A LG atualiza portfólio e reforça o ar-condicionado como item essencial no Brasil

A LG Electronics marca presença na AHR Expo 2026 —um dos principais eventos globais do setor de ar-condicionado, ventilação e aquecimento— em um momento de mudança no mercado brasileiro de climatização residencial: a entrada em vigor da nova metodologia de classificação de eficiência energética do Inmetro, baseada no Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal (IDRS).
 

A mudança eleva o padrão técnico de avaliação dos aparelhos de ar-condicionado e aproxima a medição de eficiência das condições reais de uso, tornando os critérios mais rigorosos e mais representativos do consumo energético ao longo do tempo. Na prática, a nova regra influencia o desenvolvimento de produtos, a rotulagem energética e a forma como o consumidor compara e escolhe equipamentos.
 

Segundo a LG, a atualização regulatória chega em um momento em que as temperaturas médias estão cada vez mais elevadas e por isso, o ar-condicionado deixa de ser percebido como item de luxo e passa a ocupar papel cada vez mais essencial na qualidade de vida, no descanso e na produtividade das famílias.
 

“A evolução das regras de eficiência energética é positiva para o mercado e para o consumidor, porque estimula tecnologias mais avançadas e métricas mais próximas do uso real. Ao mesmo tempo, vivemos um contexto climático em que o conforto térmico se torna cada vez mais necessário na rotina das pessoas. Isso aumenta a responsabilidade da indústria em entregar soluções que combinem desempenho, inteligência e consumo consciente de energia”, afirma Lucas Nogueira, Gerente de Produto de Ar-Condicionado Residencial da LG Electronics Brasil.
 

IDRS eleva régua técnica e valoriza tecnologias de maior eficiência

Com a adoção do novo parâmetro de IDRS, a eficiência energética passa a ser calculada de forma sazonal, considerando diferentes condições de operação e variações de carga térmica, e não apenas um ponto fixo de teste. Isso favorece sistemas capazes de ajustar continuamente sua capacidade de funcionamento — como os modelos com tecnologia de rotor duplo – que operam de forma modulada, evitando picos de consumo e desperdícios.
 

Nesse contexto, a exclusiva solução DUAL Inverter da LG, baseada em compressores duplos que trabalham de forma constante e equilibrada com alta eficiência e controles inteligentes ganham ainda mais relevância, pois sustentam desempenho energético consistente ao longo do ciclo de uso, nao apenas em condições ideais de laboratório.
 

A LG destaca que a evolução regulatória está alinhada às diretrizes globais de clima e eficiência, que vêm impulsionando o desenvolvimento de equipamentos mais inteligentes, conectados e adaptáveis ao comportamento real do usuário.
 

Dessa forma, a LG reafirma sua posição no setor: a Marca Nº 1 em Ar-Condicionado na América Latina por 10 anos consecutivos.[1]
 

Climatização inteligente e consumo sob controle

Além da evolução tecnológica dos sistemas de climatização, a nova fase do ar-condicionado residencial também é marcada pela incorporação de inteligência artificial e conectividade como ferramentas práticas de eficiência energética. Esse movimento já se reflete em soluções como os modelos da linha LG Dual Inverter AI, que combinam tecnologia Inverter, aprendizado de uso e gestão inteligente de consumo.
 

No novo modelo, AI Air, recursos como AI kW ManagerEconomia de Energia proativa Sensor de Janela Aberta permitem acompanhar e limitar gastos de energia, ajustar automaticamente a operação do sistema e identificar situações de desperdício, como perda de carga térmica por abertura de portas e janelas.
 

A conectividade via aplicativo LG ThinQ® amplia a visibilidade do consumo e dá ao usuário mais previsibilidade sobre o impacto do uso do ar-condicionado na conta de luz.
 

Climatização mais inteligente e adaptativa

A combinação de nova metodologia de eficiência, tecnologias DUAL Inverter e inteligência aplicada transforma o papel do ar-condicionado dentro de casa — de equipamento reativo para uma solução ativa de gestão de conforto térmico com foco em eficiência, previsibilidade e adaptação ao uso real.
 

Refletida nas tendências globais apresentadas na AHR Expo 2026, essa evolução aponta para uma climatização cada vez mais inteligente, conectada, eficiente e orientada ao consumidor, oferecendo uma climatização única e personalizada ao indivíduo, em alinhamento com o posicionamento da marca de ‘inteligência afetiva’, na qual tecnologia e regulação caminham juntas para ampliar transparência de consumo e qualidade de desempenho para o consumidor final.
 

Ao alinhar inovação tecnológica, eficiência energética e recursos inteligentes de controle, a LG reforça seu compromisso em desenvolver soluções de climatização residencial preparadas para o novo cenário climático e para as novas expectativas de consumo consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *