsung, a Samsung Newsroom explora como a experiência tecnológica e as iniciativas de pesquisa da Samsung visam refinar as interações do usuário orientadas por AI em todo o seu amplo portfólio.

Priorização das experiências do cliente

A Samsung utiliza soluções de AI no dispositivo e baseadas em nuvem em seus produtos. Essa estratégia é ainda mais reforçada pela busca da AI híbrida, que integra os pontos fortes de ambas as tecnologias para fornecer soluções personalizadas e sensíveis ao contexto para diversas necessidades do usuário. A decisão sobre qual tipo ou combinação de tecnologias empregar é ancorada por esse objetivo final – “Como podemos atender melhor o consumidor?”.

A AI no dispositivo oferece experiências seguras e eficientes em smartphones e TVs, utilizando apenas os dados e os recursos do próprio aparelho. Como a AI no dispositivo não se comunica com a nuvem, as respostas são praticamente instantâneas. E como os dados não saem do dispositivo, a tecnologia é geralmente considerada mais segura para procedimentos confidenciais, como os que envolvem informações pessoais.

Da mesma forma, a Edge AI opera independentemente da infraestrutura de nuvem e depende exclusivamente de recursos locais específicos para executar funções. Em ambientes domésticos interconectados em que os aparelhos e os dispositivos de IoT funcionam em conjunto, o processamento de dados na Edge AI pode ser feito por dispositivos com especificações de desempenho mais altas ou por dispositivos próximos, sem depender da nuvem. Assim, esse tipo de AI oferece benefícios de velocidade e segurança semelhantes à AI no dispositivo.

Embora a AI no dispositivo e de edge dependam de tecnologias que usam modelos menores e menos cálculos em ambientes de hardware restritos, as experiências que exigem acesso a informações online extensas ou computação de alto desempenho são suportadas pela AI baseada em nuvem. A tecnologia utiliza vastos conjuntos de dados e modelos de AI em grande escala hospedados em servidores para oferecer uma variedade de recursos avançados. Para obter alto desempenho e, ao mesmo tempo, manter a eficiência e a segurança, a Samsung realiza uma extensa pesquisa em áreas que incluem a minimização da latência de dados, a otimização da eficiência do modelo e a implementação de anonimização e criptografia de dados.

Com experiência em todas essas diferentes formas de AI – no dispositivo, de edge e baseada na nuvem – a Samsung dá um passo adiante e combina diferentes formatos conforme necessário para melhor atender às necessidades de cada caso de uso. Na AI híbrida, os dados sensíveis e de resposta rápida podem ser processados usando modelos de AI no dispositivo, enquanto a nuvem pode gerenciar o processamento que requer recursos externos, como informações atualizadas ou modelos de alto desempenho. O Galaxy AI1, por exemplo, usa a AI no dispositivo e a AI na nuvem – operando de forma independente ou simultânea, conforme necessário – para fornecer soluções otimizadas para os usuários.

Link 

▲ Daehyun Kim, líder do Centro Global de AI da Samsung Research, explica a estratégia de AI da empresa.

AI generativa integrada à vida cotidiana

A Samsung continua a impulsionar a inovação no campo da AI generativa, aumentando ainda mais a versatilidade de seus produtos e serviços. Por exemplo, o Galaxy AI oferece um conjunto de recursos2, incluindo o Chat Inteligente, que oferece suporte à tradução e interpretação em aplicativos de mensagens selecionados; o Assistente de Notas, que ajuda a resumir anotações e gera capas para notas; e o Assistente de Fotografia, que edita imagens com AI generativa.

A AI generativa também está disponível em TVs e eletrodomésticos selecionados da Samsung por meio do recurso Generative Wallpaper3. Os usuários podem desfrutar de papéis de parede 4K que se adaptam aos seus gostos na TV 2024 Neo QLED ou transformar suas cozinhas com imagens geradas por AI no refrigerador Family Hub™.

Para oferecer a melhor experiência de AI generativa em seus dispositivos, a Samsung não apenas atua com parceiros, mas também desenvolve seus próprios modelos de AI. Desde as tecnologias fundamentais que começam com a pesquisa inicial – incluindo o desenvolvimento de modelos básicos – até a coleta e o treinamento de dados, bem como o desenvolvimento de modelos leves de AI, a Samsung aproveita sua vasta experiência em todo o quadro de P&D de AI para otimizar soluções e atender às necessidades específicas de cada produto.

Por exemplo, a Samsung desenvolveu modelos de base próprios especificamente para a geração, edição e transformação de imagens para dar suporte a uma ampla gama de experiências de criação visual. Isso foi um desafio porque, ao contrário dos dados de texto, que são compostos de valores discretos, os dados de imagem consistem em valores contínuos, oferecendo possibilidades quase ilimitadas de geração. Para lidar com essa complexidade, a empresa aplicou técnicas de treinamento especializadas aos modelos de imagem e, ao mesmo tempo, reduziu seu tamanho para uma operação eficiente no dispositivo. Os desenvolvedores refinaram os algoritmos de aprendizagem profunda e as técnicas de aumento de dados para permitir a computação rápida e a criação perfeita de imagens com requisitos mínimos de processamento.

Esses modelos básicos foram então ajustados para aplicativos específicos. Por exemplo, o papel de parede Ambiente da Foto nos smartphones mais recentes da Samsung integra o modelo de imagem com dados em tempo real para criar imagens dinâmicas que refletem visualmente as condições atuais, como queda de neve ou uma noite estrelada, dependendo da hora e do clima.

Samsung Gauss2: AI generativa própria da Samsung

A aplicação da AI generativa está se expandindo rapidamente para além do uso diário pessoal em ambientes corporativos. A Samsung desenvolveu um modelo próprio de AI generativa para fortalecer sua competitividade em tecnologia de AI, gerenciar com segurança informações internas confidenciais e otimizar o desempenho e a escalabilidade para fins específicos. A AI generativa própria permite que a empresa estabeleça modelos adaptados a uma ampla gama de produtos e serviços, melhorando a produtividade interna em um ambiente mais seguro.

A Samsung revelou recentemente seu modelo de AI generativa próprio atualizado, o Samsung Gauss2, com melhor desempenho e eficiência em comparação com seu antecessor, o Samsung Gauss1, lançado no ano passado. O Samsung Gauss2 é um modelo multimodal4 capaz de processar e compreender simultaneamente vários tipos de dados.

O Samsung Gauss2 está disponível em três modelos adaptados a casos de uso específicos: Compact, Balanced e Supreme. O modelo Compact é uma variante leve otimizada para AI no dispositivo. O modelo Balanced, uma variante de tamanho médio baseada em nuvem, foi projetado para tarefas como geração de texto e código. O modelo Supreme, uma variante de grande porte baseada na nuvem, foi desenvolvido para oferecer suporte a serviços de alto desempenho com foco especial no aumento da produtividade no local de trabalho.

Para implementar com eficiência modelos grandes como a variante Supreme, a Samsung incorporou a técnica Mixture of Experts (MoE; do inglês Mistura de Especialistas) para ativar seletivamente apenas os “modelos especializados” mais adequados para tarefas específicas em uma rede neural de grande escala.

O MoE reduz significativamente o número de cálculos durante o treinamento e a inferência, ativando apenas os componentes necessários, em vez de executar todos os modelos especializados simultaneamente em resposta a cada consulta. Essa ativação seletiva não apenas aumenta a eficiência, mas também facilita a expansão do modelo para lidar com problemas cada vez mais complexos, adicionando mais modelos especializados. A Samsung treinou meticulosamente esses modelos especializados para operar com precisão e sem interferência.

O Samsung Gauss2 já está sendo aplicado em várias áreas da Samsung. Por exemplo, a Divisão Device eXperience (DX) emprega o serviço de assistente de codificação do Samsung Gauss2 para apoiar as atividades de pesquisa e desenvolvimento. Esse serviço utiliza um modelo especializado – treinado nos dados, códigos e processos próprios da Samsung – para gerar o código necessário para o desenvolvimento de produtos e serviços. Totalmente integrado ao ambiente interno de desenvolvimento de software da empresa, o assistente de codificação suporta interações de linguagem natural e várias linguagens de programação para agilizar os fluxos de trabalho do desenvolvedor.

O Samsung Gauss Portal, um serviço de AI de conversação, é amplamente utilizado para tarefas no local de trabalho, como resumo e tradução de documentos, elaboração de e-mails e muito mais. As futuras atualizações visam aprimorar os recursos do portal para perguntas e respostas em linguagem natural e expandir seus recursos multimodais para incluir a interpretação de tabelas e gráficos e a geração de imagens.

Fortalecimento dos recursos de AI por meio do envolvimento do consumidor

Aproveitando suas extensas linhas de produtos, a Samsung está desenvolvendo tecnologias que suportam AI no dispositivo, na nuvem e generativa para oferecer uma vantagem competitiva distinta em recursos de AI.

Ao se conectar com os consumidores por meio de seus produtos, a empresa obtém insights valiosos sobre os comportamentos e as necessidades dos usuários para permitir o desenvolvimento de soluções práticas de AI. Isso cria um ciclo virtuoso, no qual os dados do usuário informam os avanços da AI, que, por sua vez, fornecem valor de volta aos consumidores.

A Samsung combina esse entendimento dos produtos com avanços internos e parcerias estratégicas para implementar tecnologias AI ideais. Por exemplo, as unidades de processamento neural (NPUs) – aceleradores especializados para computação de AI – devem ser adaptadas para atender aos requisitos específicos de produtos individuais, em vez de serem aplicadas uniformemente em todos os dispositivos. A Samsung não apenas projeta NPUs internamente para seus próprios produtos, mas também aplica otimizações de software a chipsets de parceiros, garantindo suporte para funções de AI e desempenho máximo nos dispositivos Samsung.

Além disso, a empresa conta com o conhecimento e as perspectivas de especialistas em produtos específicos para tratar de questões de segurança e facilitar a aplicação imediata de soluções a produtos, ao mesmo tempo em que promove o aprimoramento tecnológico contínuo. A solução de segurança para vários dispositivos baseada em blockchain, Knox Matrix5, é um exemplo notável de como essa abordagem colaborativa pode criar um ambiente no qual os dispositivos conectados verificam uns aos outros em busca de ameaças para aumentar a segurança.

Por meio da implementação de tecnologias AI personalizadas, a Samsung continua a desbloquear novas possibilidades para os usuários. Olhando para o futuro, a empresa planeja oferecer experiências de AI mais diferenciadas que capacitem os usuários por meio de interações significativas e enriquecedoras.

* Liderança em AI de acordo com o relatório oficial da Interbrand. Para saber mais acesse: Link

1 Uma Samsung Account e conexão à rede são necessários para determinados recursos do Galaxy AI. Os usuários podem precisar atualizar o Android e o aplicativo do Google. A Samsung não faz nenhuma promessa, afirmação ou garantia quanto à precisão, integridade ou confiabilidade dos resultados fornecidos pelos recursos de IA. Os recursos do Galaxy AI serão fornecidos gratuitamente até o final de 2025 em dispositivos Samsung Galaxy compatíveis. Outros termos podem se aplicar a recursos de IA fornecidos por terceiros. O serviço Galaxy AI pode ser limitado para menores de idade em determinadas regiões com restrições para uso de IA`.

2 A disponibilidade dos recursos do Galaxy AI pode variar de acordo com a região, o país, o sistema operacional ou a versão do One UI, o modelo e a operadora.

3 O recurso Generative Wallpaper pode variar de acordo com a região e o modelo.

4 Capaz de compreender e processar simultaneamente vários tipos de dados (modalidades), incluindo texto, imagens, áudio e vídeo.

5 A Samsung Knox Matrix não pode garantir proteção completa contra todas as vulnerabilidades dentro de um ecossistema de dispositivos conectados do usuário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *