O Google Cloud entrou para o GUINNESS WORLD RECORDS™ após o êxito da iniciativa ‘Capacita+ Aprenda IA com Google Cloud’. O evento, que aconteceu no dia 6 de dezembro, tornou-se o maior treinamento da nuvem do Google na América Latina e foi certificado como a maior aula híbrida e simultânea de IA já realizada, capacitando mais de 200.000 estudantes e profissionais não técnicos em um único dia.
“Sabemos que investir em habilidades digitais é fundamental para que a América Latina aproveite todo o potencial da IA (Inteligência Artificial) que está transformando rapidamente o mercado de trabalho. As organizações e as economias da região precisam estar preparadas, e o treinamento não é apenas uma opção, mas uma necessidade para impulsionar o crescimento e a competitividade.” afirmou Eduardo López, Presidente de Google Cloud para América Latina. “A certificação do World Guinness Record da maior aula híbrida simultânea prova a escala do nosso compromisso e a capacidade de mobilizar milhares de pessoas, demonstrando que a capacitação de alto impacto é totalmente alcançável na região.”
O evento adotou um formato híbrido e simultâneo, conectando participantes presenciais em 50 universidades de 9 países da América Latina, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, México, Peru e Uruguai com milhares de pessoas online. Essa presença massiva reforça o compromisso da empresa em democratizar o acesso à tecnologia e desenvolver talentos digitais na região. Dentre as instituições brasileiras que participaram da iniciativa estava o SENAI-SP.
“O SENAI-SP tem a missão de preparar os profissionais da indústria atual e do futuro. A parceria estratégica que mantemos com o Google Cloud se consolidou ao longo de quatro anos, já levando capacitação em Tecnologia da Informação para mais de 40 mil alunos. Ao participar do Capacita+, engajando mais de 2 mil estudantes, amplificamos juntos esse impacto, proporcionando uma experiência em Inteligência Artificial — tecnologia essencial para a competitividade e que precisa ser assimilada, de forma ética e responsável, pelos profissionais que farão a diferença na indústria brasileira,”, afirma Emerson Costa, Diretor de Unidade SENAI-SP.
A urgência desse treinamento em larga escala decorre de uma transformação iminente do mercado de trabalho: o Fórum Econômico Mundial prevê que 50% das habilidades essenciais dos trabalhadores passarão por transformações significativas até 2030, e a IA acelerará essa mudança, impactando 68% de todas as habilidades. Isso significa que a IA está transformando empregos, e muitas das funções que surgirão podem ainda não existir.
O objetivo central do ‘Capacita+ Aprenda IA com Google Cloud’ era desmistificar a inteligência artificial e capacitar profissionais não técnicos. “Nosso objetivo é preencher a lacuna entre a crescente necessidade de aprimoramento de habilidades e a adoção cada vez maior da IA”, acrescenta Eduardo López. A falta de competências em Inteligência Artificial constitui um dos principais desafios enfrentados pelas organizações no processo de transformação digital.
Por meio do programa de aprendizagem “Líder em IA Generativa”, os participantes foram treinados no uso do Gemini, o modelo de IA do Google, para aumentar a produtividade em ferramentas como o Google Workspace e o NotebookLM. O treinamento também focou em engenharia de prompts e experiências no-code, permitindo que os participantes criassem seus próprios agentes de IA.
Este resultado reforça o histórico do Google Cloud no desenvolvimento educacional na América Latina. Na região, a empresa colaborou com mais de 550 universidades e concedeu mais de 35.000 certificados do Google Cloud Skills Boost nos últimos 18 meses.
