
O Opera GX acaba de anunciar que, pela primeira vez, um navegador de internet agora pode responder a eventos no espaço físico do usuário. Com o lançamento da nova funcionalidade de Casa Inteligente, o Opera GX conecta o browser diretamente à casa inteligente do usuário. Agora, o que acontece no ambiente pode controlar o navegador, e o que acontece no navegador pode mudar o ambiente, criando novas possibilidades de navegação.
A Casa Inteligente do Opera GX é uma solução em código-aberto baseada em uma nova API de protocolo MQTT e em extensões de navegador que se conectam a hubs de Casa Inteligente, como Home Assistant, Homebridge eNode-RED. Essa compatibilidade garante que o Opera GX possa ser adicionado como um novo dispositivo a qualquer setup de casa inteligente com suporte a esse protocolo. Toda a funcionalidade foi pensada com a facilidade de uso em mente e não requer nenhum conhecimento técnico complexo por parte do usuário.
“Casas inteligentes sempre foram sobre controlar as luzes ou temperatura pelo celular, mas por que parar por aí?”, falou Maciej Kocemba, Diretor de Produto do Opera GX. “O navegador é o centro de controle da vida digital da maioria das pessoas. Ao tornar o Opera GX parte da casa inteligente, não só estamos dando aos usuários um controle remoto, mas sim um cérebro para todo o setup, capaz de reagir a eles. As possibilidades, especialmente com nossa abordagem open-source, são tão extensas quanto a imaginação dos nossos usuários.”

Seu ambiente controla seu navegador
A integração funciona em uma via de mão dupla entre o Opera GX e outros dispositivos inteligentes. O que torna essa funcionalidade distinta é que o navegador Opera GX não é só usado para controlar dispositivos externos, já que sensores e outros produtos inteligentes também podem afetar o comportamento do browser.
Isso abre um mundo de automações criativas, onde os usuários podem:
- Usar sensores de movimento para detectar quando alguém entra no ambiente e automaticamente ativar o Botão do Pânico do Opera GX, que sutilmente disfarça a sessão de navegação de olhos curiosos alheios.
- Sincronizar as cores de lâmpadas inteligentes e fitas de LED ao tema do Opera GX para ter um setup em sintonia.
- Preparar o quarto para uma noite de cinema ao automatizar o navegador para diminuir as luzes, pausar a música de fundo e até abaixar as cortinas.
- Controlar o carregamento do laptop com o auxílio de tomadas inteligentes, para ajudar a otimizar a vida útil da bateria.
- Criar automações customizadas, como mudar a cor das luzes para vermelho assim que muitas abas forem abertas simultaneamente, sinalizando um fluxo intenso de trabalho.
- A extensão em código-aberto permite que a comunidade desenvolva e compartilhe suas próprias soluções.
Configurar a funcionalidade Casa Inteligente no Opera GX é um processo simples para aqueles que já têm uma rede de casa inteligente. Nas opções de Early Bird do navegador, em que ficam as funções em fase de testes, os usuários podem ativar o suporte ao protocolo MQTT e preencher os campos com o endereço do agente MQTT, porta e credenciais, caso necessário. Uma vez conectados, então podem instalar a extensão Casa Inteligente do Opera GX.
Para os usuários do Home Assistant, o dispositivo Opera GX será automaticamente detectado. Mais de um computador rodando Opera GX pode ser adicionado à mesma rede, sendo reconhecidos como dispositivos diferentes mesmo com extensões idênticas instaladas. Para um guia de instalação mais detalhado, os usuários podem seguir esse link no GitHub, em inglês.
Baixe o navegador Opera GX em www.opera.com/gx.