
A Samsung celebra mais um ano de impacto positivo do seu programa de cidadania corporativa, Solve for Tomorrow1, na América Latina, destacando projetos inovadores idealizados por jovens estudantes de escolas públicas que aplicam a metodologia STEM, desenvolvendo a criatividade e o raciocínio crítico por meio da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O resultado é a formação de jovens engajados com o desenvolvimento sustentável despertados por projetos que eles mesmos desenvolveram com a ajuda de seus professores para solucionar problemas reais em suas comunidades.
Para Helvio Kanamaru, diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para América Latina, os projetos de 2024 trazem relevantes exemplos de como o programa Solve for Tomorrow, que está no Brasil desde 2014, pode transformar a vida dos alunos de escolas públicas.
“Ver a dedicação desses jovens em aplicar o conhecimento STEM para inovar e criar soluções para suas comunidades é inspirador. A Samsung acredita no poder da educação como motor de transformação social e o Solve for Tomorrow é a materialização do nosso compromisso ‘Together for Tomorrow! Enabling People’. Convidamos os jovens a colocar em prática o que eles aprendem na escola e, com isso, se tornam importantes agentes de transformação positiva”, afirma.
Os projetos de 2024 evidenciam a capacidade dos jovens em propor soluções criativas e sustentáveis. No Brasil, o “Pharmakos“, um dispensador automático de medicamentos, inicialmente pensado para o familiar de um dos participantes, demonstra potencial para reduzir os 30% erros de medicação identificados pela Anvisa2. Já no México, um aplicativo criado pelos jovens estudantes oferece suporte essencial para a reabilitação de pessoas com próteses, da qual a maior parte delas enfrenta dificuldades no uso desses dispositivos.
A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade também se destacou nesta edição. Na Costa Rica, uma “colmeia inteligente” foi idealizada para otimizar a apicultura e preservar as abelhas, cruciais para a produção global de alimentos, como aponta a FAO3. A inovação inclui um método automatizado e menos invasivo de extração de apitoxina, um produto de alto valor agregado.
Além disso, a riqueza natural da Colômbia inspirou jovens a produzirem biocombustível a partir de cactos locais, uma alternativa promissora que não compete com a produção de alimentos, conforme ressalta o IICA4. No Peru, um projeto STEM impulsionou a sustentabilidade rural com soluções ecológicas para a agricultura, buscando reduzir a dependência de fertilizantes importados, uma questão levantada pela FAO5.
A inclusão foi o foco na Bolívia. O “GP EYES” desenvolveu uma bengala inteligente com comando de voz e compartilhamento de localização para auxiliar pessoas cegas a se locomoverem com mais autonomia. Já na Argentina, foi apresentado um projeto que transforma bitucas de cigarro em tijolos sustentáveis para moradias, utilizando 60% de material reciclado e oferecendo uma solução acessível e de baixo impacto ambiental.
O Solve for Tomorrow não apenas incentiva a criação de soluções inovadoras, mas também oferece treinamento e mentoria para alunos e professores, fortalecendo o ecossistema de inovação, reduzindo a evasão escolar e preparando os jovens para os desafios do futuro.
Para saber mais sobre o projeto e os cases da América Latina, acesse o site oficial ou a Samsung Newsroom Brasil.
1 Certificado de Autorização SPA/MF N° 03.040791/2025.
3 https://www.fao.org/world-bee-day/es/
5 https://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1538954/