[Entrevista] “Pensei que fosse papel de verdade” — A história por trás do Samsung Color E-Paper: a solução de sinalização digital que exibe 2,5 milhões de cores sem consumo contínuo de energia

De cardápios e ofertas promocionais a anúncios publicitários, a sinalização digital se tornou um meio essencial para transmitir informações em espaços comerciais. Agora, surgiu um novo tipo de display capaz de mostrar imagens sem necessidade de energia elétrica contínua.

A Samsung Electronics lançou no Brasil, no Business Experience Studio, o Color E-Paper de 32 polegadas, uma solução de sinalização digital de consumo ultrabaixo de energia, capaz de oferecer imagens ricas e de alta qualidade.

Por trás deste produto inovador está a tecnologia proprietária Color Imaging Algorithm da Samsung, desenvolvida por meio de uma colaboração estreita entre a divisão de Visual Display (VD) e a Samsung Research.

A Samsung Newsroom conversou com dois profissionais-chave no desenvolvimento do produto, Daewoong Cho, da divisão de Visual Display, e Iljun Ahn, da Samsung Research, para conhecer mais sobre a criação do Color E-Paper.

Mudança de paradigma: ultrafino, ultraleve e de consumo ultrabaixo

O Color E-Paper estabelece um novo padrão para a sinalização digital, redefinindo o hardware, os métodos de operação e a expressividade visual do conteúdo.

O modelo EM32DX com 32 polegadas, lançado globalmente, apresenta um perfil ultrafino de apenas 8,6 milímetros em seu ponto mais estreito e pesa apenas 2,5 quilos com a bateria.

Daewoong Cho da divisão de Visual Display 

“Projetamos o dispositivo para ser ultrafino e ultraleve, de forma que possa ser facilmente instalado, mesmo em espaços pequenos”, explicou Cho, que liderou o desenvolvimento de hardware do Color E-Paper. “Essa versatilidade permite que ele funcione como menu na entrada de um café ou como elemento decorativo de parede, com apelo emocional e sazonal.”

Um dos maiores diferenciais do Color E-Paper é seu consumo energético ultrabaixo: ele consome apenas 0,00W1 ao exibir uma imagem estática. Isso permite que o conteúdo permaneça visível por longos períodos apenas com energia da bateria, reduzindo significativamente o consumo em ambientes comerciais. A troca de imagem também consome apenas uma quantidade mínima de energia. Como parte do compromisso da Samsung com a sustentabilidade, o produto utiliza plásticos reciclados em sua moldura e é entregue em embalagem ecológica.

O conteúdo do Color E-Paper pode ser facilmente criado, substituído e gerenciado por meio da plataforma Samsung VXT

O Samsung VXT aprimora a experiência do Color E-Paper com otimização da visibilidade do conteúdo, uma função de visualização que garante a precisão das cores antes da implantação e outros recursos convenientes.

Um display que funciona sem alimentação continua

O segredo do consumo ultrabaixo do Color E-Paper está em seu método único de exibir imagens.

Iljun Ahn da Samsung Research

“Enquanto displays LCD convencionais usam retroiluminação, o Color E-Paper organiza seis cores de tinta digital em locais precisos, como se fosse uma impressão em papel”, explicou Ahn, que participou do desenvolvimento da tecnologia de aprimoramento de imagem do produto. “É isso também que dá ao display sua textura visual confortável para os olhos”.

O display é composto por milhões de microcápsulas, cada uma contendo partículas de tinta nas cores vermelho, amarelo, branco e azul. Quando um sinal elétrico é aplicado, as partículas selecionadas sobem à superfície e formam até seis cores.

“Esse processo se assemelha muito ao princípio da impressão em que a tinta adere ao papel”, explicou Ahn. “Uma vez formada a imagem, ela pode ser mantida semi-permanentemente sem consumo adicional de energia.”

Imagens ricas com apenas seis cores graças à tecnologia proprietária da Samsung

As vantagens do Color E-Paper vão além da eficiência energética. O produto consegue reproduzir cores vibrantes e naturais com apenas seis cores, graças ao Color Imaging Algorithm, tecnologia desenvolvida exclusivamente pela Samsung Electronics.

“Produtos convencionais apresentavam limitações para reproduzir com precisão as cores de entrada, além de problemas como distorções e ruído. Foi preciso encontrar uma solução, e foi aí que a divisão de Visual Display e a Samsung Research se uniram para desenvolver essa tecnologia”, explicou Ahn.

O processo de renderização de cores do Color E-Paper, alimentado pelo Color Imaging Algorithm .

O ponto de partida para o desenvolvimento do Color Imaging Algorithm, que aprimora tanto a expressividade quanto a visibilidade das cores, foi o Sistema Visual Humano (em inglês, Human Visual System – HVS). O algoritmo foi construído com base em um aspecto fundamental da visão humana: o olho percebe a cor média de uma determinada região, em vez de focar nas cores de pixels individuais.

“Aproveitando essa característica, conseguimos gerar a percepção de diferentes cores combinando naturalmente as seis disponíveis. O segredo está na otimização da proporção e da disposição dessas combinações para evitar distorções visuais”, completou Ahn.

Cálculo de proporções: extração de mapa de probabilidade

Displays e-paper convencionais usam técnicas de difusão de erro2 para aproximar imagens digitais com uma paleta limitada de cores. Embora eficazes, esses métodos apresentam desvantagens significativas, como distorção visual e processamento lento.

Para superar essas limitações, a Samsung criou uma abordagem inovadora que calcula a probabilidade de posicionar certas cores em regiões específicas, permitindo uma expressão de cor mais precisa.

Color Imaging Algorithm calcula pesos específicos de cores como distribuições de probabilidade

Ao calcular os “pesos” das cores como probabilidades, o Color E-Paper consegue exibir cerca de 2,5 milhões de tonalidades distintas com apenas seis cores, um aumento de 40 vezes em relação às cerca de 60 mil tonalidades possíveis com métodos tradicionais.

Otimização da disposição das cores: amostragem cromática

Além das proporções, a forma como as cores são dispostas também é essencial para a qualidade da imagem. Com base no mapa de probabilidade, os desenvolvedores da Samsung aplicaram uma técnica de amostragem baseada em ruído azul3 para atribuir cores pixel a pixel, garantindo uma renderização suave e uniforme.

O processo de amostragem de cores baseado em ruído azul

(Esquerda) Promoções de supermercado ganham vida em cores vivas em um display Samsung Color E-Paper; (Direita) Uma visão ampliada da cebola demonstra como várias combinações de cores naturalmente produzem tons e matizes.

Essa tecnologia avançada do Color Imaging Algorithm reduz significativamente a fadiga ocular e proporciona imagens com bordas suaves e naturais, como impressões em papel.

A tecnologia Color Imaging Algorithm da Samsung supera as deficiências do papel eletrônico convencional.

Uma tecnologia reconhecida mundialmente com um futuro promissor

Com reações como “Pensei que fosse papel de verdade!” e “Onde está o cabo de energia?”, muitas pessoas ficam surpresas ao ver o Color E-Paper pela primeira vez. A inovação chamou atenção na edição deste ano da Integrated Systems Europe (ISE) — a maior feira europeia de displays — e recebeu três prêmios “Best of Show” no ISE 2025 Awards.

“Fiquei muito orgulhoso ao saber que uma marca global, que antes usava apenas sinalização analógica, começou a considerar seriamente a transformação digital depois de ver o Color E-Paper na ISE 2025”, lembrou Daewoong Cho.

“As cores naturais e com aparência de papel do Color E-Paper vão oferecer uma experiência nova ao consumidor em diferentes contextos comerciais. Planejamos lançá-lo em uma variedade de tamanhos, de telas pequenas a grandes.”

“Seguimos pesquisando para representar uma gama ainda mais ampla de cores de forma eficaz. A Samsung Research e a divisão de Visual Display continuarão trabalhando juntas para entregar a próxima revolução em tecnologia de displays”, concluiu Iljun Ahn.

Com sua eficiência energética revolucionária e alta precisão de cor, o Samsung Color E-Paper lidera a evolução da sinalização digital. Impulsionados por um espírito de inovação contínua, os desenvolvedores da Samsung estão comprometidos em transformar as experiências visuais nos espaços comerciais — estabelecendo um novo padrão para os displays do futuro.

A Samsung inaugurou recentemente o Business Experience Studio no Brasil, um espaço imersivo e interativo criado para apresentar, na prática, como as soluções B2B da marca podem transformar os mais diversos negócios. Com 389m², o showroom, localizado na sede da companhia em São Paulo, é uma plataforma de experiências voltada a clientes e parceiros corporativos, e permite vivenciar o ecossistema completo de produtos da Samsung aplicados a diferentes realidades do mercado. Inspirado em benchmarks globais, com o Brasil tendo sido selecionado por sua importância estratégica, o showroom foi projetado com 10 ambientes temáticos que representam verticais estratégicas para a companhia, como finanças, varejo (alimentação e moda), educação, governos e controle operacional, educação, saúde e ambientes corporativos.

Para saber mais sobre essas e outras soluções da Samsung, fique ligado na Samsung Newsroom Brasil

1 Com base nos padrões IEC 62301 da Comissão Eletrotécnica Internacional. Consumo abaixo de 0,005W é indicado como 0,00W.

2 Este método distribui o erro de quantização, introduzido ao converter imagens para pixels vizinhos em proporções específicas, tornando os erros visualmente menos perceptíveis.

3 Ao contrário do ruído branco, o ruído azul se concentra em frequências altas, distribuindo padrões uniformes e refinados, o que possibilita uma renderização mais suave e natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *