Samsung celebra 15 anos de inovações em tablets no Brasil relembrando avanços do mercado e expansão de portfólio

Celebrando 15 anos desde seu primeiro tablet lançado no Brasil, a Samsung relembra momentos marcantes em que o dispositivo passou por adaptações para atender às necessidades dos consumidores. De aumentos consideráveis no tamanho da tela até mudanças na forma de utilizar o dispositivo, hoje os tablets fazem parte de um ecossistema completo que entrega até recursos de inteligência artificial para elevar a produtividade. Desde os primeiros modelos lançados até a mais recente série Galaxy Tab S11, a Samsung tem se empenhado em transformar a maneira como as pessoas se relacionam com os tablets, que hoje são verdadeiras ferramentas de produtividade e entretenimento otimizados.
 

Inovação e design representam as transformações em tablets


Ao longo dos últimos 15 anos, os tablets passaram por uma verdadeira revolução. Os primeiros modelos, do mercado tinham telas LCD entre 7 e 8 polegadas, espessuras maiores e acabamento em plástico, sendo vistos, muitas vezes, como dispositivos básicos e voltados ao entretenimento. No caso da Samsung, o primeiro tablet no mercado brasileiro foi o Galaxy Tab, lançado no último trimestre de 2010. Já o primeiro modelo da linha Galaxy Tab S, chegou ao mercado brasileiro em 11 de junho de 2014.


Evoluindo para o Galaxy Tab S11 e o Galaxy Tab S11 Ultra – lançados recentemente –, seus diferenciais incluem recursos de inteligência artificial com tecnologia de ponta para aprimorar a experiência do usuário. No quesito tela, os Galaxy Tab S11 Ultra e Galaxy Tab S11 oferecem 14.6 e 11 polegadas, respectivamente, além de tecnologia AMOLED Dinâmico 2X e taxa de atualização de 120Hz.


“A evolução das telas está entre os principais marcos. As primeiras telas LCD deram lugar a painéis AMOLED, Super AMOLED e, por fim, o mais recente AMOLED Dinâmico 2x, garantindo imagens mais vibrantes, melhor contraste e menor consumo energético. Além disso, as bordas passaram por reduções graduais e minuciosas para otimizar o espaço útil da tela, respeitando a ergonomia para que o tablet seja fácil e confortável de segurar e manusear”, afirma Rafael Resende, gerente de tablets da Samsung Brasil.


Além dos modelos premium, as linhas Galaxy Tab A foram essenciais para popularizar os tablets Samsung entre os consumidores, com versões mais acessíveis e focadas em usabilidade. Recentemente, a Samsung apresentou também o Galaxy Tab A11, primeiro tablet da linha Galaxy Tab A com recursos de inteligência artificial. O lançamento reforça o compromisso da marca em democratizar o acesso a ferramentas inteligentes para além dos dispositivos premium, alcançando produtos com diferentes faixas de preço.
 

Já a S Pen, um acessório considerado essencial para a produtividade e criatividade na rotina dos usuários, chegou aos dispositivos Samsung como um componente interno dos tablets. Posteriormente, o acessório foi integrado ao design externo dos dispositivos, favorecendo a ergonomia, contribuindo com diversas possibilidades de uso e transformando a experiência de escrita, edição de textos e anotações, bem como a criação de ilustrações e imagens em geral.


Atualmente, diversos tablets da linha Galaxy acompanham uma capa e uma S Pen na caixa. Entre eles os modelos da série Galaxy Tab S11, da série Galaxy Tab S10 FE, da série Galaxy Tab S9 e os mais recentes Galaxy Tab S10 Lite. Recentemente, a S Pen dos Galaxy Tab S11 e Galaxy Tab S11 Ultra recebeu atualizações para oferecer uma experiência ainda mais confortável ao usuário. Em paralelo a isso, a capa teclado1 permite o uso do tablet no Modo DEX, também conhecido como formato desktop, que permite conforto e versatilidade no cenário do home office.


Com o passar dos anos houve ainda uma evolução significativa no que diz respeito aos materiais utilizados na produção dos tablets. O que começou com plástico e alumínio, hoje em dia conta com o Armor Aluminum – como é o caso dos Galaxy Tab S11 –, uma liga que garante resistência e durabilidade, além de um design premium e fino que acompanha as tendências do mercado. Além disso, a questão da sustentabilidade tem sido uma pauta cada vez mais presente, acarretando o uso crescente de materiais reciclados em componentes internos, como botões e molduras, que alinham tecnologia com a responsabilidade ambiental.


A pandemia como ponto de virada na percepção do consumidor


Antes da pandemia, o tablet era comumente visto como um dispositivo para jogos e entretenimento casual. Entretanto, dados internos2 analisados pela Samsung apontaram que o isolamento social mudou essa perspectiva radicalmente. Com a necessidade de trabalhar, estudar e produzir em casa, o tablet foi redescoberto como um dispositivo versátil e multifuncional — uma ferramenta essencial para o dia a dia.


“Atualmente com a troca de tablets ocorrendo, em média, a cada dois anos e meio, os usuários têm incorporado esses dispositivos como extensões naturais de seus smartphones e notebooks. Estamos na terceira onda pós-pandêmica de renovação de aparelhos, com uma rotina que valoriza a produtividade, a mobilidade e a conexão contínua”, afirma Resende.


Com a inteligência artificial ganhando cada vez mais espaço dentro e fora do mercado de tecnologia, os mais recentes tablets da linha Samsung Galaxy – como as séries Galaxy Tab S10 e Galaxy Tab S11 – acompanham as exigências do consumidor entregando ferramentas inteligentes que otimizam a rotina diária. Alguns exemplos incluem o Assistente de notas*, para ajustar um texto, desenvolver um documento ou apresentação; o Assistente Matemático, para facilitar a resolução de equações e problemas matemáticos; o Circule para Pesquisar, para buscar rapidamente por imagens, textos e produtos sem sair da tela; e o Esboço para Imagem*, que cria imagens completas a partir de simples rascunhos. Esses recursos tornam o uso do tablet ainda mais prático e personalizado, permitindo que a AI não apenas melhore a eficiência no dia a dia, como também amplie as possibilidades criativas dos usuários.


Os mais recentes Galaxy Tab da Samsung compõem as séries Galaxy Tab S11 e Galaxy Tab A11, com recursos de AI que contribuem com rotinas otimizadas por ferramentas inteligentes. Para saber mais sobre o portfólio de tablets Samsung, acesse o site oficial da marca e acompanhe as novidades na Samsung Newsroom Brasil.


*Recursos disponíveis nos Galaxy Tab S10+, Galaxy Tab S10 Ultra, Galaxy Tab S11 Ultra.

A capa teclado é vendida separadamente a depender do modelo do tablet. Consulte as especificações de cada produto no site oficial da Samsung: Link.

2 Dados internos coletados pela Samsung.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *