Samsung Recicla registra aumento de 38% no volume de resíduos eletrônicos coletados em 2025

Samsung Recicla é o programa de logística reversa da Samsung que oferece destinação adequada para resíduos eletrônicos, como aparelhos antigos, quebrados ou sem uso de todos os tamanhos. 

Em 2025, o Samsung Recicla registrou um aumento de 38%1 no volume de resíduos coletados e enviados para a reciclagem.

O impacto ambiental do Samsung Recicla em 2025

O balanço de massa ecológica eficiente do Samsung Recicla em 2025 equivale à:

  • Preservação de energia suficiente para cerca de 71.366 casas
  • Economia de 16.124,77 caixas d’água
  • Preservação de áreas equivalentes a 2 campos de futebol sem desmatamento 
  • Não emissão de CO₂ equivalente a 24.505 tanques de combustível

“Mais do que um programa de reciclagem, o Samsung Recicla é um convite à adoção de hábitos mais sustentáveis. Ao descartar corretamente seus eletrônicos, os consumidores contribuem diretamente para a preservação do meio ambiente e para a construção de um futuro mais ecológico e ambientalmente saudável”, afirma Tulio Cesar Toledo, Gerente Sênior da Divisão de Customer Service da Samsung Brasil.

O Samsung Recicla está no Brasil desde 2017 como parte da estratégia de sustentabilidade da marca. O programa de logística reversa da Samsung também está presente no México, Costa Rica, Panamá, Equador, Guatemala, Colômbia, Chile, Argentina, Peru, Paraguai, Bolívia e República Dominicana, totalizando 13 países da América Latina.

Como posso descartar resíduos eletrônicos pelo Samsung Recicla?

Dispositivos de pequeno e grande porte podem ser descartados com o Samsung Recicla. Aparelhos menores, como fones de ouvido, baterias, celulares, tablets e até notebooks podem ser descartados nas lojas físicas e nos Smart Centers da Samsung em todo o Brasil.

Televisores, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e outros produtos de grande porte são coletados a domicílio com agendamento prévio solicitado via Samsung Live Chat.

O que acontece com os aparelhos descartados?

Após a coleta pelo Samsung Recicla, os equipamentos são enviados a parceiros homologados e licenciados por órgãos ambientais. Eles então passam por triagem, descaracterização, trituração e manufatura reversa. Materiais recicláveis retornam à cadeia produtiva como matéria-prima e resíduos não recicláveis recebem destinação ambientalmente adequada.

Mais informações sobre o Samsung Recicla estão disponíveis na página oficial do programa e na Samsung Newsroom Brasil.

1 Dados internos Samsung. Aumento comparado com a coleta registrada em 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *