
A Samsung Brasil e a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo realizam no Brasil o primeiro ecocardiograma à distância, um dos principais exames diagnósticos relacionados à saúde do coração. O procedimento inovador utiliza o sistema de virtualização e streaming SonoSync, que transmite imagens médicas de alta definição em tempo real ou gravadas.
Segundo o cardiologista Marcelo Nishiyama, da BP, o principal benefício é a possibilidade de realizar o exame em tempo real, com o médico e o paciente em um local conectados a um especialista em ecocardiograma, que pode estar muito distante, até a milhares de quilômetros. “Através das imagens do coração, podemos avaliar sua anatomia e função. O especialista em ecocardiografia pode orientar sobre o melhor posicionamento do equipamento para obter as imagens, fazer as medições e coletar as informações necessárias para o diagnóstico e a definição do tratamento, que pode até mesmo ser uma cirurgia”, explica.
O procedimento foi demonstrado no 13º Congresso de Imagem Cardiovascular (DIC), em Salvador (BA), em agosto de 2024, marcando este avanço significativo para a consolidação da telemedicina no Brasil. O SonoSync, equipamento de ultrassom da Samsung, modelo V8, localizado em São Paulo, era operado por uma médica para a aquisição de imagens de um paciente voluntário. Em Salvador, os médicos Miguel Osman Dias Aguiar e Rafael Piveta, responsáveis pelo setor de ecocardiograma da BP, comandaram o equipamento remotamente, utilizando a lousa interativa Samsung. Durante a apresentação, a ferramenta permitiu a eles congelar imagens, realizar medidas e cálculos, fazer ajustes e comentar tudo em tempo real, enquanto interagiam via áudio e vídeo com a equipe médica de São Paulo, promovendo uma dinâmica de colaboração eficiente e precisa.
A BP e a Samsung planejam levar a inovação, junto a outros parceiros, a vazios assistenciais no país. Entre as doenças em que ecocardiograma tem um papel importante estão as valvopatias e a insuficiência cardíaca, entre outras disfunções, que precisam ser detectadas também para o acompanhamento preventivo do paciente, inclusive para o ajuste de medicamentos. “Apesar de as doenças cardiovasculares serem as mais prevalentes no país, o número de médicos especialistas em ecocardiograma é reduzido no Brasil, com concentração nos grandes centros”, destaca Nishiyama. A nova tecnologia também poderá ser aplicada para ensino e treinamento de profissionais e a casos que demandam uma segunda opinião, com a possibilidade de serem conectados médicos especialistas e experientes em determinadas patologias.
“Graças a essa tecnologia colaborativa, um profissional sem tanta experiência pode realizar um exame com a orientação remota de um especialista, sem a necessidade de deslocamento físico. Isso transforma o SonoSync não apenas em uma ferramenta consultiva, mas também em um poderoso recurso educacional, especialmente em um país de dimensões continentais como o nosso”, ressaltou Juarez Melo, gerente de serviços e IT Solutions da HME da Samsung Brasil.
Saiba mais sobre o SonoSync
O SonoSync1 se presta ao acompanhamento de exames por diferentes profissionais simultaneamente, funciona como um sistema de streaming para transmissão de imagens médicas em alta definição e em tempo real desde a sala de exame para um dispositivo remoto, tal como computador, tablet ou smartphone com conexão à internet, e representa uma revolução na forma como os diagnósticos por imagem são realizados e compartilhados no Brasil. Trata-se de uma solução eficaz para superar barreiras geográficas e capacitar médicos em todo o país, e é parte do compromisso contínuo da Samsung em fornecer tecnologia de ponta para melhorar a qualidade da saúde e a formação de profissionais da saúde.
“A realização desse ecocardiograma à distância durante o DIC foi um marco, não apenas pela inovação tecnológica, mas pela maneira como conectamos equipes médicas de dois estados em tempo real. O aspecto colaborativo do SonoSync é transformador, permitindo que médicos, estudantes e pacientes se beneficiem de uma troca de conhecimento e experiências que antes era impossível. Essa tecnologia tem um imenso potencial para revolucionar o campo da medicina ao criar oportunidades para a prática médica e a educação em saúde”, finaliza Walter Brandstetter, gerente clínico da divisão de HME da Samsung Brasil.
Saiba mais sobre as soluções e novidades da divisão de HME na Samsung Newsroom Brasil.
1O SonoSync não pode ser usado para fins de diagnóstico em todos os momentos. Sua disponibilidade pode variar em diferentes países, de acordo com as aprovações regulatórias.