Hoje a Samsung anunciou uma nova câmera para celulares com sensor Isocell GN1, que possui resolução de 50 megapixels com pixels maiores (1,2 μm) e promete foco rápido no mesmo nível das câmeras DSLR. A produção em massa deste sensor começa em maio de 2020, sendo que o Samsung Isocell GN1 mede 1/1,3 polegada e ainda conta com as tecnologias Dual Pixel e Tetracell. Segundo a Samsung, este é o primeiro sensor de imagem do mercado a unificar os dois recursos em um único componente fotográfico para smartphones.
A tecnologia Dual Pixel é capaz de agilizar o foco no sensor fotográfico para celulares, com a promessa de entregar velocidades de foco automático no nível de câmeras DSLR, sendo que o GN1 oferece a melhor focagem automática da categoria, com 100 milhões de agentes de detecção automática de fase (PDAF). De acordo com o Tecnoblog, a tecnologia Dual Pixel da Samsung coloca dois fotodiodos lado a lado em um único pixel que pode receber luz de diferentes ângulos para detecção de fase. Com todos os pixels ativos do sensor trabalhando como agentes de foco automático, o GN1 pode detectar e focar em um objeto imóvel ou objeto desejado de qualquer canto em um instante, mesmo em condições de pouca luz”.
O Tetracell unifica quatro pixels em um e duplica virtualmente o tamanho dos pixels de 1,2 μm para 2,4 μm. A tecnologia, de acordo com a fabricante, permite tirar fotos de 12,5 megapixels com boa qualidade mesmo em ambientes de baixa iluminação. O Isocell GN1 filma vídeos em 8K em 30 quadros por segundo e conta também com Smart-ISO, “HDR em tempo real” e estabilização eletrônica de imagem (EIS) baseada em giroscópios.
Ainda não há previsão de lançamento de celulares Samsung Galaxy ou de outra marca com o sensor fotográfico, mas eu espero que esta boa novidade seja incluída no novo Galaxy Note que será lançado pela Samsung neste ano. Vamos esperar para ver!
Via Tecnoblog.