Google destaca case de transformação digital na Embratur com criação de aplicativo para modernizar gestão de recursos

A criatividade e a capacidade de inovação do Brasil brilharam mais uma vez no cenário internacional. Desta vez, a Embratur foi a protagonista em uma publicação oficial do Google, que apresentou a transformação digital do sistema de gestão desenvolvido pela própria Agência como um modelo a ser seguido no mundo. O trabalho foi feito com o uso da tecnologia Google AppSheet e outras ferramentas que permitem criar aplicativos, sites ou sistemas de forma simplificada.
 

O artigo, divulgado no site global do Google Workspace, mostra como o uso da tecnologia está tornando a gestão mais eficiente e fortalecendo a promoção do nosso turismo no exterior. Nomeada de “Hermes”, a aplicação é um sistema de gerenciamento que conecta o planejamento estratégico da Embratur à execução de suas despesas, permitindo que investimentos, custos e ações sejam organizados, categorizados e rastreáveis.
 

O sistema possibilita visualizar as informações sob diversos recortes (financeiro, orçamentário, contábil e estratégico), além de gerar dados para a análise de resultados e apuração de indicadores de política pública, como mercados prioritários, segmentos turísticos, ferramentas de promoção utilizadas, entre outros.
 

História

A reportagem destaca a virada de chave na gestão da Agência a partir de 2023, quando a Embratur “descobriu uma riqueza de dados enterrados em sistemas desconectados” e que a ausência de uma visão unificada dificultava a transparência e o planejamento. A partir daí, “substituiu planilhas fragmentadas pelo sistema unificado, permitindo o controle em tempo real de seu orçamento de R$ 840 milhões e transformando a tomada de decisões estratégicas em 200 mercados globais.”
 

Segundo o Google, “cada área da Embratur tinha suas próprias planilhas e nenhuma delas se alinhava.” Com a digitalização dos processos, a Agência reduziu o tempo de elaboração de relatórios de semanas para minutos, ampliando a transparência e gerando economia dez vezes maior em comparação a outras soluções empresariais. 
 

O projeto se tornou referência global de inovação no setor público, combinando eficiência administrativa e compromisso com o uso responsável dos recursos. De acordo com o texto, com o desenvolvimento do Hermes, que organizou os processos e trouxe inúmeros resultados, o tempo para gerar relatórios caiu de semanas para minutos e a economia foi dez vezes maior que a de outras soluções do mercado.
 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o reconhecimento do Google é um reflexo do novo momento do Brasil. “Estamos mostrando ao mundo que o Brasil não tem apenas as mais incríveis belezas naturais e culturais, mas também inteligência e capacidade para inovar. Usar a tecnologia para garantir transparência e eficiência com o dinheiro público significa fortalecer a imagem de um país sério e preparado. Cada real economizado com gestão é mais um real investido para trazer turistas, gerar empregos e desenvolver nosso país.”
 

A publicação elogia o sistema Hermes por controlar “todos os aspectos do orçamento da Embratur, do planejamento estratégico aos pagamentos finais”, e criar uma cultura de colaboração, já que “o AppSheet uniu o desenvolvimento técnico e o financeiro”.
 

Google Cloud Summit 2025

A publicação da gigante tecnológica aconteceu depois que a equipe da Embratur foi convidada pela empresa e apresentou o Hermes no palco principal do Google Cloud Summit, em 10 de setembro. Já à época, o Hermes foi apontado pela própria Google como um dos maiores e mais completos cases de uso da plataforma AppSheet na América Latina.
 

O destaque vai além da ferramenta em si: enquanto o desenvolvimento sem códigos de programação costuma ser aplicado a soluções pontuais, a equipe da Embratur adotou uma abordagem estratégica e estruturada. Antes da fase de programação, foram conduzidos processos rigorosos de revisão normativa, redesenho de processos, definição do modelo de negócio e elaboração de fluxogramas. Com isso, o desenvolvimento técnico se tornou ágil e fluido.
 

Com o lançamento do Hermes, a Agência passou a gerar dados estruturados, sistematizados e validados sobre a execução de sua política de promoção internacional do turismo.
 

Novos projetos

O sucesso já inspira o futuro. A Embratur agora trabalha no Hermes V2, que usará a inteligência artificial do Google (Gemini) para análises financeiras ainda mais avançadas.
 

Com este reconhecimento, a Embratur mostra que a combinação de tecnologia, transparência e criatividade é o caminho para levar o Brasil cada vez mais longe no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *