Anvisa libera Apple Watch para fazer eletrocardiograma

Demorou muito, mas muito mesmo, mas finalmente a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou dois apps do Apple Watch para realizar eletrocardiograma (ECG) e para detectar ritmo cardíaco irregular, sinal de um tipo de arritmia chamado fibrilação atrial, sendo que a Apple precisa de autorização em cada país para liberar esses recursos.

De acordo com o Tecnoblog a autorização da Anvisa foi publicada no Diário Oficial da União em nome da Emergo Brazil Import, empresa de importação e distribuição de produtos médicos, que está representando a Apple. O recurso de eletrocardiograma está disponível no Apple Watch Series 4 e Series 5, mas o software ainda não foi liberado no Brasil, sendo que provavelmente isso deve ser questão de tempo e talvez exija uma atualização do sistema watchOS.

Para fazer o ECG funcionar o usuário deverá abrir o app correspondente no relógio, colocar o dedo indicador na coroa digita (botão giratório) e esperar 30 segundos. O relógio vai medir os impulsos elétricos do seu coração e alertar sobre alguma possível irregularidade. Outra novidade é o Recurso de Notificação de Ritmo Irregular (RNRI), que analisa dados da frequência cardíaca para identificar sinais de fibrilação atrial, principal causa de acidente vascular cerebral (AVC). Em comunicado, a Anvisa colocou algumas ressalvas sobre o uso do ECG: os dados servem apenas para uso informativo, não para uso clínico, e não substituem os métodos tradicionais de diagnóstico. Vale notar que o Apple Watch consegue detectar apenas o ritmo normal de batimento do coração e a fibrilação atrial e não é capaz de identificar outros tipos de arritmia, nem alerta sobre ataques cardíacos.

É bem legal ver como o Apple Watch pode ser um dispositivo cada vez mais útil para ajudar no monitoramento da saúde de seus usuários.

Via Tecnoblog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *