Durante o Next ‘25, o Google Cloud compartilhou mais de 500 histórias de clientes que retratam o impacto real que a adoção da IA está promovendo nas organizações, dentre elas algumas marcas globais como McDonalds e Samsung, outras regionais como Mercado Livre e Globo e até do setor público como o Governo de Singapura. Em 2024, o Google Cloud anunciou mais de 3 mil avanços em seus produtos no Google Cloud e no Workspace. E, agora, em 2025, a empresa segue seu ritmo de inovação para apoiar a organização a construir o futuro através da IA. Confira abaixo os 10 principais anúncios feitos pelo Google Cloud no Next ‘25:
1 – TPUs Ironwood disponíveis ainda em 2025: O Ironwood representa uma transição de modelos de IA responsivos, que fornecem informações em tempo real para as pessoas interpretarem, para modelos que proporcionam a geração proativa de insights e interpretação, representando a “era da inferência”, em que agentes de IA recuperarão e gerarão dados proativamente para fornecer insights e respostas de forma colaborativa, não apenas dados. Com disponibilidade prevista para o final de 2025, os TPUs Ironwood, em comparação com o primeiro TPU, atinge um desempenho 3.600 vezes melhor.

2 – Gemini 2.5 Flash disponível no Vertex AI no AI Studio: O Google Cloud irá, em breve, disponibilizar o Gemini 2.5 Flash no Vertex AI e no AI Studio. Este modelo robusto é otimizado especificamente para baixa latência e custo reduzido, proporcionando qualidade impressionante e equilibrada para cenários de alto volume, como atendimento ao cliente ou processamento de informações em tempo real. O modelo ajusta, automaticamente, o tempo de processamento com base na complexidade da consulta, permitindo respostas mais rápidas para solicitações simples.
3 – Google Cloud e parceiros vão usar a IA generativa para reproduzir o filme ‘O Mágico de Oz’, na Sphere, em Las Vegas: Durante meses, pesquisadores, programadores, artistas de efeitos visuais, arquivistas e produtores do Google DeepMind, Google Cloud, Sphere Studios, Magnopus, Warner Bros. Discovery e outros profissionais das indústrias cinematográfica e tecnológica têm trabalhado para levar o clássico de 1939 para uma tela gigante, em grande estilo. No dia 28 de agosto, seus trabalhos estrearão no Sphere, em Las Vegas. Através do Veo, Imagen e Gemini, esse time desenvolveu uma ferramenta de “super-resolução” baseada em IA para transformar aqueles minúsculos quadros de celulóide de 1939 em imagens de ultra-ultra-alta definição que aparecerão no Sphere. Em seguida, foram realizadas pintura com IA para expandir o escopo das cenas e preencher o espaço, além das lacunas criadas por cortes de câmera e limitações de enquadramento.

4 – Agentspace integrado ao Chrome Enterprise e mais: A partir de agora, em versão preview, o Agentspace está integrado ao Chrome Enterprise, permitindo que os funcionários aproveitem os recursos de pesquisa unificados do Agentspace diretamente na caixa de pesquisa do Chrome. Outras novidades no Agentspace são: Agent Gallery, oferece uma visão única dos agentes disponíveis em toda a empresa; Agent Designer, uma interface sem código para a criação de agentes personalizados que automatizam e aprimoram as tarefas diárias de trabalho; Agent Deep Research, sintetiza informações de fontes internas e externas em relatórios abrangentes e fáceis de ler; Agent Idea Generation, desenvolve ideias inovadoras de forma autônoma e as avalia para encontrar as melhores soluções.
5 – Novos Recursos de IA no Planilhas, Docs e Chat: Com disponibilidade prevista para ocorrer ainda este ano, o Google Workspace anunciou o ‘Ajude-me a Analisar’ no Google Planilhas, um analista sob demanda, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Outra novidade é o Audio Overviews no Google Docs que, com disponibilidade em versão alfa prevista para ocorrer nas próximas semanas, permitirá ao usuário criar versões completas em áudio dos seus documentos ou resumos em estilo podcast. O Chat também passará a contar com o Gemini, que estará disponível no Labs nas próximas semanas, bastando digitar @gemini em qualquer conversa do Chat e ele fornecerá um resumo detalhado, destacando perguntas em aberto, decisões importantes e próximos passos.
6 – Cloud WAN disponível para empresas em todo o mundo: Para atender à alta demanda por redes corporativas imposta pela IA, o Google Cloud anunciou a Cloud WAN, uma solução de rede corporativa unificada para conexão segura e confiável entre qualquer site, aplicativo e usuário corporativo, ajudando a garantir o desempenho ideal e reduzir custos. A Cloud WAN possibilita dois casos de uso principais: fornecer conectividade de alto desempenho entre data centers geograficamente dispersos e conectar ambientes de filiais e campus por meio da rede Premium Tier, do Google. A partir de agora, a Cloud WAN está disponível para empresas de todo o mundo, sendo otimizada para aplicativos e oferecendo desempenho 40% mais rápido, ao mesmo tempo que reduz o custo total de propriedade em até 40%.
7 – Integração do Vertex AI com Modelos de IA generativa para imagem, vídeo, áudio e música: O Imagen 3, o modelo de texto para imagem, agora possui recursos aprimorados de geração e retoque de imagens para reconstruir partes ausentes ou danificadas de uma imagem. O Veo 2, modelo avançado de geração de vídeo, agora conta com novos recursos de edição e controle de câmera para ajudar os clientes a refinar e redirecionar o conteúdo de vídeo com precisão. O Chirp 3, modelo de geração e compreensão de áudio e que agora inclui o Instant Custom Voice, representa uma nova maneira de criar vozes personalizadas com apenas 10 segundos de entrada de áudio. O Lyria, modelo que produz música de alta fidelidade, Lyria permite criar, rapidamente, trilhas sonoras para campanhas de marketing, lançamentos de produtos ou experiências imersivas em lojas, tudo personalizado de acordo com a identidade da marca.
8 – Mais recursos para criação de Agentes de IA no Vertex AI: Agentes são sistemas inteligentes que podem agir em seu nome usando raciocínio, planejamento e recursos de memória. Sob sua supervisão, eles podem pensar em várias etapas à frente e realizar tarefas em vários sistemas. Uma das novidades é Agent Development Kit (ADK), uma estrutura de código aberto para o design de agentes, construída sobre a mesma estrutura que alimenta os agentes do Google Agentspace. As outras são o Agent Engine, um ambiente de execução totalmente gerenciado no Vertex AI que ajuda a implantar seus agentes personalizados; e o protocolo Agent2Agent (A2A), que oferece aos seus agentes uma linguagem comum e aberta para colaboração, independentemente da estrutura ou do fornecedor em que foram criados.
9 – Lançamento do Google Unified Security: Google Cloud anunciou o Google Unified Security, que já está com disponibilidade geral. A solução cria uma estrutura de dados de segurança única, escalável e pesquisável em toda a superfície de ataque, fornecendo visibilidade e recursos de detecção e resposta em redes, endpoints, nuvens e aplicativos.

10 – Modelos AlphaFold 3 e WeatherNext para acelerar a pesquisa científica com IA: O Google Cloud anunciou os seus primeiros aplicativos científicos com IA. Um deles é o AlphaFold 3, disponível para uso não comercial e desenvolvido pelo Google DeepMind e Isomorphic Labs, visa facilitar a compreensão de estruturas proteicas complexas. A empresa também anunciou os modelos de IA do WeatherNext, do Google DeepMind e do Google Research, que possibilitam previsões meteorológicas rápidas e precisas, cujo acesso ocorrerá por meio do Vertex AI Model Garden, do Google Cloud.