
A Samsung Electronics anuncia uma atualização para sua plataforma global de vida conectada, SmartThings — aprimorando ainda mais a experiência de AI Home. O SmartThings traz novos recursos e melhorias a cada trimestre, com o objetivo de proporcionar um estilo de vida mais conveniente e perfeitamente conectado para as pessoas.
O grande destaque desta atualização é a integração do SmartThings com o Samsung Health, que visa melhorar o ambiente de sono dos usuários e, ao mesmo tempo, possibilitar experiências de automação mais personalizadas. A atualização também expande o Calm Onboarding, oferecendo suporte a uma gama maior de dispositivos, além de adicionar compatibilidade com o padrão Matter 1.4.
“A atualização mais recente do SmartThings representa nossos esforços contínuos para tornar a casa inteligente mais intuitiva, conectada e personalizada”, afirmou Jaeyeon Jung, vice-presidente executivo e chefe do SmartThings na Samsung Electronics. “Estamos entusiasmados em continuar expandindo os limites da inovação em casas inteligentes, capacitando as pessoas por meio de personalização e automação aprimoradas, incluindo bem-estar do sono.”
A Samsung Newsroom descreve algumas das principais mudanças abaixo.

▲ (Esquerda) Cartão de resumo do ambiente de sono exibido no Galaxy Now Briefing, (Direita) Relatório detalhado do ambiente de sono

▲ (Esquerda) Tela de configuração da rotina de automação com ações do Samsung TV Plus, (Direita) Recurso de transmissão usando alto-falantes vinculados ao SmartThings |
*A interface do usuário nas imagens acima pode ser diferente da tela real do aplicativo ou pode estar sujeita a alterações.
Ambientes de sono mais inteligentes com a integração do Samsung Health
Relatórios sobre o ambiente de sono1 da Samsung Health em dispositivos Galaxy ajudam os usuários a criar condições ideais para o descanso, fornecendo informações detalhadas sobre fatores-chave — como temperatura, umidade, níveis de dióxido de carbono e intensidade da luz — por meio de dispositivos e sensores conectados. Esses relatórios resumem as condições de sono da noite anterior e oferecem sugestões personalizadas para melhorias.
Quando emparelhado com um Galaxy Watch ou Galaxy Ring, a atualização mais recente permite que o SmartThings ajuste automaticamente o ambiente com base nos horários reais de sono e vigília do usuário2. Por exemplo, é possível definir rotinas para desligar as luzes e a TV na hora de dormir ou para abrir as cortinas e tocar música pela manhã.
Maior flexibilidade com rotinas SmartThings
Com a atualização mais recente, o SmartThings agora oferece suporte a rotinas de automação baseadas em cronogramas recorrentes — semanais, mensais ou anuais — oferecendo flexibilidade adicional para uma variedade de cenários. Por exemplo, os usuários podem alterar automaticamente a cor das luzes inteligentes para comemorar ocasiões especiais, como aniversários de família.
Além disso, as rotinas do SmartThings agora se integram ao Samsung TV Plus nos modelos de TV Samsung de 20253. Isso permite que os usuários incluam preferências de entretenimento em suas rotinas domésticas inteligentes — seja configurando a TV para ligar as notícias pela manhã ou sintonizando automaticamente para um canal favorito em um horário predefinido, garantindo que não percam nenhum programa.
Transmissão via alto-falantes conectados ao SmartThings
Um novo recurso de transmissão permite que as pessoas enviem mensagens de voz por meio de alto-falantes conectados ao SmartThings, tornando a comunicação em casa mais prática. Por exemplo, se um dos pais estiver fora de casa e enviar uma mensagem de voz pelo aplicativo SmartThings — “Já estou chegando em casa, se estiver com fome, pegue um lanchinho na geladeira” — ela será reproduzida automaticamente no alto-falante da casa escolhido. Com a entrega de mensagens em tempo real, as famílias conseguem ficar conectadas independentemente de onde estejam.
Expandindo o Calm Onboarding para mais dispositivos
A Samsung oferece o recurso Calm Onboarding4 desde o final de 2023, simplificando a configuração de eletrodomésticos Samsung adquiridos no Samsung.com ou nas lojas oficiais da Samsung ao vincular todo o processo do produto — do pedido e entrega até a conexão com o aplicativo SmartThings.
Na atualização mais recente do SmartThings, a Samsung está expandindo o Calm Onboarding para incluir dispositivos domésticos inteligentes de terceiros compatíveis, proporcionando uma experiência de conectividade mais intuitiva e integrada. Os usuários que comprarem dispositivos domésticos inteligentes compatíveis com SmartThings diretamente no Samsung.com agora receberão atualizações sobre compra e entrega no aplicativo SmartThings. Além disso, os usuários receberão instruções de integração passo a passo para simplificar a configuração do produto. O lançamento começará na Coreia, com planos de expansão para outros países5.
Suporte para o Matter 1.4
O SmartThings continua a avançar no cenário da IoT ao expandir seu suporte para o Matter 1.4. A versão mais recente do padrão inclui uma ampla gama de dispositivos de gerenciamento de energia, como aquecedores de água, bombas de calor, dispositivos solares, sistemas de armazenamento de bateria, interruptores de controle liga/desliga instalados e dispositivos de controle de carga reguláveis (dimmer) instalados. Essas novas categorias de dispositivos compatíveis complementam os tipos de dispositivos populares já existentes, como luzes, termostatos, interruptores, condicionadores de ar, purificadores de ar, ventiladores, fechaduras de portas e muito mais.
Ao integrar rotinas alimentadas por AI, ampliar a compatibilidade de dispositivos e adotar o mais recente padrão Matter, o SmartThings reforça seu compromisso contínuo com a inovação, tornando a casa conectada mais inteligente, energeticamente eficiente e perfeita para as pessoas e suas famílias.
1 O recurso de relatório do ambiente de sono está disponível em smartphones Samsung Galaxy com One UI 7.0 ou posterior e Samsung Health versão 6.29 ou posterior. A disponibilidade pode aumentar futuramente. Para obter mais informações sobre dispositivos compatíveis que podem avaliar ambientes de sono, consulte o relatório de condições de sono na seção “Como usar” no aplicativo SmartThings.
2 Definir rotinas com base nas condições de sono pode não ser compatível em alguns países. Este recurso está disponível em smartphones Samsung Galaxy com One UI 7.0 ou Samsung Health versão 6.29 ou posterior, com planos de expansão para outros dispositivos no futuro. É necessário um dispositivo conectado capaz de detectar o sono e a vigília — como a série Galaxy Watch4/5/6/7, Galaxy Watch Ultra, Galaxy Fit3 e Galaxy Ring. Para obter mais informações, consulte a seção “Acessórios” na aba de sono do aplicativo Samsung Health.
3 Ainda sem data de lançamento para o mercado brasileiro.
4 Em abril de 2025, o recurso Calm Onboarding para produtos Samsung estará disponível em 14 países, incluindo Coreia, Estados Unidos, Austrália, Brasil, França, Alemanha, Itália e Reino Unido. Mais expansões estão planejadas ao longo do ano.
5 Este suporte será oferecido em países onde o IoT Marketplace, que vende dispositivos domésticos inteligentes compatíveis com SmartThings no Samsung.com, está disponível. Inicialmente, será lançado na Coreia e, gradualmente, expandido para outros países.