No Dia Mundial da Internet, celebrado em 17 de maio, a Samsung destaca a história de jovens estudantes que, por meio do programa de capacitação tecnológica Samsung Innovation Campus, trilharam caminhos inspiradores em desenvolvimento estudantil e profissional. A data, estabelecida desde 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU), celebra as chamadas TICs – tecnologias da informação e comunicação – e como elas unem e impulsionam a vida das pessoas.
Com o mesmo propósito, o Samsung Innovation Campus (SIC) é um programa global de educação em TICs, capacitando jovens estudantes para que tenham experiência nas principais tecnologias da 4ª Revolução Industrial, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Big Data. O objetivo é prepará-los para as novas demandas do mercado de trabalho e criar oportunidades de ingresso nos níveis mais competitivos.
“A Samsung acredita que a educação e a tecnologia empoderam as pessoas. Por isso, desenvolve programas que encorajam estudantes, professores e professoras a alcançarem seu potencial e se tornarem a próxima geração de líderes, pioneiros em mudanças sociais positivas e na construção de um mundo melhor para todos”, destaca Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa para Samsung América Latina.
Assim, jovens como a brasileira Giovana Gomes dos Santos, trilham um futuro com base na tecnologia. “Durante minha jornada no Samsung Innovation Campus, adquiri habilidades fundamentais em Python e Inteligência Artificial (IA). Essas ferramentas não só ampliaram meu conhecimento técnico, mas também abriram portas para explorar diversas áreas de interesse. Esta experiência solidificou a minha compreensão destas tecnologias em constante evolução, assim como me permitiu enfrentar desafios reais no mercado de trabalho. Estou entusiasmada em continuar explorando novas aplicações e contribuir para o avanço da tecnologia por meio do meu aprendizado em Python e IA”, comentou a estudante.
A jovem, que participou em 2023 do programa, hoje é aluna bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em um laboratório da Universidade Estadual de Campinas, trabalhando com projetos de automação e programação. “Como mulher e futura técnica, vejo que me encontrei na profissão”, completa.
Na Argentina, a jovem Paula Huertas iniciou o curso de IoT (Internet das Coisas em inglês) em 2023, após o nascimento de seu bebê. Equilibrando os desafios da maternidade com os estudos, ela conseguiu concluir o curso. O momento de sua formatura foi tão simbólico para a sua vida, que ela levou o seu filho no colo para receber o diploma do Samsung Innovation Campus.
Portas abertas
Ángel Díaz, participante da edição de 2023 do Samsung Innovation Campus no México, conta como o programa transformou a sua vida, abrindo novas oportunidades de trabalho. “Novas portas, tanto profissionais quanto acadêmicas, se abriram para mim, e agora me sinto preparado para enfrentar os desafios do mundo real e contribuir de forma significativa para o avanço da sociedade”, pontua.
Além das competências técnicas adquiridas por meio do programa, Ángel destaca o amadurecimento proporcionado graças à oportunidade de estudo. “Mais do que simplesmente adquirir competências técnicas, esta experiência foi uma verdadeira evolução, a nível pessoal e profissional”.
São por essas histórias que a Samsung investe no programa SIC na América Latina. O objetivo é preparar estudantes de todo o mundo para o mercado de trabalho, com habilidades pensadas no futuro, desenvolvendo as novas gerações com o conhecimento crítico, competências e atitudes necessárias em um ambiente de trabalho orientado para a tecnologia. Para isso, o curso recebe atualizações constantes com o intuito de atender às necessidades educacionais e tecnológicas específicas de cada país e às tendências do mercado de trabalho.
Para saber mais sobre o Samsung Innovation Campus acesse o site oficial do programa.