[Entrevista] “Quando os dobráveis encontram a AI” – Os bastidores do desenvolvimento da One UI 8

Lançada junto com o Galaxy Z Fold7 e o Galaxy Z Flip7, a One UI 8 oferece uma experiência móvel totalmente nova, resultado da sinergia entre o design dobrável e a inteligência artificial (AI). Este lançamento marca, pela primeira vez, a chegada de um dispositivo com Android 16 direto da caixa — um feito possível graças à estreita colaboração com o Google. Isso significa que os usuários Galaxy têm acesso mais rápido à nova geração do Android, junto a uma experiência ainda mais refinada que se integra à One UI 8.

Para contar a história de como a One UI 8 ganhou vida, a Samsung Newsroom conversou com três das mentes por trás da nova interface do usuário: Mihyun Jeong e Joonhwan Kim, responsáveis pelo desenvolvimento, e Nawoong Han, que coordenou a colaboração com o Google – todos da área de Mobile eXperience (MX) Business da Samsung Electronics.

▲ (Da esquerda para a direita) Nawoong Han, Framework Development Team; Mihyun Jeong, Experience Planning Team; e Joonhwan Kim, UX Team da área MX da Samsung Electronics

Uma experiência pessoal no dia a dia, potencializada pela AI e dobráveis

A One UI 8 leva o formato exclusivo dos dobráveis Galaxy a um novo patamar, oferecendo uma experiência de AI ainda mais poderosa. Jeong, responsável pelo planejamento da One UI, destacou que, à medida que a tecnologia de AI evolui rapidamente, as expectativas das pessoas também aumentam — tornando a One UI mais complexa e, ao mesmo tempo, mais relevante. “Para atender a essa demanda, as equipes de experiência do cliente (CX), experiência do usuário (UX) e desenvolvimento da Samsung formaram uma força-tarefa focada em definir conceitos centrais e aprimorar a qualidade geral da One UI 8”, explicou. “Como resultado, os conceitos principais foram resumidos em: ‘AI multimodal, uma UX otimizada para o formato e uma experiência personalizada proativa’”.

Kim, que liderou o design da One UI para dobráveis, ressaltou o conceito de design da One UI 8 – ‘Quando os Dobráveis Encontram a AI’ – como a convergência entre formatos e inovação em AI. “Da Tela Flex do Galaxy Z Flip7 à tela principal expansiva do Galaxy Z Fold7, as pessoas agora podem vivenciar a evolução do Galaxy para os smartphones com AI em múltiplos formatos”, explicou.

Inovação em AI na Tela Flex

Com a One UI 8, o Galaxy Z Flip7 permite acessar recursos de AI de forma rápida e prática, mesmo sem abrir o dispositivo. Um simples toque na tecla lateral inicia o Gemini Live, e sua UX otimizada para a Tela Flex possibilita interações naturais e conversacionais com a AI — como se fosse uma conversa com um amigo.

“É possível, por exemplo, visualizar o que está sendo mostrado pela câmera e falar com a AI em tempo real ou adicionar compromissos diretamente ao calendário. As tarefas do dia a dia se tornam rápidas e sem esforço”, acrescentou Jeong.

▲ Mihyun Jeong, da área MX, demonstra como a One UI 8 facilita o acesso às funções de AI na Tela Flex do Galaxy Z Flip7

A Tela Flex expandida do Galaxy Z Flip7 também facilita a checagem de placares esportivos em tempo real, notícias, atualizações de aplicativos e muito mais pelo Now Bar. Além disso, o Now Brief oferece informações e insights mais ricos e personalizados, tudo acessível de relance na tela externa.

Multitarefa aprimorada em tela grande

A ampla tela principal do Galaxy Z Fold7 libera todo o potencial da One UI 8. “Na tela grande, é possível exibir os resultados gerados pelo Galaxy AI em Tela Dividida ou em Tela Flutuante, redimensionando ou movendo-os livremente para uma multitarefa altamente eficiente”, explicou Kim.

Impulsionado por uma AI multimodal que entende contextos complexos, o recurso de compartilhamento de tela do Gemini Live permite mostrar a tela atual para a AI em tempo real — mesmo utilizando múltiplos apps — e fazer perguntas instantaneamente.

O Assistente de Fotografia do Galaxy AI também aproveita ao máximo a tela expansiva. Ao exibir lado a lado a versão original e a editada de uma imagem, as pessoas podem comparar cada detalhe com precisão para edições ainda mais refinadas.

▲ Joonhwan Kim, da área MX, demonstra como a One UI 8 possibilita multitarefas eficientes no Galaxy Z Fold7

Aperfeiçoado em estreia colaboração com o Google

Na base da experiência refinada de AI da One UI 8 está uma parceria especial com o Google. “As duas empresas trabalharam juntas desde o início, definindo conceitos já na fase de planejamento e colaborando em todo o processo para trazer os recursos mais recentes a One UI 8”, explicou Han, que liderou os esforços conjuntos com a equipe do Android no Google.

▲ Nawoong Han, da área MX, explica o processo de colaboração com a equipe do Android no Google

A maneira como os dois times trabalharam em conjunto também é sem precedentes. ‘Colaboramos com o Google em tempo real, usando uma ramificação de desenvolvimento compartilhada que nos permitia trocar código a qualquer hora e corrigir bugs imediatamente’, disse Han. Graças a essa colaboração estreita em nível de engenharia, o Galaxy Z Fold7 e o Galaxy Z Flip7 se tornaram os primeiros dispositivos a trazer o Android 16 direto da caixa.

▲ Com a One UI 8, o Gemini pode ser ativado diretamente da Tela Flex do Galaxy Z Flip7, sem abrir o dispositivo

A experiência multimodal do Gemini Live no Galaxy Z Fold7 e no Z Flip7 — capaz de reconhecer conteúdos exibidos na tela, permitir interações naturais no momento e se conectar aos apps da Samsung para realizar tarefas — também é fruto da coesão entre Samsung e Google.

O desenvolvimento do Samsung DeX para a One UI 8 é outro grande exemplo desse trabalho conjunto. Desenvolvido pela Samsung em estreita colaboração com o Google, o DeX evoluiu e se expandiu para atender às necessidades das pessoas ao introduzir o desktop windowing à plataforma Android. Da estrutura base aos cenários detalhados de uso, a Samsung aplicou sua expertise adquirida ao longo de anos operando o DeX nesse esforço conjunto de expansão. Essa nova experiência de desktop windowing oferece aos desenvolvedores de aplicativos um ambiente de usuário consistente e aumenta a produtividade em dispositivos Android.

“Viajei diversas vezes entre a Coreia e o Reino Unido para workshops com o Google. Nos reuníamos em frente a um quadro branco, desenhando fluxos de transição de tela e discutindo até os menores detalhes”, relembrou Han.

“Passamos tanto tempo juntos que nossa colaboração se tornou extremamente sólida. Fizemos moletons iguais para a equipe e ficamos próximos a ponto de perguntar até sobre os pets uns dos outros”, acrescentou, sorrindo. Para as pessoas, o resultado dessa parceria foi um Samsung DeX mais poderoso e produtivo.

Um design que valoriza as emoções, com o apoio de uma segurança reforçada

A One UI 8 valoriza tanto o design cuidadoso quanto os recursos avançados de AI. “Além do aplicativo de clima, que recebeu feedback particularmente positivo nos testes beta, aprimoramos as animações e efeitos visuais de outros apps do dia a dia para criar uma experiência mais imersiva”, disse Kim.

“Na One UI 8, o relógio consegue reconhecer o objeto de um papel de parede escolhido e se alinhar organicamente ao seu contorno. Esse recurso não está disponível apenas na tela principal, mas também na Tela Flex do Galaxy Z Flip7”, acrescentou, apresentando-o como um elemento que traz mais vida ao design da One UI 8.

Jeong ressaltou ainda que, além da AI, a One UI 8 oferece diversas melhorias que maximizam a conveniência no dia a dia. Entre elas estão o Quick Share simplificado para compartilhar conteúdos com mais facilidade; o Eliminador de Áudio, que reduz ruídos indesejados em vídeos e gravações de áudio com apenas um toque; e quatro novos perfis de pets adicionados ao Studio Retrato no Assistente de Fotografia.

▲ Mihyun Jeong (à esquerda) e Joonhwan Kim (à direita) explicam o processo de desenvolvimento da One UI 8

A segurança, cada vez mais crucial na era da AI, também foi reforçada. A One UI 8 utiliza a nova solução de segurança Knox Enhanced Encrypted Protection (KEEP), além do Knox Vault, para proteger recursos personalizados de AI e aumentar ainda mais a proteção dos dados das pessoas, bloqueando acessos não autorizados.

“Entendemos plenamente as preocupações de segurança que as pessoas podem ter nesta era da AI”, disse Jeong. “É por isso que incorporamos mecanismos poderosos de bloqueio de ameaças nos dispositivos, além de fornecer e atualizar continuamente uma variedade de ferramentas de segurança que os usuários podem utilizar e gerenciar com facilidade”.

Um novo cotidiano com a One UI 8

A One UI 8 marca o início de uma nova experiência de uso, fruto da fusão entre dobráveis e AI.

“Essas são experiências totalmente novas com os dobráveis — diferentes de tudo o que já existiu. Por meio da One UI, vamos conectar as pessoas à AI de forma natural, oferecendo ainda mais automação e personalização eficaz”, afirmou Jeong, confiante nos avanços que a One UI 8 proporciona.

“Dos smartphones tradicionais, em formato barra, aos dobráveis e tablets, esperamos que nossas experiências de AI otimizadas para cada formato tragam ainda mais valor e diversão para o dia a dia dos usuários”, acrescentou Kim.

Olhando para o futuro, a colaboração da Samsung com o Google tende a se aprofundar ainda mais. “Quanto mais avançada a tecnologia, mais importante será a colaboração”, observou Han. “Nosso objetivo é ampliar a parceria com o Google em todas as áreas do Galaxy, especialmente em AI — então, fiquem atentos”.

A One UI 8 começará a ser disponibilizada para outros dispositivos em setembro, iniciando com a linha Galaxy S25. Ao elevar a sinergia entre a AI e os formatos dobráveis da Samsung a novos níveis, a nova interface de usuário promete abrir novas possibilidades para a vida cotidiana.

Para mais informações sobre os dobráveis Galaxy Z Fold7Galaxy Z Flip7 e Galaxy Z Flip7 FE, visite a Samsung Newsroom Brasil ou Samsung.com/br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *