O Google Cloud anunciou hoje, no Google Cloud Next ‘25, novidades e avanços em seus produtos empresariais, demonstrando o impulso na adoção da IA para capacitar empresas, desenvolvedores e criadores a atingirem seus objetivos. Dentre os destaques das novidades estão: lançamento do Ironwood, a disponibilidade da rede alta performance Cloud WAN; a chegada do Gemini 2.5 Pro e Flash e os avanços para edição de imagem, geração de vídeo e áudio na plataforma Vertex AI; mais possibilidades no marketplace do Agentspace e novas funções para o Chat, Docs e Planilhas.
“O Google traz aprendizado de máquina para seus produtos há mais de 20 anos, e nosso investimento em IA está profundamente enraizado em nossa missão principal: organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis. Com o Google Cloud, estendemos essa missão, vendo a IA como o catalisador mais potente para ajudar nossos clientes, desenvolvedores e parceiros a avançarem em suas missões.”, afirma Thomas Kurian, CEO do Google Cloud. Apenas no último ano, já foram mais de 3 mil novos recursos nas soluções da nuvem do Google e no Workspace para impulsionar a transformação das organizações.
Ironwood: TPUs poderosos para suportar as IAs mais sofisticadas
O AI Hypercomputer do Google Cloud, que envolve hardware, software e modelos de consumo, é um sistema de supercomputação revolucionário, meticulosamente projetado para simplificar a implantação de IA, melhorar drasticamente o desempenho e otimizar custos. Os principais anúncios feitos no Next ‘25 para tornar essa infraestrutura de IA ainda mais potente incluem:
- TPUs Ironwood: Com disponibilidade prevista para o final de 2025, os TPUs Ironwood são de sétima geração e habilitarão a próxima fronteira dos modelos de IA. Na comparação com o primeiro TPU, este atinge um desempenho 3.600 vezes melhorque o primeiro TPU da companhia.
- Gemini no Google Distributed Cloud (GDC): Historicamente, organizações que enfrentam problemas rigorosos de regulamentação, soberania, latência ou volume de dados não conseguem acessar a mais recente tecnologia de IA, pois precisam manter seus dados em ambientes on premise. O Google Cloud está trazendo os modelos do Google para ambientes on premises por meio de uma parceria com a NVIDIA, levando o Gemini aos sistemas NVIDIA Blackwell, com a Dell como parceira principal, para que ele possa ser usado localmente em ambientes conectados e com air-gapped.
Plataforma para descoberta científica
A integração do melhor do Google DeepMind e do Google Research com a infraestrutura de ponta do Google Cloud irá acelerar ainda mais os avanços científicos. Através de simulações numéricas e análise de dados, uma nova infraestrutura de supercomputadores e as primeiras aplicações científicas baseadas em IA estão sendo desenvolvidas no Google Cloud. A missão desta iniciativa é facilitar e potencializar novas descobertas. Para isso, o Google DeepMind e o Google Research anunciaram os modelos AlphaFold 3, disponível para uso não comercial e que visa facilitar a compreensão de estruturas proteicas complexas, crucial para o avanço científico; e o WeatherNext, que representa um avanço significativo na previsão meteorológica acessível. Ambos estão disponíveis no Vertex AI Model Garden e permitem que as organizações os personalizem e implantem para pesquisas e aplicações industriais, acelerando a descoberta em biologia, medicina e outras áreas relacionadas.
Vertex AI: A plataforma abrangente para inovação em IA
Em 2024, o Vertex AI apresentou um crescimento exponencial, com a sua utilização sendo 20 vezes maior em relação ao período anterior, resultando em milhares de aplicativos de IA desenvolvidos pelos clientes. Atualmente, mais de 4 milhões de desenvolvedores constroem na plataforma, com o auxílio da IA mais capaz do Google, o Gemini.
Agora, os desenvolvedores têm acesso a mais de 200 modelos no Vertex AI Model Garden para que as organizações possam acessar, desde modelos do Google, de outras empresas como Anthropic, AI21, Mistral, CAMB.AI e Qodo, e o portfólio completo de modelos de código aberto do The Allen Institute.
Além disso, com a chegada dos modelos Gemini 2.5 Pro e Gemini 2.5 flash no Vertex AI, as organizações podem aprimorar ainda mais seus desempenhos.
- Gemini 2.5 Pro e Flash: os modelos Gemini 2.5 são pensantes, capazes de raciocinar antes de responder, resultando em uma ótima precisão. Além do Gemini 2.5 Pro, que já estava disponível na plataforma, os clientes do Google Cloud também terão acesso à versão Flash, ideal para casos de uso diário, como fornecer respostas rápidas durante interações de alta demanda com o cliente, onde resumos em tempo real ou acesso rápido a documentos são necessários.
- Grounding com dados do Google Maps: O Vertex AI, agora, também terá suporte do Google Maps para garantir que as respostas dos agentes baseadas no contexto da localização sejam factuais e atualizadas. Por enquanto, disponível apenas nos Estados Unidos.
- Ecossistema multiagente: Novos recursos para a plataforma também foram apresentados hoje, com foco na interação e criação de agentes de IA, como: Agent Development Kit (ADK) – desenvolvido para facilitar a criação, teste e operação de agentes em menos de 100 linhas de código, compatível com o Model Context Protocol (MCP) e, assim, garantir um mecanismo simples, aberto e interoperável que conecte modelos com dados e ferramentas. Protocolo Agent2Agent (A2A) que promove a comunicação entre agentes de diferentes tecnologias; e o Agent Garden que oferece uma ampla variedade de ferramentas e conectores pré-construídos, e dados na nuvem. Além disso, o recurso Live API permitirá streaming de áudio e vídeo diretamente no Gemini, abrindo novas possibilidades para aplicações multimodais imersivas.
A única plataforma com modelos de mídia generativa para vídeo, imagem, áudio e música
Durante o Next ‘25, também foram anunciadas a disponibilidade dos modelos de mídia generativa no Vertex AI, incluindo para geração de imagens através do Imagen 3, áudio com o Chirp 3, música com a Lyria e vídeo pelo Veo2.
- Imagen 3: Transforma texto em imagem de alta qualidade e, a partir de agora, conta com recursos aprimorados para reconstrução de partes ausentes ou danificadas de uma figura.
- Chirp 3: Novo recurso no modelo de geração de áudio possibilitará a criação de vozes, possibilitando personalização de call centers, desenvolvimento de conteúdo acessível e estabelecimento de vozes exclusivas para marcas.
- Lyria: Também estará disponível no Vertex AI este ano. Com esse modelo, é possível gerar música a partir de um comando de texto, transformando simples prompts em clipes musicais de 30 segundos.
- Veo 2: Modelo de geração de vídeo ganha novos recursos que inclui pintura interna para remover imagens de fundo indesejadas, logotipos ou distrações. Permite, ainda, edições profissionais sem retoques manuais, pintura externa para estender o quadro de filmagens de vídeo existentes, técnicas cinematográficas sofisticadas para fornecer composição de cena, ângulos de câmera e ritmo; e interpolação, que define o início e o fim de uma sequência de vídeo, com o Veo gerando perfeitamente os quadros de conexão.
Cloud WAN: uma rede global alimentada por IA
A rede do Google se move com latência quase zero e oferece suporte a serviços essenciais como o Gmail, Google Fotos e a Busca do Google, usados por bilhões de usuários em todo o mundo. Abrangendo mais de 200 países e territórios e alimentada por mais de três milhões de quilómetros de fibra, esta infraestrutura é utilizada para treinar o modelo mais capaz do Google, o Gemini.
Durante o Next ‘25, o Google anunciou que sua rede privada global está, a partir de agora, disponível para empresas de todo o mundo. A Cloud Wide Area Network, ou Cloud WAN, é otimizada para aplicativos e oferece desempenho 40% mais rápido, ao mesmo tempo que reduz o custo total de propriedade em até 40%.
Google Agentspace: capacitando todos os profissionais com IA
Anunciado pela primeira vez em dezembro de 2024, o Google Agentspace reúne as capacidades de busca do Google conversacional, Gemini e agentes terceirizados; e permite que os funcionários encontrem e sintetizem informações dentro de sua organização, além de poderem conversar com agentes de IA, como o NotebookLM, que já é usado por mais de 100 mil empresas, indo além de acessar a informações e ajudar aos usuários a tomar ações em outros sistemas. Os avanços no Agentspace anunciados no Next ‘25 incluem:
- Integração com o Chrome Enterprise: Permite que os usuários pesquisem e acessem todos os recursos de negócios diretamente na caixa de pesquisa do Chrome, simplificando os fluxos de trabalho e aumentando a produtividade.
- Agent Gallery: Oferece aos funcionários uma visão única dos agentes disponíveis em toda a empresa, incluindo os do Google, de equipes internas e de parceiros, facilitando a descoberta e o uso de agentes.
- Agent Assembler: Uma interface sem código para criar agentes personalizados que automatizam tarefas de trabalho diárias ou aprimoram insights. Ele ajuda os funcionários, independentemente de sua experiência técnica, a adaptar os agentes aos seus fluxos de trabalho e necessidades individuais.
- Idea Generation Agent: Usa uma estrutura semelhante a um “torneio” para classificar ideias de maneira eficaz com base em critérios definidos pelos funcionários e pode ajudá-los a refinar ou gerar novas ideias, realizar brainstorming e solucionar problemas.
- Deep Research Agent: Explora tópicos complexos em seu nome e fornece as descobertas em um relatório abrangente e fácil de ler.
Google Workspace: produtividade com tecnologia de IA
O Google Workspace é a ferramenta de produtividade mais popular do mundo com mais de 10 milhões de clientes. Atualmente, mais de 2 bilhões de assistências de IA são fornecidas mensalmente a usuários empresariais no Workspace. Algumas das principais inovações na plataforma apresentadas no Next ‘25 com tecnologia de IA são:
- Ajude-me a analisar: Transforma o Google Planilhas em seu analista de negócios pessoal, identificando insights de seus dados de forma inteligente sem a necessidade de prompts explícitos, capacitando você a tomar decisões baseadas em dados com facilidade.
- Audio Overview no Docs: Cria leituras de áudio de alta qualidade e semelhantes a humanos ou resumos em estilo de podcast de seus documentos. Essas experiências de áudio estarão disponíveis em alpha nas próximas semanas.
- Workspace Flows: Automatiza o trabalho diário e tarefas repetitivas, como gerenciar aprovações, pesquisar clientes, organizar seu e-mail, resumir sua agenda diária e muito mais. O Workspace Flows está começando a ser implementado para clientes em nosso programa alfa a partir de hoje.
- Gemini no Chat: Basta digitar @gemini em qualquer conversa no Chat e ele pode fornecer um resumo detalhado, destacando perguntas em aberto, decisões importantes e próximos passos. Estará disponível no Labs nas próximas semanas.
Google Unified Security: impulsionando a inovação segura com IA
No cenário de ameaças atual, as organizações procuram a melhor maneira, mais fácil e mais rápida de incluir o Google em sua equipe de segurança. Uma das novidades para ajudar as empresas a melhorar as suas capacidades críticas de defesa cibernética inclui o Google Unified Security. O recurso torna todos os aspectos da experiência profissional mais eficientes com o Gemini, criando uma malha de dados de segurança única, escalável e pesquisável em toda a superfície de ataque. Também fornece visibilidade e recursos de detecção e resposta em redes, endpoints, nuvens e aplicativos, além de enriquecer automaticamente os dados de segurança com a mais recente inteligência sobre ameaças do Google para detecção e priorização mais eficazes.
Como as empresas estão inovando com a IA do Google Cloud no Brasil
O uso e a transformação, impulsionada pelas soluções da nuvem do Google, foram compartilhadas por meio de mais de 500 histórias de clientes no Next’ 25. Confira aqui 90 casos de IA da América Latina que estão moldando o futuro da inovação.
- Globo: A Globo está revolucionando a experiência digital do público com o uso de inteligência artificial. Utilizando os modelos de recomendação do Vertex AI, do Google Cloud, a empresa dobrou a taxa de engajamento no Globoplay, aumentando aproximadamente 200% o desempenho do modelo de recomendação “Para Você” em relação a soluções anteriores. Além disso, a Globo implementou o Gemini 1.5 para automatizar a produção de conteúdo no Big Brother Brasil, reduzindo o tempo de geração de resumos, destaques e transcrições e permitindo a criação de narrativas mais envolventes. No setor de publicidade, a empresa também adotou IA generativa para otimizar a análise de anúncios, reduzindo o tempo médio de revisão de 3 minutos para 1 minuto.
- Dasa: A Dasa está transformando a gestão de imagens médicas através da infraestrutura e da IA do Google Cloud ao centralizar o armazenamento de imagens médicas em um repositório unificado e, assim, reduzir custos de infraestrutura legada e garantir acesso ágil ao histórico dos pacientes. Como resultado, o projeto não apenas economizou R$ 7 milhões com gastos em armazenamento on-premise para 2025, como também viabilizou o treinamento de modelos de IA para acelerar diagnósticos e otimizar a experiência dos pacientes, possibilitando a entrega de diagnósticos diferenciados e levando em consideração todo o histórico do paciente.
- Banco Mercantil: O Banco Mercantil desenvolveu uma solução de análise de chamadas telefônicas usando a IA generativa do Google Cloud, para avaliar a qualidade do atendimento ao cliente, extrair indicadores-chave de performance (KPIs) e atribuir pontuações de qualidade aos operadores. Hoje, o sistema processa cerca de 23 mil minutos de áudio provenientes de mais de mil chamadas por mês e alcança 94% de precisão na análise, o que possibilita correções imediatas, assim como um aprimoramento das vendas, do atendimento ao cliente, compliance e gestão de riscos. Além de eliminar a necessidade de avaliações manuais e terceirizadas, o projeto reduziu custos ao ampliar em 120% o volume de chamadas analisadas pela equipe interna. O rápido ciclo de desenvolvimento permitiu lançar uma nova versão a cada 15 dias, contribuindo para maior agilidade operacional, reação aos aprendizados para oferecer uma melhor experiência de uso e mitigação de riscos.
Em inglês, siga todas as notícias do Google Cloud Next’25 em Google Cloud Press Corner e Google Cloud Blog. Para mais informações sobre todos os anúncios feitos no Next ‘25, acesse este blogpost.