A Visa, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME), anunciou o lançamento da quarta edição do programa “Elas Prosperam”, iniciativa que tem como foco apoiar micro e pequenas empreendedoras negras de todo o Brasil e promover a diversidade, incluindo mulheres negras cis, trans, moradoras de comunidades e PCD. As inscrições vão até o dia 16 de junho, sendo esta a última semana para efetuá-las. As capacitações iniciam em julho de 2024, e a premiação será em outubro deste ano.
“O Elas Prosperam busca capacitar essas mulheres empreendedoras,estruturando, formalizando e ampliando o acesso ao capital para seus negócios. Buscamos promover a independência financeira em um dos grupos com grande potencial de empreendedorismo no país”, explica Ana Fontes, presidente e fundadora da RME. “Este programa é uma resposta crucial para o fortalecimento econômico e social das empreendedoras negras”.
O programa acontecerá de forma inteiramente remota para abranger mulheres de todo o país e facilitar a criação de redes locais de empreendedoras através de lições de empreendedorismo e educação financeira, além de mentorias temáticas. Essa edição irá selecionar 100 empreendedoras para o curso online de capacitação, das quais 10 passarão por um processo de aceleração de negócios, e ao final, cinco receberão um capital semente de 10 mil reais cada.
“A Visa está comprometida em fornecer às mulheres empreendedoras os recursos, conhecimentos, redes de contato e financiamentos necessários para impulsionar seus negócios. Nosso programa tem como objetivo expandir e facilitar a mobilidade econômica, criando condições para que essas mulheres não apenas prosperem, mas também se tornem agentes de transformação,” afirma Sabrina Sciama, diretora executiva de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil.
Os temas desta edição incluirão autoconhecimento e liderança, gestão financeira, formalização, acesso a capital, redes de contatos e colaboração, e preparação para apresentações de negócios (pitch).
Sabrina afirma que as mulheres desempenham um papel importante na economia, exercendo impacto significativo em suas famílias e comunidades. “Fundamentados na ideia do poder de focar em pequenos passos facilmente realizáveis, em vez de grandes movimentos ou grandes resultados, deslocamos o foco de sonhar para fazer. O programa é um pequeno passo que pode ser dado e acelera as empreendedoras gradualmente em direção aos seus objetivos”, finaliza Sabrina.
Poderão participar do programa Elas Prosperam mulheres de todo Brasil autodeclaradas negras, com negócio formalizado ou não, e de qualquer área de atuação. As inscrições acontecem a partir de 06/05 até o dia 16/06 por meio do site do Elas Prosperam: link.