
Líder global no mercado de TVs há 19 anos1, a Samsung destaca iniciativas sustentáveis aplicadas ao ciclo de vida completo de seus televisores. Da escolha de materiais à reciclagem de dispositivos, a empresa tem investido em soluções que reduzem o impacto ambiental e promovem a economia circular.
Na primeira etapa, a escolha dos materiais é pensada minuciosamente. Assim, são usados plástico reciclado pós-consumo2, plástico reciclado químico3 e material de grafite reciclado4 em muitos dos componentes. Já nas linhas Neo QLED, QLED e OLEDa meta é utilizar 100% de energia renovável até 2027, além de otimizar o consumo energético durante a fabricação. Como reconhecimento, a Samsung conquistou a Certificação Platina “Zero Waste Landfill”5, que comprova o descarte correto de resíduos em todas as suas operações globais.
Outro avanço relevante é a eliminação do cádmio – elemento tóxico à saúde e ao meio ambiente – da tecnologia de pontos quânticos (QD) usada nas TVs Neo QLED e QLED. A Samsung foi a primeira empresa do setor a adotar essa inovação em 2015. A película QD recebeu certificação de conformidade com a diretiva de Restrição de Substâncias Perigosas (RoHS) e foi verificada como não contendo cádmio pelo instituto de certificação global, Société Générale de Surveillance (SGS).
Na fase de distribuição, a Samsung já eliminou fitas plásticas e grampos metálicos das embalagens de suas TVs, assim como da cadeia logística, aumentando sua reciclabilidade e reduzindo resíduos.
E mesmo após a compra, a sustentabilidade continua sendo uma prioridade. Durante o uso, o controle remoto SolarCell6 recarrega com luz solar e iluminação interna, substituindo as baterias descartáveis e reduzindo o desperdício eletrônico e o consumo de energia. Já os modos inteligentes de economia de energia dos televisores, como o ajuste automático de brilho e a detecção de movimento, contribuem para um consumo ainda mais eficiente.
Reconhecimento internacional
A empresa recebeu o Prêmio de Gerenciamento Sustentável de Materiais (SMM) da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) pelo controle remoto SolarCell, por exemplo, além dos títulos de Produto Verde do Ano e Vencedor de Energia do Ano pelo modelo Neo QLED 8K.
Além disso, TVs como Neo QLED e QLED, contam com certificações ambientais de destaque global, como EPEAT, Certificação de Redução de Carbono da TÜV Rheinland, The Carbon Trust: Redução de Carbono e Pegada de Carbono.
“A Samsung Electronics estabeleceu uma estratégia de gestão ambiental com objetivos específicos em médio e longo prazo e métodos de implementação que visam contribuir para a preservação do ambiente. Entre elas, estão incorporar plástico reciclado em todas as gamas de dispositivos móveis, TVs e eletrodomésticos, e atingir zero emissões líquidas diretas e indiretas de carbono até 2050”, afirma Guilherme Campos, diretor da divisão de TV, Áudio e Monitores da Samsung Brasil.
Reciclagem e conveniências para o consumidor
Para além das TVs, a Samsung também oferece serviços de reciclagem de dispositivos em desuso. As iniciativas estão disponíveis nos canais de atendimento Samsung Smart Xperience, inclusive nos pontos físicos Samsung Smart Centers. Entre os serviços, destacam-se:
- EcoTroca: Programa de troca de dispositivos antigos por descontos em novos produtos, a partir do descarte correto de eletrônicos, independente da marca ou condição;
- Samsung Recicla:Coleta gratuita de resíduos eletrônicos de qualquer fabricante nos pontos de atendimento físico da marca, com destinação segura e ecologicamente correta;
- Renova Contigo: Venda autônoma de acessórios e peças para pequenos reparos, como controles remotos e outros itens.
Para mais informações, você pode contar com o atendimento personalizado da Samsung, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Saiba mais sobre o Smart Xperience pelo link.
1 Com base em estudo realizado pela Omdia, acessível em: Link
2 Usado para suporte, tampa traseira e do alto-falante, com pelo menos 10% de plástico reciclado.
3 Usado na moldura traseira com pelo menos 10% de plástico reciclado. O material contém 10% de resíduos de óleo de cozinha/ resíduos agrícolas de matérias-primas à base de vinil.
4 Usado para dissipação de calor dentro da TV, aplicado a 5 das 6 folhas de grafite dentro do produto. O material vem de baterias usadas aplicadas à folha de grafite.
5 Taxa de desvio de recursos de 99,5% ou superior. Emitido pela organização global de certificação de segurança Underwriters Laboratories (UL)
6 Para carregar o controle remoto SolarCell utilizando energia solar, coloque-o virado para cima. Pode ser carregado em um ambiente com luzes internas acesas ou perto de uma janela para absorver a luz solar natural. Se a bateria do controle estiver descarregada, pode carregá-la com um cabo USB-C. Para verificar o nível de bateria restante do controlo remoto, consulte o menu TV (Definições > Geral > Poupança de energia > Bateria disponível do controlo remoto). O carregamento utilizando energia solar não funciona caso a bateria do SolarCell esteja totalmente descarregada. O design e a disposição dos botões do controle remoto SolarCell podem variar de acordo com a região.