As câmeras DSLR, predominantes em pontos turísticos até poucos anos atrás, são raramente vistas nos dias de hoje. Isso acontece porque todo o processo para criar a foto perfeita — desde o momento da captura até a edição do resultado — pode agora ser realizado facilmente com um smartphone na palma da mão.
A Samsung Electronics conduziu a evolução da câmera Galaxy sob três princípios de desenvolvimento:
- Proporcionando a alta qualidade de imagem para qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer momento
- Oferecendo recursos que satisfazem até mesmo os usuários profissionais
- Oferecendo a capacidade de criar conteúdo com edição fácil e simples
A linha Galaxy S25 — composta pelo Galaxy S25, Galaxy S25+, Galaxy S25 Ultra e o novo Galaxy S25 Edge — é o ápice dessas inovações, proporcionando uma experiência de câmera que ultrapassa os limites dos smartphones graças aos sensores com até centenas de milhões de pixels, processadores de alto desempenho e modelos avançados de inteligência artificial (AI).
Então, como surgiu a experiência revolucionária da câmera da linha Galaxy S25? A Samsung Newsroom conversou com os desenvolvedores de câmeras da Área de Soluções Visuais da MX Business da Samsung para ouvir a história diretamente deles.

▲ (Da esquerda para a direita) Jihye Kim, Pyojae Kim, Yunju Bae e Wonchul Choi da Equipe de Soluções Visuais da MX Business |
De paisagens a retratos, cada momento é cristalino
O Galaxy S25 Ultra é equipado com uma câmera ultra grande angular de 50 MP, a primeira da série Galaxy. “Isso significa que as fotos com um ângulo de visão amplo podem ser registradas com maior clareza e detalhes”, disse Wonchul Choi, que liderou o desenvolvimento da qualidade da câmera. “Otimizamos não apenas as atualizações de hardware, como sensores e lentes de alta resolução, mas também a tecnologia de software, criando um sistema que permite aos modelos de AI operarem organicamente”, explicou Choi. Como uma dica para aproveitar ao máximo o recurso, ele acrescentou: “A câmera ultra grande angular é ideal para capturar paisagens vastas, mas também pode ser usada para fotos em close para criar uma sensação única de profundidade”.

▲ Wonchul Choi |
O ProVisual Engine, que usa tecnologia alimentada por AI para aprimorar a experiência da câmera, também evoluiu. “Analisamos uma gama completa de tons de pele e preferências e trabalhamos para usar a tecnologia AI para apresentar opções para uma variedade maior de pessoas. Para obterem melhores resultados, os desenvolvedores de várias faixas etárias fizeram retratos em diferentes ambientes”, disse Choi, explicando a experiência aprimorada de retrato em comparação com os modelos anteriores. “As tecnologias de reconhecimento e processamento de AI analisam elementos como a pessoa, a roupa e o fundo da foto e otimizam cada área para destacar os detalhes mais finos, como a textura do cabelo e até mesmo as pupilas da pessoa”.
O recurso Nightography1 para filmagem em condições de pouca luz também foi aprimorado. “Para a linha Galaxy S25, nós nos concentramos muito na gravação de vídeos”, disse Choi. “Aplicamos o HDR de 10 bits como padrão para vídeos a fim de obter uma qualidade de imagem mais realista e rica, e aplicamos uma solução que separa o objeto do fundo e analisa o movimento para remover o ruído com precisão”, disse ele.
Fotografar e editar com qualidade similar a DSLR como um profissional
É possível obter resultados com qualidade DSLR com uma câmera de smartphone? O novo recurso Abertura Virtual do aplicativo Expert RAW2 cria profundidades de campo e efeitos de abertura semelhantes aos de uma câmera DSLR, proporcionando resultados de alta qualidade que parecem ter sido capturados por um profissional.
“Aplicamos uma interface que recria o efeito de alterar a abertura de uma lente em uma câmera DSLR, permitindo que as pessoas selecionem com flexibilidade profundidades de campo maiores ou menores”, disse Pyojae Kim, que liderou o desenvolvimento do recurso Abertura Virtual, antes de acrescentar com orgulho que a inovação baseada em AI supera as limitações físicas dos smartphones.

▲ Pyojae Kim |
Reproduzir as profundidades de campo e os efeitos bokeh exclusivos das câmeras DSLR foi uma tarefa desafiadora. O banco de dados de imagens de treinamento foi criado com mais de 200.000 fotos registradas simultaneamente com câmeras Galaxy e DSLR. “Tivemos que controlar manualmente o foco e a exposição da câmera DSLR, e houve momentos de nervosismo em que tivemos que descartar nosso trabalho árduo porque as fotos estavam fora de foco ou foram tiradas com a exposição errada”, disse Kim. “Aprendemos como é difícil obter dados”.
Enquanto as fotos têm uma qualidade semelhante à de uma DSLR, os vídeos agora podem ser filmados no modo Log Video, um recurso normalmente encontrado em câmeras digitais usadas por profissionais. O Log Video é um formato de gravação que facilita a correção de cores na pós-produção e a criação de vídeos de alta qualidade. Para tornar os vídeos de registro acessíveis ao usuário comum, a linha Galaxy S25 conta com o recurso de correção de cores, que permite aos usuários corrigirem facilmente suas filmagens no aplicativo Galeria com o toque de um botão.
Edição de AI divertida e fácil com apenas alguns toques
Apresentado pela primeira vez na série Galaxy S24, a Edição Generativa3 evoluiu a passos largos na série Galaxy S25. “Nós nos concentramos em aprimorar os recursos divertidos e úteis que somente a AI generativa pode oferecer”, disse Jihye Kim. “Aprimoramos os modelos de AI para que apenas um simples toque possa reconhecer áreas com precisão, e apagá-las ou adicionar a elas com facilidade. Também fizemos melhorias em cada uma das tecnologias envolvidas”.

▲ Jihye Kim |
Os modelos de AI usados para o Edição Generativa e outros recursos de AI generativa foram desenvolvidos por meio da parceria contínua com o Google. “Os membros da minha equipe e eu nos revezamos em viagens ao Campus do Google em São Francisco, ficando cerca de um mês por vez”, disse Jihye Kim. “Lembro-me de ficar acordada até tarde da noite, compartilhando ideias com os desenvolvedores para aprimorar o modelo”.
A natureza da AI generativa, que produz resultados diferentes, muitas vezes representou desafios durante o desenvolvimento. “Sempre pensamos em como avaliar quantitativamente os resultados em uma situação em que eles mudam constantemente. Também tivemos que prever uma ampla gama de casos extremos para evitar que a AI produzisse imagens inadequadas”, explicou ela.
A novidade da série Galaxy S25 e da linha Galaxy como um todo é o recurso Melhor Rosto4. Esse recurso seleciona as melhores expressões faciais de até cinco pessoas de várias fotos em movimento e as compõe em uma única foto de grupo perfeita. “O recurso Melhor Rosto não só pode mudar um rosto de olhos fechados para um rosto de olhos abertos, mas também pode mudar um rosto de olhar para o lado para olhar para frente”, disse Kim. “Minha mãe fechava os olhos toda vez que tirávamos fotos em família e, por isso, tínhamos que refazê-las várias vezes. É muito útil nesse tipo de situação”, acrescentou ela com uma risada.
Uma experiência de filtro AI única que capta a essência de cada pessoa
Com o recurso Crie Filtros5, a série Galaxy S25 também oferece uma variedade de filtros que capturam intuitivamente a estética exclusiva de cada pessoa.
“Aprimoramos este recurso AI para que qualquer pessoa possa capturar com mais facilidade as cores ou o tom de suas fotos favoritas, além de melhorar toda a experiência para torná-la ainda mais intuitiva”, disse Yunju Bae, que liderou o desenvolvimento do recurso Crie Filtros. “Passamos por ajustes detalhados e repetidas avaliações para equilibrar tecnologia e estética e aperfeiçoar a qualidade”.

▲ Yunju Bae |
O recurso Crie Filtros permite que os usuários escolham uma foto da qual gostem e utilizem a AI para analisar a cor e o tom da imagem para produzir um filtro personalizado. “Muitas vezes olho para uma foto e penso: ‘Quero tirar uma foto com esse tipo de tom’, então quis facilitar a recriação do tom que me agrada sem passar por uma edição complexa”, disse Bae ao explicar o contexto por trás do desenvolvimento do recurso.
Os novos filtros de estilo de filme do Crie Filtro capturam naturalmente a estética exclusiva do filme analógico. “A aparência e a sensação do filme analógico é uma área subjetiva, por isso passamos por muitas tentativas e erros para quantificá-la para a reprodução digital”, disse Bae. “Analisamos muitos filmes reais e, por meio de constantes experimentos e ajustes, fizemos um progresso significativo na representação numérica para reproduzir adequadamente a estética do filme analógico”, disse ela. Bae também expressou sua gratidão pelos vários experimentos e análises realizados em colaboração com a Samsung Research, que desempenharam um papel fundamental no aprimoramento da confiabilidade técnica do Crie Filtros.
O futuro da experiência visual da câmera Galaxy
A série Galaxy S25 estabeleceu um novo padrão para câmeras móveis, mas a Área de Soluções Visuais está apenas começando. Os desenvolvedores já trabalham em inovações ainda maiores para moldar o futuro das imagens dos smartphones.
Questionado sobre os planos e as ambições da equipe para o futuro, Wonchul Choi respondeu: “Nossa meta é fortalecer ainda mais os fundamentos da qualidade de imagem da câmera, maximizando a conveniência e a acessibilidade para que ela possa ter o melhor desempenho, não importa onde ou quando seja usada”.
“Planejamos analisar a resposta do mercado a Abertura Virtual e incorporá-la ao modo Retrato. Ao continuarmos a expandir os recursos, trabalhamos para que a qualidade das fotos das melhores câmeras DSLR do mercado possa ser experimentada em dispositivos móveis”, acrescentou Pyojae Kim.
“Fizemos o possível para melhorar continuamente a qualidade e apresentar novos recursos de AI generativa às pessoas, mas sempre há espaço para melhorar. Vamos tornar esses recursos mais acessíveis para que os consumidores possam utilizar os poderes da AI generativa com mais facilidade e conforto”, disse Jihye Kim.
Compartilhando suas ousadas aspirações, Yunju Bae concluiu: “Queremos expandir a experiência de filmagem até o ponto em que as sensibilidades artísticas e a tecnologia se misturem naturalmente por meio da AI. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência que seja boa o suficiente para substituir diferentes tipos de hardware”.
As câmeras dos smartphones não são mais apenas um recurso técnico. Elas se tornaram itens icônicos e indispensáveis que capturam e compartilham as histórias da vida. A câmera Galaxy está em constante evolução para facilitar a criação de fotos e vídeos de alta qualidade e a personalização do conteúdo. À medida que ela evolui, também evoluem as formas como as pessoas veem, compartilham e moldam os momentos que mais importam.
Para saber mais sobre a série Galaxy S25, incluindo o Galaxy S25 Ultra e o novo Galaxy S25 Edge, visite a Samsung Newsroom Brasil e Samsung.com/br.
1 A qualidade da imagem utilizando o recurso Nightography pode variar conforme condições de disparo, incluindo múltiplos objetos, condições de baixa luminosidade, falta de foco ou objetos em movimento.
2 O Expert RAW pode ser baixado na Galaxy Store. O aplicativo está disponível para modelos Galaxy S20 ou posteriores
3 A Edição Generativa requer uma conexão de rede e login na conta Samsung. Editar com a Edição Generativa resulta em uma foto redimensionada de até 12MP. Uma marca d’água visível é sobreposta à saída da imagem ao salvar, a fim de indicar que a imagem foi gerada por IA. A precisão e confiabilidade da saída gerada não são garantidas.
4 O recurso Melhor Rosto está disponível apenas no Galaxy A56 5G. O recurso “Foto em movimento” deve estar ativado antes de capturar as imagens (Ao abrir a câmera, no canto superior direito pressione o ícone “Foto em movimento”).
5 O recurso Crie Filtros não está disponível na configuração de proporção de 3:4 64MP. Sua disponibilidade pode variar com base no modelo do seu dispositivo e na versão do software. A disponibilidade do filtro pode variar com base nas configurações de resolução e proporção de tela.