A Samsung Electronics Co., Ltd. anunciou hoje que concluiu com sucesso a primeira chamada comercial do setor utilizando a solução de RAN virtualizada (vRAN) da Samsung com processadores Intel1 da série Xeon 6700P-B, com até 72 núcleos, em uma rede ativa de uma operadora Tier 1 nos Estados Unidos. Esse avanço se baseia na conquista anterior da empresa, em 2024, quando a Samsung realizou a primeira chamada de ponta a ponta do setor em ambiente de laboratório utilizando o SoC Intel Xeon 6.
A Samsung tem ampliado continuamente os limites da virtualização de redes, oferecendo às operadoras desempenho e confiabilidade excepcionais. Essa conquista representa um marco significativo, pois valida que a vRAN da Samsung é a plataforma ideal para que as operadoras criem redes nativas de AI e preparadas para o 6G, aproveitando ao máximo o potencial das tecnologias de processadores de última geração.
Testada em uma rede comercial de uma operadora Tier 1 dos Estados Unidos, a vRAN nativa de nuvem da Samsung, equipada com o mais recente SoC Intel Xeon, foi executada em um único servidor comercial pronto para uso (COTS) da Hewlett Packard Enterprise, com a plataforma de nuvem da Wind River. Esse marco, alcançado apenas alguns meses após a disponibilização comercial da primeira leva de SoCs Intel Xeon 6, demonstra um caminho inovador para implantações de vRAN em servidores individuais voltadas às redes de próxima geração.
À medida que as operadoras aceleram sua transição para arquiteturas flexíveis e orientadas por software, ao mesmo tempo em que buscam uma infraestrutura mais sustentável, a capacidade de executar cargas de trabalho de RAN e AI em um número menor, porém mais potente, de servidores se torna crucial.
Em um único servidor da vRAN da Samsung, com inteligência artificial e processadores aprimorados, as operadoras podem consolidar elementos de rede controlados por software, como núcleo móvel, acesso de rádio, transporte e segurança — funções que, tradicionalmente, exigiriam múltiplos servidores — simplificando significativamente o gerenciamento de configurações complexas de sites.
Essa abordagem inovadora não só reduz o consumo de energia da rede, os investimentos de capital (CAPEX) e as despesas operacionais (OPEX), mas também colabora para a adoção perfeita de AI-RAN e serviços de AI pelas operadoras, acelerando sua preparação para o 6G com flexibilidade e capacidade de automação.

“Este avanço representa um grande salto na virtualização e na eficiência das redes. Isso confirma a prontidão dessa tecnologia de ponta para o uso em condições reais de rede, demonstrando que as implementações de vRAN em servidor único podem atender aos rigorosos padrões de desempenho e confiabilidade exigidos pelas principais operadoras”, afirmou June Moon, vice-presidente executivo e Head de P&D da divisão de Redes da Samsung Electronics. “Além de estarmos implementando redes mais sustentáveis e econômicas, também estamos lançando as bases para aproveitar plenamente os recursos de AI com mais facilidade, e nos preparar para o 6G com nossas soluções de rede de ponta a ponta baseadas em software”.
A vRAN da Samsung utiliza o mais recente SoC Intel Xeon 6, com Intel Advanced Matrix Extensions (Intel AMX), Intel vRAN Boost e até 72 núcleos, proporcionando melhorias significativas no processamento de AI, na largura de banda da memória e na eficiência energética em comparação com a geração anterior.
“Com o SoC Intel Xeon 6, que oferece um maior número de núcleos e aceleração integrada para AI e vRAN, as operadoras passam a contar com a base computacional necessária para redes nativas de AI e preparadas para o futuro”, declarou Cristina Rodriguez, vice-presidente e gerente geral de Network & Edge da Intel. “Essa conquista colaborativa com a Samsung, a HPE e a Wind River possibilita uma maior consolidação das cargas de trabalho de RAN e AI, reduzindo o consumo de energia e o custo total, ao mesmo tempo em que acelera a inovação”.
No campo de inovação em redes, a Samsung tem conduzido a implementação de soluções vRAN junto às principais operadoras do mundo e alcançado diversos avanços no setor, incluindo a realização da primeira chamada em uma rede comercial e aplicações em larga escala utilizando processadores Intel Xeon com Intel vRAN Boost. A empresa continua a expandir os limites da virtualização de redes, trabalhando em estreita colaboração com parceiros do ecossistema, como a Intel, para fornecer soluções que ajudem as operadoras a construir redes mais eficientes e sustentáveis.
“Essa primeira chamada bem-sucedida é um marco importante para o setor”, comentou Daryl Schoolar, analista e diretor da Recon Analytics. “Ao demonstrar múltiplas funções de rede sendo executadas em tecnologia de processamento de última geração, a Samsung mostra como serão as redes do futuro: mais nativas da nuvem, mais escaláveis e significativamente mais eficientes. Essa conquista leva o setor além dos ganhos teóricos de desempenho, avançando para uma inovação prática e implementável que operadoras em todo o mundo podem aproveitar para modernizar suas redes, acelerar a automação e oferecer melhor suporte a casos de uso orientados por AI”.
A Samsung Networks tem se destacado no fornecimento bem-sucedido de soluções 5G de ponta a ponta, incluindo chipsets, rádios e núcleos. Por meio de pesquisa e desenvolvimento contínuos, a Samsung vem impulsionando o avanço das redes 5G e abrindo caminho para o 6G. Além disso, com seu portfólio de produtos líderes de mercado — que vai desde RAN, vRAN, Open RAN, AI-RAN e core desenvolvidos especificamente para esse fim, até soluções de rede privada e ferramentas e aplicativos de automação com inteligência artificial. Atualmente, a empresa fornece soluções de rede inovadoras para operadoras de telefonia móvel, garantindo conectividade ilimitada a centenas de milhões de usuários em todo o mundo.
1 Intel, o logotipo da Intel e outras marcas da Intel são marcas comerciais da Intel Corporation ou de suas subsidiárias.
