Como nova central da casa inteligente as TVs LG vão além do entretenimento

A televisão deixou de ser apenas uma tela para filmes e séries e hoje pode ser o coração da casa conectada. A LG Electronics vem liderando essa transformação com as novas gerações de TVs que combinam inteligência artificial, integração com diversos dispositivos e funções que vão muito além do entretenimento. Com a evolução da plataforma LG ThinQ™ e a constante atualização do webOS, as TVs da marca assumem o papel de centrais de controle da casa inteligente, permitindo ao usuário gerenciar eletrodomésticos e automações diretamente da tela da sala.
 

“Hoje, a televisão é o dispositivo mais presente no ambiente familiar, e tem o potencial de unir todos os pontos de contato tecnológicos do lar”, afirma Diego Oliveira, especialista de TV da LG. “Na LG, entendemos que a experiência do consumidor vai além da qualidade de imagem. Por isso, nossos televisores são projetados para integrar conforto, conectividade e controle em um único lugar”, explica.
 

A partir de 2025, as TVs LG com webOS passam a contar com o recurso Home Hub, que transforma o televisor em um centro de controle doméstico inteligente, compatível com os principais padrões do mercado. A funcionalidade permite monitorar e operar dispositivos conectados diretamente pela TV, oferecendo uma experiência centralizada e intuitiva.
 

Entre os destaques do Home Hub estão a compatibilidade com Google Home e Matter, ampliando significativamente o ecossistema de dispositivos que podem ser integrados. As TVs LG funcionam como controladoras para dispositivos Wi-Fi compatíveis, além de aparelhos LG conectados via ThinQ e dispositivos IoT de outras marcas – como Philips Hue, LIFX e IKEA – sem necessidade de login adicional.

A interface do Home Hub organiza os dispositivos em três categorias principais:

  • LG ThinQ: equipamentos LG e Matter registrados no app ThinQ;

     
  • Google Home: dispositivos conectados à conta Google, incluindo os que utilizam Matter;

     
  • Outros IoT: dispositivos emparelhados diretamente com a TV.

     

Além do controle de dispositivos, o Home Hub oferece integração com recursos como entrada HDMI, conexão com o celular, saída de som e guias úteis. Outro diferencial está nas Rotinas Inteligentes, que permitem executar comandos automatizados criados no app ThinQ diretamente pela TV – tornando o controle do lar ainda mais prático e eficiente.
 

Essas funcionalidades ganham ainda mais valor com o conceito de “Inteligência Afetiva”, apresentado recentemente pela LG. A tecnologia reconhece hábitos, preferências e padrões de uso do usuário, e adapta automaticamente a TV a essas rotinas – ajustando, por exemplo, o brilho da tela ao longo do dia, sugerindo conteúdos baseados em interesses reais e propondo ações integradas a outros aparelhos da casa.
 

Essa convergência de recursos posiciona a TV como um elemento estratégico na experiência de casa inteligente. Além de facilitar a vida do consumidor com comandos centralizados, ela permite otimizar recursos, ganhar tempo e proporcionar mais conforto no dia a dia. A integração com o app LG ThinQ™, acessível pela TV ou pelo smartphone, garante que o controle da casa esteja sempre à mão, de forma simples e segura.
 

Com essa proposta, a LG reforça seu compromisso em colocar o usuário no centro da inovação. Mais do que assistir a um filme, agora é possível ajustar o clima da casa, verificar dispositivos conectados ou iniciar uma rotina automatizada – tudo isso sem sair do sofá. A TV se transforma, literalmente, em uma peça central da casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *