Sustentabilidade e a casa e vida conectada são pontos importantes destacados pela Samsung durante a CES 2023, conforme release de imprensa encaminhado pela empresa Coreana. Veja todos os detalhes:
A Samsung Electronics Co., Ltd. compartilhou hoje sua visão de um mundo conectado por meio da Calm Technology, conceito que propõe uma rotina mais tranquila com tecnologias de ponta que melhoram a vida dos usuários, fornecendo experiências mais inteligentes e intuitivas. Em uma coletiva de imprensa na CES® 2023, a Samsung e seus principais parceiros se reuniram para descrever detalhes sobre como planejam construir um mundo mais conectado e, ao mesmo tempo, contribuir para um futuro mais sustentável.
Jong-Hee (JH) Han, Vice-Presidente, CEO e Líder da Divisão DX (Device eXperience) da Samsung Electronics abriu a presença da empresa na CES destacando a estratégia da Samsung de cumprir a promessa da experiência conectada nos principais pontos de contato em nossas vidas, casas, carros e trabalho, enquanto também trabalhamos para construir um futuro mais sustentável. A estratégia apresentada durante a conferência de imprensa está relacionada ao objetivo da empresa de trazer calma ao que conhecemos como mundo conectado, para que os dispositivos e a inovação possam genuinamente permitir experiências melhores, mais pessoais e mais intuitivas. Para fazer isso, a Samsung está se concentrando em conectar dispositivos e projetar produtos para tornar o uso diário da tecnologia mais sustentável.
“Reconhecemos que nossa visão é ampla”, disse o CEO, JH Han. “Trata-se de resolver desafios reais hoje e entender as necessidades e aspirações futuras dos consumidores. Levará tempo, inovação e cooperação com parceiros em todo o mundo. Mas estamos comprometidos em alcançá-lo e temos urgência em começar”.
Samsung incorpora sustentabilidade em todos os níveis
Para enfrentar os desafios contínuos do nosso planeta, a Samsung destacou como continua a priorizar o meio ambiente por meio de uma combinação de metas de sustentabilidade, design inovador de produtos e parcerias estratégicas. Como resultado, até 2050 todos os negócios da Samsung atenderão às suas necessidades de eletricidade com energia renovável e atingirão zero emissões líquidas de carbono. No curto prazo, a Divisão DX fará a transição para 100% de energia renovável até 2027 e alcançará zero emissões líquidas de carbono até 2030.
Para promover as metas de sustentabilidade da empresa, a Samsung mostrou como a Sustentabilidade Diária – incorporando recursos de sustentabilidade aos produtos e serviços mais populares da empresa – contribuirá para um ambiente mais saudável. Isso inclui o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis por meio de design inovador em materiais e eficiência energética.
“Ao incorporar a sustentabilidade na experiência do produto, as pessoas ao redor do mundo que usam nossos produtos podem contribuir para um planeta mais saudável”, disse Inhee Chung, Vice-Presidente do Centro de Sustentabilidade Corporativa da Samsung. “Como resultado, alguns de nossos produtos mais populares agora estão entre os mais sustentáveis”.
A Samsung anunciou que muitas de suas TVs e smartphones usam materiais reciclados, incluindo plástico reciclado de redes de pesca descartadas, enquanto os eletrodomésticos, chipsets de memória e de rede 5G da empresa estão contribuindo para a economia de energia para os clientes. Além disso, os serviços conectados da Samsung, como SmartThings Energy e AI Energy Mode, também ajudam os consumidores a economizar energia e cortar custos, ao mesmo tempo em que reduzem o impacto climático geral.
A Samsung também dividiu o palco com a Patagonia, líder global em roupas para atividades ao ar livre, para discutir uma parceria a fim de combater a questão dos microplásticos – as minúsculas partículas frequentemente encontradas em roupas e lançadas em oceanos, lagos e rios por meio da lavagem. Vincent Stanley, Diretor de Filosofia da Patagonia, falou na coletiva de imprensa da Samsung sobre como as duas empresas desenvolveram uma nova tecnologia de lavagem chamada Ciclo Menos Microfibra1, atualmente sendo incorporada às máquinas de lavar da Samsung, que pode reduzir a liberação de microplástico em 54%2 durante um ciclo de lavagem. Assim como o Ciclo Menos Microfibra, a Samsung e a Patagonia desenvolveram recentemente o novo Filtro Menos Microfibra3, que reduz a descarga de microplásticos ao impedir que eles escapem para o oceano ao final de um ciclo de lavagem.
Enquanto isso, James Kwon, Gerente de Produto ENERGY STAR para eletrônicos de consumo da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) anunciou que a experiência de casa conectada da Samsung com SmartThings é o primeiro sistema de gerenciamento de energia residencial inteligente do mercado de massa a receber a prestigiada certificação ENERGY STAR SHEMS. A Samsung também continua colaborando com diversos stakeholders em seus esforços de sustentabilidade. Um exemplo disso é que a empresa juntou-se ao Carbon Trust e outros líderes de tecnologia para desenvolver a primeira especificação do setor para medir, contabilizar e descarbonizar as emissões associadas a dispositivos conectados durante o uso pelos clientes.
Uma casa e uma vida conectada construída com base na conveniência
A Samsung detalhou planos para cumprir a experiência conectada no presente e no futuro. Durante a coletiva de imprensa, Jaeyeon Jung, Vice-Presidente Executivo e Líder da SmartThings, destacou como recursos como SmartThings Home Monitor e SmartThings Pet Care trazem conveniência para a experiência conectada, monitorando e compartilhando alertas para qualquer coisa fora do comum – para pessoas e animais de estimação. Impulsionados pelas Smart TVs Samsung, esses serviços são algumas das muitas maneiras pelas quais a marca e sua plataforma conectada SmartThings estão criando uma casa ainda mais inteligente.
Uma parte fundamental dessa visão é o aumento da interoperabilidade, permitindo que os consumidores conectem mais de seus dispositivos, sejam eles da Samsung ou de uma marca parceira. Como a indústria busca trazer um novo nível de compatibilidade por meio do padrão de casa inteligente Matter, a Samsung declarou seu compromisso com essa filosofia de parceria. A SmartThings foi uma das primeiras marcas a adotar o Matter, e a Samsung é membro fundador da Home Connectivity Alliance (HCA).
Além disso, na coletiva de imprensa da CES, a Samsung anunciou a mais recente inovação em casa inteligente, com o SmartThings Station – seu primeiro produto a ter suporte integrado ao Matter desde o início. É uma nova maneira conveniente de iniciar as experiências do SmartThings em casa e facilitar a interação com os dispositivos conectados. O SmartThings Station transforma o carregador sem fio da Samsung em um hub doméstico inteligente, que pode transformar perfeitamente o estado de sua casa com o toque de um botão4.
O foco em experiências conectadas também se estendeu à revelação de novas parcerias, incluindo o anúncio de uma colaboração expandida com a Philips Hue. Jasper Vervoort, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Philips Hue, discutiu uma nova maneira de sincronizar o conteúdo das TVs Samsung com a iluminação Philips Hue por meio do aplicativo Philips Hue Sync TV, que pode ser baixado da loja de aplicativos nas TVs da marca. Esta é a primeira solução para sincronizar iluminação e conteúdo de TVs Samsung sem hardware adicional.
Com mais dispositivos conectados, a Samsung também detalhou como as inovações de segurança e privacidade serão essenciais para a construção de ecossistemas de dispositivos conectados. A empresa está levando suas experiências de segurança de dispositivos para um nível mais avançado com sua próxima solução, o Samsung Knox Matrix, que sincronizará credenciais de maneira conveniente e segura entre dispositivos, protegendo informações confidenciais por meio de monitoramento mútuo em várias camadas por meio da tecnologia blockchain privada.
A experiência conectada também se estende ao seu trajeto para casa. Marcus Futterlieb, da Harman, revelou os planos da Samsung e da Harman para injetar um novo nível de inteligência, personalização e conveniência na experiência dentro da cabine do carro (ICX). O centro desse esforço é o Harman Ready Care, que usa um algoritmo de aprendizado de máquina para coletar e processar dados dos sensores do carro para medir a sonolência e a distração do motorista, fornecendo intervenções personalizadas para mitigar riscos e ajudar a melhorar o bem-estar do motorista.
Uma Visão para o Futuro
A empresa também apresentou inovações e tecnologias de última geração, como por exemplo o conceito de Spatial AI – presente no JetBot AI+ – que possibilitam melhores experiências domésticas de acordo com as dimensões de cada ambiente.
A Samsung também deu uma prévia do Relumino Mode5, que chegará este ano nas TVs Samsung Neo QLED 8K e 4K de 2023 para possibilitar a visualização de conteúdo para pessoas com deficiência visual. O Modo Relumino realça os contornos e melhora o contraste e a cor para que o conteúdo fique mais nítido e fácil de apreciar1. Além disso, a Samsung também exibiu um novo par de óculos Relumino, que estreou na CES 2018 como parte de seu projeto C-Lab do programa de aceleração de startups, bem como seu aplicativo para tornar a experiência visual mais agradável e personalizada em todas as telas.
Para mais informações, visite Samsung.com.